+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

RTP – benção ou maldição?

“A RTP é a única televisão que está próxima dos Portugueses.” Esta é uma das diversas descrições que podemos encontrar na página online da RTP. Define-se como uma estação que esteve presente, desde sempre, na história do país, mas que também nos trouxe a história do mundo.

Entre altos e baixos, levou-nos à Lua e trouxe-nos a realidade dos que, sendo nossos, estão espalhados pelo mundo. Para muitos, tornou-se um problema. Para outros tantos, tornou-se lugar de dar expressão a um país de almas que só se compreendem com voz.

Hoje discute-se – às vezes de forma mais politicamente correta, outras nem tanto – qual será a melhor solução para uma estação que procura, desde sempre, espelhar o país.

Se tanto se ouviu falar nos “precários da RTP”, mais ainda podemos dizer sobre a precariedade das decisões – ou melhor, “decisões” – tomadas pelo Estado relativamente à televisão nacional. Verdade seja dita: ora falamos da “joia do coroa”, ora falamos da próxima venda do Estado.

A máquina do Estado, a “linha” que ligou uma nação entre continentes e que difundiu ideias, uniformizando opiniões, está agora no limiar de se tornar mais maldição que bênção.

O governo terá de, eventualmente, resolver o problema. Focando-se nas críticas – construtivas ou demolidoras -, terá de encontrar a resposta para a questão que se mantém e arrasta há já longos tempos.

Se as respostas não nos parecem claras, se os trabalhadores são vistos como “tachistas”, se a estação em si é vista como uma forma de conduzir ideias e adaptar realidades à vontade do Estado, não quererá isso dizer que a decisão será sempre diferente consoante quem esteja no poder? Não quererá isso dizer que a realidade será diferente consoante o “narrador da história”?

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Gostas de mim?

Next Post

«O Caminho Imperfeito»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Tuga Comedy

Portugal é um país tão bom e tão rico em acontecimentos que, às vezes, até me tira o fôlego e faz cócegas no…