Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Desporto

Quem será o novo MVP da NBA?

Na liga de basquetebol mais espectacular do mundo, é normal as circunstâncias mudarem com relativa facilidade. Os 82 jogos durante a fase regular da época fazem com que existam vários momentos – positivos e negativos – com que as equipas e, também os jogadores, tenham de lidar. No fim, a regularidade e consistência são as melhores amigas para atingir os Playoffs na melhor posição possível. Serve este pequeno preâmbulo para deixar claro que também a luta para MVP da temporada pode mudar facilmente, desde a data deste artigo, até ao instante da entrega da distinção individual.

Porém, uma coisa é certa: Kevin Durant, MVP do ano transacto, não vai repetir a proeza. Na minha opinião, existem quatro grandes candidatos, com algum desnivelamento entre eles. Vou falar de cada um desses atletas, por uma ordem crescente em relação ao critério de quem merece mais ter essa menção no currículo, no fim do ano competitivo.

4 – Lebron James

lbj

Para muitos, Lebron James é o melhor jogador da liga actualmente. Apesar do estatuto ser, mais ou menos, consensual, a estrela dos Cleveland Cavaliers é “apenas” o quarto jogador que merece mais o título de MVP até ao momento. As médias de jogo são excelentes, com 26 pontos por jogo, 5.8 ressaltos e 7.3 assistências. De referir que James ultrapassou, este ano, Scottie Pippen (lenda dos Chicago Bulls) como o jogador da posição “Foward” com mais assistências na carreira em toda a história da liga. Apesar da época extraordinária que está a realizar, James teve como grande inimigo nesta corrida, o início da época da sua equipa. Os Cleveland, com uma equipa totalmente renovada e a precisar de um natural entrosamento, não começaram bem e, consequentemente, James já partiu com um atraso de alguns quilómetros nesta corrida metafórica. No entanto, a formação de Ohio está melhor, muito melhor, e já ocupa a 4ª posição da frágil conferência Este. James ainda tem cerca de um mês e meio para chegar mais perto dos seus concorrentes directos, mas não me parece possível/justo que consiga ultrapassar os três para a distinção.

3 – Russell Westbrook

russ

Que época para Russell Westbrook! O habitual sidekick de Kevin Durant nos Oklahoma City Thunder está a realizar a melhor temporada da sua carreira. Muito por culpa das constantes lesões daquele que é, unanimemente, o melhor jogador da equipa. O único (grande) factor que me impede de colocar o base mais explosivo da NBA na primeira posição deste top é o registo classificativo da sua equipa. Para quem não acompanha a competição, é necessário referir que um MVP só o é se fizer da equipa que representa uma das melhores da liga. Os Thunder estão, no momento em que este artigo foi fechado, na oitava posição da conferência Oeste, com um registo de 32 vitórias e 27 derrotas, o que se torna fatal para as aspirações mais que legítimas de Westbrook. É uma pena para o atleta, mas, mesmo com o prémio individual a fugir, o mais importante continua exequível: vejam Russell Westbrook jogar, porque se não gostarem do que veem, não gostam de basquetebol.

2 – James Harden

harden

Harden é o líder incontestável dos Houston Rockets. Uma equipa que ocupa a terceira posição da conferência mais forte da NBA, a Oeste, com um registo de 40 vitórias e, apenas, 18 derrotas. A qualidade de James Harden já era reconhecida desde os seus temos ao lado de Durant e Westbrook, nos Oklahoma City Thunder. Porém, depois de sair da sua zona de conforto, o atleta começou a liderar e bem os Rockets, atingindo resultados que a equipa não conseguia desde os tempos de Yao Ming. Com o título de melhor marcado praticamente na bagagem, Harden é, também, um dos principais candidatos a arrecadar a distinção de MVP. Este último mês e meio de fase regular vai ser decisiva nesse capítulo da competição. Mais do que os 27 pontos por jogo, reside na marca das 7 assistências por jogo o grande motivo de Harden ser um verdadeiro MVP em todo o seu significado mais literal: faz os seus companheiros melhores jogadores do que realmente são.

1 – Stephen Curry

curry

Eu sei que as estatísticas podem enganar. Como tal, vou começar pelo principal motivo de Curry ser, se a fase regular terminasse hoje, a minha escolha: Curry é o melhor jogador e é o atleta que melhor temporada está a realizar na equipa com o melhor registo da liga, 45 vitórias e 11 derrotas. Tal combinação é, desde logo, um argumento muito forte para um prémio que tem como critério o rendimento da equipa onde o jogador actua. A máquina de marcar lançamentos triplos está a viver o seu melhor momento na carreira e o título de MVP está à espreita.

Em súmula, temos quatro candidatos fortes, com uma clara vantagem para Stephen Curry e James Harden. Não acredito que o prémio fuga de um dos dois, já que, por motivos diferentes, Westbrook e James correm por fora. Este panorama, além de sublinhar que a NBA está a passar por uma fase de transição nas estrelas que elevam a liga internacionalmente, deixa claro que os atletas mais novos, nascidos em 88/89 estão prontos a dominar a liga, deixando os veteranos um pouco para trás, tal como a lógica o exige.

Tags
Show More

Filipe Pardal

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. É assim que o meu currículo académico se define. Quanto às origens: 90% alentejano e 10% algarvio, ambas com um orgulho desmedido ainda que por motivos diferentes. As minhas temáticas preferidas vão desde a política ao desporto, com passagem pela música e literatura. A mistura parece abrangente mas a paixão é bem concreta: escrever e investigar.

Related Articles

2 Comments

  1. Sempre fui apologista que o verdadeiro MVP é aquele que joga o que o Curry joga na melhor equipa, ou seja, sucesso da equipa = aumento de hipótese de ser MVP, como tal concordo com este artigo. No entanto, à luz das mais recentes exibições, tenho de considerar o Westbrook o 2º melhor candidato, veremos como será até final da regular.

    Bom artigo Pardal 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: