EducaçãoSociedade

Tédio na escola? Sabe o que podes fazer para o evitar

Muitos alunos consideram a escola um tédio e há que modificar esta situação, até porque, tendo em conta as mudanças sociais e tecnológicas, é preciso considerar também uma transformação na educação

Muitos alunos consideram a escola um tédio, mas é preciso entender as razões que levam a tal, bem como o que está mal na educação. Neste sentido, é necessário que os alunos “contem”, isto é, que tenham voz e que escolham os próprios programas de aprendizagem, em conta e medida, é claro. Esta é uma sugestão de Manuel Magalhães, de 22 anos, que considera que os alunos do ensino secundário “devem ter voz”, de modo a que o processo de aprendizagem se torne mais atrativo.

Por sua vez, Marta Martins, também de 22 anos, crê que o uso das novas tecnologias pode ser uma forma de prender a atenção dos alunos aos conteúdos. Neste sentido, um dos problemas pode ser o facto de se continuar a ensinar como se ensinava há anos. Tendo em atenção que os alunos de hoje em dia são mais heterogéneos, é necessário recorrer a outras metodologias de ensino. O tempo escolar pode tornar-se, caso se mantenha o velho método de ensino, afastado da realidade dos estudantes, dos seus interesses e das suas necessidades.

No ensino secundário deviam ser os alunos a escolher disciplinas em função dos seus “interesses e talentos”, dizem estudantes

Para evitar que os alunos se tornem uma espécie de “máquinas”, é preciso atualizar os conteúdos a serem lecionados, mais concretamente conteúdos que sejam ainda mais úteis no futuro. Desta forma, Manuel Magalhães acredita que “cada aluno deveria ter um plano curricular baseado nos seus interesses e talentos”.

Não obstante, é necessário que os alunos tenham objetivos de vida definidos, bem como curiosidade em aprender e saber mais. A aprendizagem por descoberta e cooperação deve promover a criatividade e a capacidade de iniciativa, contrastando com o ensino mecânico, em que se debita matéria repleta de factos que podem não fazer sentido para o futuro do aluno.

Não obstante todas estas considerações e modificações que se podem ter em vista, é importante que se passe aos alunos a mensagem da importância da escola para o seu futuro, bem como o relevante papel dos professores na educação.

Como superar o tédio na escola? Heis algumas recomendações:

  1. Participa nas discussões e atividades propostas na sala de aula. Podes acabar por ficar mais interessado do que julgarias possível.
  2. Ser capaz de sorrir pode proporcionar mudanças nas atitudes das pessoas à tua volta. Além disso, sorrir faz-te parecer amigável, feliz e divertido. Aliado a tal, podes fazer mais amigos.
  3. Mantém o foco. Para se ter sucesso na escola, é preciso atenção e trabalho árduo. É preciso trabalhar agora para ter sucesso mais tarde.
  4. Mantém a disciplina e tenta não faltar às aulas, a não ser por motivos de força maior. Planeia os teus compromissos e saídas para o fim de semana.
  5. Organiza o estudo. Toma anotações nas aulas e faz um plano de estudos, para te organizares melhore.
  6. Relaxa. No início do dia, cria uma lista, escrita ou mental, com as coisas que gostas de fazer para relaxar depois de fazeres os trabalhos de casa. Toma um banho, veste um pijama, come um doce e estica-te na cama a ver uma série ou filme e/ou conversa por telefone com um amigo.
  7. Reconhece os teus pontos fortes. Dedica-te às disciplinas que mais te interessam e que te fazem obter melhores notas, mas não descures as outras disciplinas. Aliás, esforça-te ainda mais, procura e pesquisa.
  8. Aumenta o conhecimento sobre aquilo que estás a estudar. Vai mais além.
  9. Pensa de forma positiva. Ter uma boa atitude ajuda-te a manter o ânimo, mesmo quando as coisas parecerem estar a desmoronar à tua volta.
  10. Não olhes para o relógio, pois dá a impressão de que o tempo passa muito devagar. Se estiveres ansioso(a), começa a escrever ou a desenhar num pedaço de papel. Em alguns casos, até pode aumentar a concentração.
  11. Tenta copiar tudo do quadro. Ficas mais atento e o tempo passa mais depressa.
  12. Tenta ler, um dia antes, o capítulo que vai ser discutido na aula do dia seguinte. Ficarás mais bem preparado, poderás participar mais e obterás melhores notas.
Tags
Show More

Maria João Mesquita

Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, sempre fui apaixonada pelo mundo jornalístico, pelo que trabalho atualmente num jornal/rádio/televisão de Famalicão. Gosto de escrever e sempre me atraiu esta área, porque me permite dar asas à minha criatividade e ir mais longe. O céu é o limite.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: