Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Negócios

Queres ser bem sucedido?

Todos temos objetivos de vida e queremos cumpri-los, muitas vezes, a todo o custo. Os nossos objetivos e ambições funcionam como uma espécie de guia que nos vai ensinando a caminhar melhor pela vida, sempre com vista a chegar a um determinado local, à meta.

Quer sejam os nossos objetivos casar, ter filhos, ter uma carreira de sucesso, viajar pelo mundo ou, até – e o mais simples de todos – ser feliz, temos de trabalhar para conseguirmos alcança-los.

Para cada objetivo específico existem coisas que podemos e/ou devemos fazer para o alcançar. Contudo, há um método universal para conquistar qualquer sonho ou meta: a determinação. Quando estamos determinados a trabalhar na conquista de mais uma vitória, dedicamo-nos a essa conquista e esforçamo-nos de modo a conseguirmos aquilo que queremos.

Nada se alcança sem trabalho, mas, para sermos bem-sucedidos, esse trabalho tem de ser organizado. Não há método mais eficaz do que estabelecer pequenas metas para cada dia. Tomando como exemplo o estudo e supondo que temos por objetivo concluir com sucesso as disciplinas nas quais estamos inscritos, o melhor método – a meu ver – para alcançar esse objetivo é dividirmos o estudo por todos os dias e escrevermos numa agenda o que temos de fazer em cada dia – por exemplo, na segunda-feira temos de ler dez páginas do livro x e na terça-feira cinco páginas do livro y.

Desta forma, tornamos as tarefas menos pesadas e menos penosas, conseguindo, simultaneamente, concluir aos poucos e com sucesso aquilo a que nos propusemos.

Acredito fortemente que o sucesso vem diretamente do trabalho e da forma como desempenhamos esse trabalho, isto é, dos métodos que usamos. A força de vontade não é suficiente, se tivermos um mau método de trabalho. É preciso sermos firmes naquilo que queremos e ultrapassarmos os nossos limites, mesmo quando a preguiça nos quer impedir de cumprir o plano que temos para o dia de hoje e mesmo que o cansaço às vezes nos peça para deixarmos para amanhã.

Não deixar para amanhã aquilo que podemos fazer hoje é um velho cliché que se aplica muito bem a esta situação – e com toda a veracidade. Deixar para amanhã o cumprimento das tarefas necessárias para o alcance de um objetivo a longo prazo é, sem qualquer dúvida, adiar esse objetivo, adiar um sonho.

Já dizia Albert Einstein, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Por isso, é necessário lutar, trabalhar, colocar esforço naquilo que fazemos, para que um dia possamos dizer que conquistámos os nossos objetivos com o suor do nosso trabalho, com os métodos que fomos adotando e, também, adaptando ao longo do caminho. Caminho esse que é penoso, mas que no fim é uma lufada de ar fresco por nos trazer a maior recompensa de todas: a conquista de um objetivo.

Tags
Show More

Joana Veríssimo

Licenciada em Jornalismo e Comunicação e com uma paixão enorme pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: