SociedadeSociedade

Sally Ride foi a primeira não só na ida ao Espaço!

Sally Ride foi a primeira e mais jovem mulher norte-americana a ir ao espaço. Tornou-se uma referência para o mundo inteiro e para as mulheres em particular, pois mostrou a todos que as mulheres são tão capazes como os homens. Inspirou as gerações femininas que se seguiram e é actualmente uma mulher lembrada e reconhecida na História dos Estados Unidos da América. A astronauta faleceu no passado mês de Julho,aos 61 anos, vítima de cancro no pâncreas.

Ride formou-se em Física pela Universidade de Stanford e, mais tarde, seguiu os estudos em Astrofísica, tendo concluido o douturamento. Em 1978, foi seleccionada, no meio de oito mil candidatas, para pertencer ao primeiro grupo de cinco astronautas femininas da NASA. Nos meses que se seguiram, Ride recebeu formação e, algumas semanas antes do desafio final, esclareceu as vozes críticas, numa entrevista à Newsweek:

“Eu não vim para a NASA para fazer história. É importante para mim que as pessoas não pensem que fui escolhida para o voo simplesmente, porque sou mulher e que está na hora da NASA enviar uma mulher”.

Em 1983, a astronauta tinha apenas 31 anos e entra na História como a primeira americana a subir ao espaço. Uma operação que foi desencadeada a bordo do Challenger para a missão STS-7, que resultou na primeira implantação e recuperação de um satelite. No ano seguinte, Sally vai, mais uma vez, a bordo do Challenger ao espaço, desta vez para a missão STS-41. Quando se preparava, em 1986, para mais uma viagem, o Challenger explodiu e Sally foi nomeada para investigar o desastre.

Para além de pioneira no espaço, Ride fundou a sua própria “casa”, chamada de Sally Ride Science, com o objectivo de incentivar as mulheres e, em especial, as jovens a interessarem-se pela Ciência.

Não só pelos vários prémios de honra que recebeu, Sally Ride é um ídolo para muitas mulheres e um exemplo a seguir por todas. Uma opinião também partilhada por Barack Obama que a considerou “uma heroína nacional e um grande modelo que inspirou gerações de jovens meninas a chegar às estrelas”. O presidente dos Estados Unidos da América despediu-se de Ride, concluindo que:

“A vida de Sally mostrou-nos que não há limites que não possamos alcançar e não tenho dúvidas que o seu legado se estenderá”.

Tags
Show More

Raquel Loureiro

Sou uma amante incondicional do verbo comunicar licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. O gosto pelo jornalismo começou bem cedo. Escrever sempre foi um hobbie, hoje é a minha profissão. Actualmente estou a tirar mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Gosto de viajar, conhecer novas culturas, novas perspectivas,outros mundos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: