Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

Saber ou não saber, eis a questão!

O conhecimento é uma ferramenta, e como todas as ferramentas, o seu impacto está nas mãos de quem o usa.

– Dan Brown

A definição de conhecimento está um pouco aquém daquilo que realmente significa na realidade e na prática. Teoricamente, o conhecimento é o conjunto de informações que qualquer um de nós pode obter através de aprendizagens e, na verdade, enquanto alunos, é-nos despejado uma série de teorias sobre diversas matérias. Na realidade, porém, a maior parte dessas teorias nunca chegam a ter utilidade no nosso dia-a-dia ou até na nossa profissão e chegamos à conclusão que grande parte do nosso conhecimento não é aquele que realmente nos faz falta. Assim sendo, o conhecimento deve passar não só pela teoria como também e essencialmente pela prática de tentativa e erro.

O conhecimento é um dos pilares da cultura geral e com a Internet esse conhecimento conseguiu romper barreiras e chegar até aos que menos meios têm para alargar a sua cultura geral. Contudo, se por um lado, as novas tecnologias e a internet tornaram o conhecimento mais alargado, também estas deram origem a situações em que a informação acaba por se tornar na própria desinformação. Veja-se o exemplo do caso de cursos práticos que podem ser feitos apenas online. Os cursos práticos que preparam os alunos para uma profissão de contacto directo com outras pessoas têm como base o contacto com os professores e colegas, o que acaba por ser atirado para último plano nesta categoria de “tire o seu curso prático em 2 meses sem sair de casa, totalmente online”.

Que tipo de conhecimento pode uma pessoa adquirir, quando tira um curso de massagista apenas online? Como será capaz de pôr em prática o seu conhecimento na vida real? E como reage a sociedade e o mercado de trabalho quando para tirar o mesmo curso, outros alunos tiveram de frequentar anos de estudo? O conhecimento advém não apenas daquilo que se absorve, como também das experiências e contacto que temos com as pessoas e com o meio que nos rodeia e, nesse aspecto, o volume de informação disponibilizada pelas tecnologias actuais retiram-nos muito daquilo que realmente é o conhecimento, subvalorizando-o.

De que vale o conhecimento?

O conhecimento só vale se houver uma oportunidade de o demonstrar e de o aplicar e só se desenvolve com uma postura de tentativa-erro. O conhecimento pode ser geral ou pode ser direcionado para determinada área. Se se tratar de alguém que possua um conhecimento geral, dir-se-á que tem uma boa cultura geral, no entanto, o quão útil poderá isso ser para ela ou para a sociedade? E onde poderá esse conhecimento geral ser utilizado? Por outro lado, a pessoa que tem um conhecimento profundo acerca de determinada matéria poderá ser alguém muito inteligente dentro dessa área, mas poderá não perceber nada noutras áreas.

A sociedade actual vê-se envolvida num meio em que a informação leva o conhecimento de tudo a todos, no entanto, o facto de que há oferta e procura de muita informação sem que haja uma orientação, pode levar ao efeito oposto daquele que é procurado e o conhecimento passa a ser desvalorizado.

Show More

Mafalda Parreira

Sou a Mafalda e tenho 37 anos. Trabalho como repositora logística. Tenho o 12º ano e estou a tirar o curso de auxiliar de reabilitação e fisioterapia em horário pós-laboral, para exercer futuramente, pois é um dos meus sonhos e ainda não estou velha para o deixar escapar! Tenho um filhote lindo de 8 anos que me apoia muito e é o meu orgulho. Adoro ler, escrever, cozinhar, caminhar e experimentar coisas novas! Tenho 2 gatos maravilhosos (e um pouco loucos também!!) e um aquário cheio de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: