Negócios

Ser Invisível

Sonhar não é difícil aprender, o difícil é aprender a criar recursos para as nossas vitórias. E que recursos são esses? Não há receitas de sucesso, há formas de lá chegar pela dedicação, empenho e talento. Podemos utilizar o manto da invisibilidade, que embora à primeira vista possa não parecer uma situação agradável e desejável, pode trazer benefícios.

Um artigo recente – “The Trouble with Bright Girls” – demonstra a crassa divisão de posturas perante o trabalho, dos homens e das mulheres. Os primeiros, elogiados pelos seus esforços, tendem a manter a confiança em si próprios mesmo que desafiados constantemente e atropelados por contratempos. Já as mulheres, habituadas ao elogio pelas capacidades inatas e pela sensação que têm de que essas capacidades são imutáveis, perante contratempos, sentem-se esmorecidas e mal sucedidas. É neste momento que não só cai o pano da invisibilidade como também, para aqueles a quem cai, desafia a capacidade de resistência às adversidades.

Lidar com sucesso e invisibilidade em simultâneo é uma tarefa pouco ambiciosa e árdua de lidar. À primeira vista pode parecer duro aceitar que está a passar despercebido, mas existem aprendizagens que vão ao encontro das vantagens dessa invisibilidade.

Veja-se por exemplo o benefício de aprender a usar o poder informal, sobretudo para as mulheres que trabalham em estruturas hierárquicas povoadas por homens, uma solução alternativa que é marcada pela subtileza e quase que por uma capacidade magica de vencer sem que os colegas se apercebam. A linguagem formal não é a única capaz de levar ao sucesso profissional, pelo contrário, é de muitos ingredientes que se faz uma boa refeição e é também de diferentes capacidades de atingir o sucesso.

Tanto pode ser por opção a técnica da invisibilidade, como pode ser provocada pelos outros sem que nos apercebamos, embora isso possa constituir uma derradeira forma de vencer a concorrência. Embora este manto seja uma característica que se molda ao longo do tempo, outras são também essenciais e fruto da experiência da vida.

Falar bem em público é um dos segredos do sucesso profissional, porque se traduz na ideia de uma pessoa confiante e segura de si. Escrever bem, por outro lado, reflecte que uma pessoa consegue estruturar e defender as suas opiniões. Para que possa ser identificada como uma pessoa organizada, produtiva e disciplinada tem de conseguir fazer uma boa gestão pessoal. As redes de contactos são óptimas cábulas para produtos finais interessantes, criativos e inovadores. O pensamento crítico e a capacidade de decisão são outras características que o ajudam a que se destaque na esfera profissional.

Invisível 2

Desta forma, além de todas estas características serem fortes potenciadoras do seu sucesso profissional, há sempre que escolher, entre elas, as que mais se adequam à sua personalidade e conduta de vida e trabalho. O manto da invisibilidade pode aqui entrar como uma das características, dependendo da forma como a pessoa se quer destacar profissionalmente.

Embora não exista uma receita de sucesso, cada pessoa pode cozinhar a sua com os ingredientes que achar mais indicados.

Tags
Show More

Rita Nunes Ferreira

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Europeus nasci neste mundo onde tudo/quase tudo se traduz em formas de comunicar. Tenho uma paixão nata pela escrita e um soberbo gosto pelo jornalismo em áreas diversas – lifestyle, sociedade, direitos humanos, política, assuntos europeus. Tendo sido ou não talhada para esta azáfama constante não existe o que possa demover. Todos os dias se justifica acordar e escrever mais um “bocado”.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: