Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaMúsica

Rita Redshoes: A artista feminista que concretiza os sonhos através da música

Rita Redshoes, nome artístico de Rita Pereira, é uma cantora, compositora, instrumentista, arranjadora e letrista portuguesa. A história da cantora começa a desenhar-se em 1996 quando a artista era baterista no grupo de músicos que fazia parte do grupo teatro “Ita Vero”, da Escola Secundária de José Afonso. A partir de 2003, foi convidada para teclista de serviço da banda de suporte de David Fonseca, com quem interpretou o tema Hold Still, do álbum Our Hearts Will Beat As One.

Em 2007, o imaginário do filme “O Feiticeiro de Oz” e do clássico Let’s Dance, de David Bowie, inspiraram-na a adotar o seu nome artístico. Na mesma altura, começa a preparar o seu primeiro álbum, tendo por avanço o single Dream On Girl, incluído na coletânea “Novos Talentos – FNAC 2007”.

De regresso ao presente, Mulher é o novo single de Her, o mais recente disco de Rita Redshoes, editado em novembro do ano transato. Este disco surge 10 anos depois de ter começado a sua carreira a solo, como Rita Redshoes, e quase 20 depois dos Atomic Bees. Desde 2012 que a urgência de abordar determinados temas se vinha a delinear como matéria-prima para a criatividade, mas só em 2016 a experiência e a maturidade trouxeram a capacidade de trabalhar de forma “consciente” e “construtiva” as questões do machismo e da condição da mulher nas mais diversas vertentes. Mesmo nas artes, tendencialmente vanguardistas, há comportamentos enraizados que fazem o sexismo manifestar-se nas pequenas coisas do dia a dia. Desses problemas aparentemente menores, para reflexões maiores sobre as violações mais básicas dos direitos das mulheres, faz-se Her, que tem tanto de manifesto feminista, como de pessoal.

Com música e letra de Rita Redshoes, Mulher é um dos três temas em português do disco. Sobre a nova sonoridade, a artista refere que “a canção nasceu de uma inquietação que foi crescendo à medida que também [ela se foi tornando] mulher”. “Senti-me, e sinto-me inúmeras vezes, a medir espaços. Senti e sinto muitas vezes que os meus movimentos e voz são ignorados ou arrumados em caixas de preconceitos, por homens, mulheres e por mim mesma. Somos necessariamente diferentes e é isso que torna a vida rica, misteriosa e divertida. É uma canção em desabafo, envolta num misto de orgulho e força”, acrescentou a cantora.

Ainda sobre o novo álbum, Rita Redshoes diz que este disco é um bocadinho um balanço como mulher na música e na carreira”, implicando outras questões, “como a idade, o ser mãe e ter esta carreira, como é que isso se compatibiliza, o que é que [prefere], o que [a fará] mais feliz enquanto mulher”.

Gravado em Berlim, nos estúdios Riverside, o novo álbum de Rita Redshoes teve a participação de alguns músicos de eleição, nomeadamente Knox Chandler e Depeche Mode. Ao 4º disco, Rita Redshoes escreve e interpreta, pela primeira vez a solo, três temas em português. Her é o disco que Rita Redshoes queria fazer agora e que não podia ter sido feito antes.

Capa do novo álbum de Rita Redshoes – Her

Sonhadora desde criança, acredita ser necessário ir em busca dos lados mais misteriosos da vida, bem como da realização dos sonhos. Assim, fazer música continua a ser a sua forma de criar, de se libertar e de realizar os sonhos, de um modo quase terapêutico.

Tags
Show More

Maria João Mesquita

Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, sempre fui apaixonada pelo mundo jornalístico, pelo que trabalho atualmente num jornal/rádio/televisão de Famalicão. Gosto de escrever e sempre me atraiu esta área, porque me permite dar asas à minha criatividade e ir mais longe. O céu é o limite.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: