LifestyleViagens

São Miguel, Um jardim no Atlântico

Lewis Carrol podia muito bem ter-se inspirado na ilha de São Miguel para escrever o livro Alice no País das Maravilhas. Quem visita este recanto do arquipélago dos Açores não pode negar a facilidade da realidade se confundir com a fantasia. A primeira vez de um visitante é uma experiência alucinante. Custa a crer que é real. Supostamente paisagens destas só existem nos sonhos e mesmo assim…

O verde é definitivamente a cor da ilha. Para onde olhemos só vemos verde e mais verde. Ainda mais carregado nos dias de nevoeiro tão típicos por estes lados. Por vezes, interrompido por algumas manchas negras. São as vacas que tanto caracterizam os Açores. Dizem que há mais destes animais em São Miguel do que pessoas. Não é difícil de acreditar. Estão no seu éden. Campos infinitos de relva. Aqui, os defensores dos animais podem ficar descansados. São felizes.SAM_4960

As flores também ficam na memória. De todos os tons cor-de-rosa. São elas que ornamentam as estradas e caminhos. Quase que por instantâneo fechamos os olhos, na ânsia de melhor respirarmos os seus aromas. Isto tudo, num quadro limpo onde raramente se vê lixo. Paraíso é uma palavra recorrente do nosso cérebro.

No meio disto tudo, as lagoas são o expoente máximo da perfeição. Sete Cidades, Furnas e Fogo são locais de romaria obrigatória, assim como os seus miradouros. Não olhe para o relógio. Sente-se e desfrute da beleza natural em redor. Deixe-se perder no tempo e guarde na memória a natureza na sua excelência.SAM_4901

Aproveite para se deliciar com o cozido, os queijos, o leite, o ananás adocicado e os chás. Ah… os chás. As plantações de chá Gorreana são de deixar os olhos a brilhar a qualquer pessoa, sobretudo, aos apreciadores. A fábrica tem as portas abertas, possibilitando uma experiência enriquecedora aos seus visitantes. Lá, poderá ver todo o percurso da planta até ser servida na chávena. No final, ainda terá a possibilidade de provar gratuitamente todos os chás produzidos. O mesmo se sucede com a plantação de ananases na cidade de Ponta Delgada.

São Miguel é também afamado pelas suas águas termais. Que tal uma tarde bem passada nos jardins do hotel “Terra Nostra”? Juro, que não se vai arrepender. O jardim além de ser surreal, com árvores e flores que parecem ter sido extraídas do filme Avatar, possui uma lagoa de água quente, amarelo-torrado. No final, só vai precisar de um banho extra.IMG_4068

É proibido partir para o continente (não diga Portugal, ou corre o risco de levar com um olhar fulminante) sem dar uma espreitadela a Rabo de Peixe. É como se fosse outro mundo dentro de outro mundo. As ruas, alinhadas umas as outras, são encantadoras, graças às cores vibrantes das casas: ora verdes, ora azuis, ora vermelhas, ora amarelas. Ornamentadas por azulejos adornados por figuras religiosas (não fosse os Açores dos locais mais católicos do país). Vá descendo pelas ruelas até ao mar e deixe-se invadir pelos cheiros marítimos. Aproveite o passeio para comer peixe fresco num dos restaurantes típicos da zona. Certamente vai chorar por mais.

Se ainda der tempo, caminhe. Caminhe muito. Por entre os bosques e os campos de São Miguel. Pelas poucas praias de areia preta. Pelas suas aldeias pitorescas e pela cidade de Ponta Delgada, onde poderá visitar o Convento da Nossa Senhora da Esperança, guardiã dum tesouro de arte sacra dos mais importantes do país.

A essência da ilha está nestes pormenores. Deixe-se envolver. Será outro depois de visitar São Miguel. O regresso é certo.

Tags
Show More

Diana Rodrigues

Minhota de gema. Distraída. Aventureira. Gulosa. Crítica. Observadora. Anti rotina. Persistente. Sonhadora. Alguém que vê na evolução um objectivo. A escrita? É mais que uma fuga. É paixão. O jornalismo regional e a imprensa online são os intermediários.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: