Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Bem-EstarLifestyle

Quando É Tempo de Começar Algo Novo

Houve tantos momentos na nossa vida em que soubemos que um novo capítulo se aproximava. Soubemos que daí podiam resultar coisas boas, dias ainda melhores e um sentimento de realização que ultrapassaria tudo o que já sentimos.

Mas não só de coisas boas era feito este novo começo. A acompanhar este sentimento de renovação, esta oportunidade de ser a pessoa que sempre quisemos vinha também o medo. O medo dos possíveis cenários, possíveis problemas, possíveis desafios para os quais julgávamos não estar preparados, possíveis barreiras e possíveis limitações.

Contudo, de uma forma ou de outra conseguimos ultrapassar o que nos impedia de seguir em frente. Conseguimos chegar até onde estamos hoje e sabemos que o saldo é positivo porque, apesar das dificuldades que inevitavelmente acabaram por aparecer, algo novo surgiu em nós, novos mecanismos foram desenvolvidos e novas aprendizagens feitas para que conseguissemos ter sucesso.

Conseguimos superar-nos e perceber que, por muito que julgássemos não estar preparados para fazer uma mudança tão grande, sabemos que a experiência, boa ou menos boa, foi algo que nos moldou e da qual ficaram memórias que levaremos para a vida.

Ao fim e ao cabo, a nossa existência é feita de experiências, boas ou más, fáceis ou mais complicadas, felizes ou com uma grande lição, por iniciativa própria ou por mero acaso. A forma como saltamos de umas para as outras é o momento em que nos apercebemos que não estamos tão preparados quanto gostaríamos, mas é também muitas vezes o momento do “agora ou nunca”.

Nada dura para sempre. Às vezes somos forçados a novas experiências, às vezes resistimos à mudança, outras vezes nós próprios sentimos que precisamos de algo novo. E isso acompanhar-nos-á para o resto da vida. Por muito que pareça difícil, a mudança é sempre positiva pela forma como nos tornamos alguém diferente e descobrimos mais um pouco de nós no contacto com essas diferenças.

O início pode exigir coragem, o percurso pode ser confuso, mas no final percebemos que valeu a pena. Porque ao olharmos para trás, no momento final de um período em que sorrimos, choramos, fomos felizes e também tivemos medo, percebemos que nem sempre estamos preparados para a mudança, nem sempre temos tudo aquilo de que precisamos, a coragem falha, o medo controla-nos. Até ao ponto em que decidimos arriscar. Arriscar e agir, mesmo com medo, mesmo com inseguranças, mesmo com pouca experiência. Para percebermos, no fim dessa experiência, a forma como crescemos, superamos medos, guardamos memórias excelentes e ficamos com a saudade do momento que passou, mas, acima de tudo, gratos por termos arriscado.

Assim, sabemos que, na verdade, podemos fazer qualquer coisa. Sabemos que, só porque temos medo, não significa que esses medos sejam reais. Percebemos que momentos complicados vão existir, mas sabemos também que nós podemos superá-los como já fizemos tantas vezes.

Porque as memórias e a pessoa que nos tornamos, as experiências que tivemos, as pessoas que conhecemos, a forma como as nossas prioridades mudaram. Tudo isso vai ficar connosco. A história vai repetir-se e novas experiências vão aparecer. A saudade de momentos anteriores vai estar lá sempre, mas é assim mesmo que tudo acontece.

Pode ser difícil começar, mas poucas vão ser as vezes em que nos arrependemos de mudar a nossa rota. Um novo começo é sempre uma nova oportunidade para mudarmos a nossa visão, para vivermos de forma diferente, para conhecermos novas pessoas, outras formas de ver a vida, para crescermos e para voltarmos a ter saudades das pequenas memórias, dos momentos e das incríveis experiências que mais tarde serão a história que queremos contar da nossa vida.

Abraça a mudança. Alguns dos capítulos mais bonitos da nossa vida não vão ter um título até bem mais tarde.

– Bob Goff

Tags
Show More

Beatriz Guerra

Apaixonada por escrever, ler e viajar. Adoro ouvir histórias de vida e histórias de sucesso. Interesso-me, igualmente, por temas como: bem-estar e estilos de vida, desenvolvimento pessoal, viagens, cultura, idiomas e sociedade.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: