Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

Que nunca falte a esperança…

e o otimismo prevaleça!

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade. O otimista vê oportunidade em cada dificuldade (Winston Churchill)

Costuma dizer-se que a vida é para quem a sabe viver, eu diria que a vida é para os corajosos que arriscam aprender e são humildes o suficiente para entender as suas limitações.

No entanto, todos sabemos que ser otimista é com toda a certeza a melhor vitamina que podemos tomar de modo a manter a nossa vida saudável. Não apenas fisicamente, mas sobretudo a vida emocional que será substancialmente melhorada, se conseguirmos todos os dias pela manhã deixar-nos envolver por uma boa dose de otimismo, o nosso dia será com certeza muito mais agradável, sem esquecer que esta toma de otimismo não tem qualquer contra indicação para a saúde, antes pelo contrário.

Encontra-se dentro de nós o botão que nos transforma em seres otimistas e que veem o lado bonito e simples da vida, registe-se que quem o faz não tem que ser ingénuo ou idiota.  Ser otimista é admitir que os outros também podem ser como nós, seres que continuam a acreditar em dias melhores.

Por vezes, relativizar pode também ser uma excelente opção, tendemos a inflamar os nossos problemas, o que não é facilitador na tomada das melhores decisões em época de dificuldade, afinal com a crise que vivemos atualmente, por vezes é muito difícil ser otimista, falta por vezes a força e a coragem, que se dissipa nas pancadas e empurrões que a vida se vai encarregando de nos dar ao longo do seu percurso.

É um facto que nem sempre se consegue ter um sorriso no rosto e manter o otimismo, imensas resistências nos puxam para baixo e nos “chamam” de volta à realidade, e ao pior que o mundo tem, no entanto, importa ter presente que apesar de eventualmente “parecer mal”, deveremos procurar ser o eterno otimista, que acredita que tudo terá uma solução.

Todos sabemos que a crise que se vive atualmente não é apenas política ou económica. Esta crise que se vive é, sobretudo, uma crise de valores, que se foram perdendo ao longo das últimas décadas e de forma acentuada ao longo dos últimos anos, no estilo de vida das sociedades.

Atualmente, vivemos sérios problemas que de uma forma geral se estendem a toda a comunidade deste planeta que partilhamos e apesar de certos dramas não nos atingirem diretamente, acabam sempre por nos influenciar no nosso quotidiano, e até nos nossos relacionamentos afetivos, laborais e sociais

A questão que obrigatoriamente colocamos é: como ser otimista e realista em simultâneo nestes tempos de crise?

Dizem que ninguém nasce pronto para a vida, mas o que é um facto é que o mundo é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.

E que nunca nos falte a esperança de que melhores dia virão, porque nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior!

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: