Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

Redes Sociais

Ao longo dos últimos anos, o uso de redes sociais parece vir a fazer parte do nosso quotidiano como algo indispensável. Procura-se uma ligação constante a este mundo virtual que se encontra dentro dos nossos aparelhos eletrónicos, através dos quais temos acesso a tantas informações, facilmente comunicando com pessoas em todo o mundo, encurtando distâncias físicas e aproximando gostos, interesses e tendências.

Este mundo ao qual acedemos tão facilmente acaba por ser um lugar de influências e comparações, criando expectativas quase irrealistas para alguns. Ainda que inconscientemente, muitos são os que sentem que a sua vida é desinteressante e até miserável, comparada com as imagens com que diariamente são confrontados.

Considerando o constante contacto com este mundo, muitas vezes irreal ou manipulado, algumas pessoas veem a sua confiança perder forças e a sua autoestima ficar cada vez mais em baixo. Lidar diariamente com estas imagens de alguém que parece estar a “aproveitar a vida” e a viver momentos únicos, pode prejudicar a saúde mental dos que tendem a comparar a sua vida real com as imagens selecionadas e partilhadas nas redes sociais.

A verdade é que, neste mundo online, são bastantes as pessoas que querem transmitir e cultivar uma imagem de perfeição, esperando em troca “gostos”, partilhas ou seguidores. Procuram uma espécie de valorização ou aprovação, até ao ponto de criarem uma personalidade que em nada corresponde à realidade. Preocupam-se mais em mostrar que vivem felizes do que em viver verdadeiramente. Acaba por se tornar mais importante a forma como os outros os veem do que a maneira como eles próprios se sentem.

Apesar de tudo, nem todos sofrem com este desejo de agradar aos outros, nem perdem tempo a comparar o incomparável. Percebem, ainda, que uma vida interessante e bem aproveitada não é necessariamente uma vida documentada e partilhada nas redes sociais. De facto, o objetivo deste mundo online, assim como o seu uso, deve ser de partilha de opiniões, causas e interesses, histórias de sucesso, inspiração e motivação.

Desta forma, as redes sociais são o que fazemos delas. E podemos usá-las de uma maneira interessante. Contudo, a verdade é que há momentos que por mais documentados que sejam, nunca terão o mesmo significado do que se forem realmente vividos. Às vezes, é preciso esquecer os “gostos”, os registos e as partilhas, por muito que adoremos documentar os momentos, e voltar a um mundo offline. Um mundo onde aquilo que sentimos vale mais do que qualquer imagem que passamos, e onde aproveitar o momento vale mais do que qualquer registo.

Tags
Show More

Beatriz Guerra

Apaixonada por escrever, ler e viajar. Adoro ouvir histórias de vida e histórias de sucesso. Interesso-me, igualmente, por temas como: bem-estar e estilos de vida, desenvolvimento pessoal, viagens, cultura, idiomas e sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: