Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Lifestyle

Todas as mulheres têm celulite?

Finalmente após dois anos de estudo intensivo, chega o dia do tão ansiado exame para Esteticista/Cosmetologista. Estou muito nervosa e ansiosa.

“Número 3… O que é a celulite?” (No exame , éramos tratadas por números)

Estava tão nervosa que comecei a relatar todas as fases da celulite!

“Número 3 eu perguntei o que é a celulite. Pode responder e parar de rodear?”

Mudei de cor, obviamente… Até que se fez luz na minha linda cabecinha.

“A celulite é uma inflamação… “

“Aleluia!!!” (Grita a formadora)

Bom, lembranças à parte o que posso dizer é que apesar deste percalço, passei no exame.

Quando se fala de celulite, não podemos falar propriamente de uma doença, mas, dependendo do seu grau, a celulite pode ser mais do que um simples problema estético, passando a ser uma condição clínica, quando apresenta níveis de dor aumentados e quando já há um comprometimento razoável da circulação nos locais afetados. Felizmente, na maior parte dos casos a celulite apresenta-se mais como uma questão estética, devido ao seu aspeto de casca-de-laranja.

As Mulheres produzem estrogénio, hormona responsável pelas formas sinuosas do corpo feminino, fazendo com que a gordura nas mulheres vá para as coxas e os glúteos. Por baixo dessa região, há músculos muito fortes e, quando contraídos, a pele é esticada e a celulite fica visível.

Como a presença de estrogénio é mínima no corpo masculino, os homens estão livres desse problema! Eles produzem testosterona, hormona que faz a gordura ir para a zona abdominal e para a sorte deles, a musculatura da barriga é mais fraca. Assim, eles podem contrair os músculos, mas a famosa celulite raramente se torna visível.

Se recuarmos ao tempo das nossas mães e avós, iremos perceber através de fotos antigas que sempre houve celulite. No entanto, nunca houve preocupação a respeito da mesma.

Então, porquê esta paranóia com a celulite em pleno século XXI?

Nos meios de comunicação social, ouvimos constantemente anúncios de cremes e tratamentos para a celulite (prometem autênticos milagres), assim como também visualizamos anúncios da mulher perfeita. Não é raro uma actriz ser “apanhada” de forma descuidada num belo dia de praia, para logo em seguida aparecer nas revistas sociais com o título “afinal também tem celulite”. Por tudo isto, a celulite passou a ser um “peso” entre as mulheres e o que há 50 anos não significava nada, agora tem um “peso” significativo na auto-estima das mesmas.

Passou a ser comum não usarmos calções, calças brancas, vestidos curtos, saias, porque aparece a “diabólica celulite”, que 100% das mulheres têm, ou que no futuro irá ter.

Quanto aos homens? Bem, na sua maioria respondem que a celulite não lhes interessa e que seria burrice da parte deles olharem para a celulite. Quando têm tanta coisa para observar numa mulher, dando como exemplo, o carácter e personalidade da mesma.

Homens à parte, faço um apelo às minhas clientes, amigas, conhecidas e mulheres em geral… Aceitem o vosso corpo como é!

Se podem melhorar para se sentirem bem na vossa pele? Claro que sim! Podemos e devemos melhorar aquilo que nos incomoda, desde que não nos “mutilemos” emocionalmente para sermos como a actriz da televisão e sim para sermos a melhor versão de nós mesmas.

Nunca nos devemos esquecer que com ou sem celulite, todas somos únicas e especiais e apenas isso já faz com que sejamos perfeitas.

Citando uma amiga: “uma mulher sem celulite é como um jardim sem flores.”

Tags
Show More

Mónica Monteiro

Olá o meu nome é Mónica e sou proprietária de um centro de estética e terapias alternativas. Uma das minhas paixões é a escrita, por isso para mim é um prazer enorme fazer parte desta equipa.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: