Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Negócios

Quando perder é ganhar

Em Portugal, temos uma cultura que não lida bem com as situações em que se perde, principalmente no mundo dos negócios. É um momento sentido com pesar e o perdedor é visto como um falhado. Porém, existem pessoas que olham para as perdas como uma vitória. De que forma é que perder é uma vitória? O que pode trazer ao nosso enriquecimento pessoal e profissional?

Procurar os erros nas derrotas, como forma de recuperação, é um dos segredos. Vencer o medo de perder, também ajuda a vencer mais vezes. Encarar as derrotas de cabeça erguida e encará-las como vitórias é, talvez, o principal segredo. A importância e significado que uma derrota tem pode ir além do resultado em si, dependendo da forma como cada um de nós encara essa perda.

Podemos generalizar as derrotas e encará-las como algo mais que apenas uma perda, sobretudo, quando adicionamos uma carga emocional negativa e derrotista. Este cenário está associado às interpretações que fazemos e o resultado que daí advém. É uma perspectiva que acolhe pensamentos como “eu não consigo”, “eu não sou capaz”. Tendemos a fazer julgamentos de nós próprios que, muitas vezes, não correspondem à realidade e apenas ofuscam a realidade, priorizando o julgamento.

RF_quandoperdereganhar_1Por outro lado, podemos encarar a derrota como um facto, susceptível de aprendizagem. Na realidade, uma derrota é apenas isso, um momento que permite uma grande aprendizagem e que diz pouco do que somos, merecemos ou valemos. São factos, momentos, situações que nos permitem aprender que, numa próxima vez, devemos fazer melhor. Devemos perceber onde errámos e o que podemos fazer para evitar um novo erro. Enquanto para uns o erro significa refúgio, isolamento e pessimismo, para outros significa a oportunidade de melhorar e de atingir objetivos.

É um processo de exercício mental que nos obriga a reconhecer os pontos fracos e fortes da nossa prestação, atitude, comportamento. É encarar a derrota com uma aprendizagem e não como uma derrota, potenciando o próximo desafio.

Tags
Show More

Rita Nunes Ferreira

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Europeus nasci neste mundo onde tudo/quase tudo se traduz em formas de comunicar. Tenho uma paixão nata pela escrita e um soberbo gosto pelo jornalismo em áreas diversas - lifestyle, sociedade, direitos humanos, política, assuntos europeus. Tendo sido ou não talhada para esta azáfama constante não existe o que possa demover. Todos os dias se justifica acordar e escrever mais um "bocado".

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: