Bem-EstarLifestyle

SOS Ansiedade

Os cinco cinco sentidos, audição, visão, paladar, tacto e olfacto, são os meios através dos quais percepcionamos as características do meio ambiente em que estamos, são assim, como uma ponte entre o ambiente físico e a construção mental que fazemos desse mesmo ambiente. Ou seja, é através destas percepções sensoriais que criamos internamente uma representação da realidade física em que nos movimentamos e geramos também a memória dessas experiências.

Os seres-humanos possuem estes 5 sentidos, no entanto, na representação interna da realidade podemos ter 1 ou mais sentidos predominantes na nossa interacção com o mundo e na criação da nossa representação mental do mesmo.

Como saber quais os sentidos principais?

Faça a seguinte experiência:

Feche os olhos e pense que está numa praia. Está um dia de sol, o céu esta limpo e azul, a temperatura é a ideal. Descalça-se e sente o contacto da areia da praia nos pés, o cheiro a maresia e o som das ondas a baterem na areia da praia. O mar  está calmo e decide entrar na água e talvez dar um mergulho. Dá um mergulho no mar e sai para se secar ao sol.

O que percepciona nesta experiência? Qual ou quais as percepções sensoriais mais marcantes?

  • É a visão da praia, do mar calmo, do céu limpo e azul, do dia de sol? – Visão
  • É o contacto da areia da praia nos pés, o contacto com a água do mar ou o calor dos raios de sol na pele? – Tacto
  • É o cheiro a maresia? – Olfacto
  • É o som das ondas do mar a rebentarem na areia da praia? – Audição
  • É o sabor do sal da água do mar quando mergulha no mar? – Paladar

Anote o(s) sentido(s) percepcionados e tenha presente que estes são as suas principais representações da realidade.

Ter presente qual o seu sistema sensorial de representação da realidade pôde auxilia-lo a lidar com situações do dia-a-dia que são desafiantes e/ou stressantes para si.

Tenha presente um sistema interno a que pode pedir ajuda, quase como um pedido de SOS, para mudar, por exemplo, estados ansiosos.

Como criar um Sistema SOS Ansiedade?

Crie um sistema SOS Ansiedade, completamente personalizado, escolhendo para os seus principais sentidos de representação da realidade, identificados anteriormente, algo que seja sinónimo de uma memória agradável e tranquilizadora:

  • Visão – Escolha visualmente uma imagem que o induza a um estado de calma e tranquilidade se lhe for desafiante fechar os olhos e ver mentalmente a mesma tenha consigo fisicamente uma imagem que possa observar,
  • Olfacto – Tenha consigo uma fragância que lhe traga uma sensação de bem-estar e que possa cheirar nesses momentos,
  • Palato – Um sabor/ingrediente,
  • Audição – Criei uma playlist de sons e/ou vozes,
  • Tacto – Tenha consigo um objecto, tecido ou material cujo toque que lhe traga uma sensação de bem-estar.

Se for desafiante criar fisicamente treine, o aceder à representação mental desse(s) sentido(s) e use no momentos que o desafiam.

Tags
Show More

Teresa Vilhena

" No fundo de cada homem residem esses poderes adormecidos; poderes que o assombrariam, que ele jamais sonhou possuir; forças que revolucionariam sua vida se despertadas e postas em acção" - Esta afirmação de Orison Swett Marden traduz a intenção base do meu trabalho como Energy Coach (coach energético). É esta vontade de alquimicamente despertar forças inatas adormecidas e criar caminhos em conjunto para a sua expressão ideal, que me move de forma apaixonada enquanto profissional e ser humano. O meu percurso académico, com um Mestrado em Bioquímica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e mais tarde com uma incursão em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, esculpiu a minha capacidade de análise, avaliação e pensamento em diferentes vertentes e contextos. O percurso profissional em ambiente empresarial trouxe-me à consciência as necessidades humanas comuns a todos e despertou em mim uma vontade de trabalhar individualmente e de forma independente o potencial humano latente em cada um. Acredito em pedir ao outro apenas aquilo que eu própria sou capazes de fazer, o que me leva a trilhar nas diferentes vertentes da minha vida um caminho individual de descoberta da expressão da minha autenticidade e da aplicabilidade da mesma em termos práticos do dia-a-dia, pois sei, por experiência vivida e sentida, que "Uma viagem começa com um primeiro passo".

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: