Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Desporto

Portugal é Campeão Europeu de Sub-17

Portugal sagrou-se campeão da Europa, em futebol sub-17 depois de uma vitória sobre a Espanha, na final que se realizou em Baku. Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, apressou-se a dar os parabéns aos maisAR_portugalecampeaoeuropeudesub17_1 novos campeões da Europa. 13 anos depois do último título na categoria (aconteceu em 2003, onde pontuavam os nomes de João Moutinho e Vieirinha, que agora fazem parte dos convocados de Fernando Santos para o Europeu 2016, em França), Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-17 com um triunfo diante da Espanha, na marcação de grandes penalidades.

Num jogo muito dividido e com poucas oportunidades de golos, a seleção nacional até foi a primeira a marcar pelo defesa direito Diogo Jalot. O jovem lateral do FC Porto aproveitou uma jogada rápida para aparecer sozinho na direita e, num remate cruzado, fazer o primeiro golo do jogo aos 27 minutos. A resposta espanhola surgiu seis minutos depois. Na marcação de uma bola parada, a estrela da companhia da seleção espanhola, Brahim Díaz, aproveitou uma saída em falso do guarda-redes português, Diogo Costa, para fazer o empate de cabeça, naquele que foi o único golo sofrido por Portugal durante os seis jogos da competição.

Na lotaria das grandes penalidades, José Gomes, João Filipe, Diogo Leite, Diogo Dalot foram alguns dos futebolistas que concretizaram os cinco castigos, com o espanhol Morlanes a falhar o penálti decisivo. Portugal conquistou, assim, o sexto título europeu da categoria, depois dos primeiros triunfos em 1989, 1995 e 1996. No tempo regulamentar do encontro disputado no Azerbaijão as duas equipas empataram a uma bola. A equipa lusa, comandada por Hélio Sousa, entrou na partida de forma muito ofensiva e aproximou-se do golo aos 22 minutos, mas Domingos Quina acertou no travessão da baliza defendida por Peña.

AR_portugalecampeaoeuropeudesub17_2Pouco depois, porém, Diogo Dalot abriu o marcador para a equipa das ‘quinas’ com um remate cruzado pleno de força, libertando os primeiros festejos lusos. A equipa espanhola respondeu após o golo e chegou ao empate por Brahim, que cabeceou por cima de Diogo Costa, para o 1-1. Foi o primeiro e único golo sofrido por Portugal na competição. O empate perdurou ao longo do segundo tempo e a decisão passou para as grandes penalidades. No desempate, Portugal levou a melhor, com Morlanes a ser o autor do falhanço que deu o título à formação das ‘quinas’.

Treze anos antes, Portugal conseguiu sagrar-se campeão também contra a Espanha. Os novos campeões da Europa estiveram em risco de não se apurarem para este campeonato onde a caminhada portuguesa roçou “quase” a perfeição. 15 golos marcados e um sofrido. Alguns dos resultados da formação portuguesa foram: uma vitória sobre a Escócia (2-0) e o empate com a Bélgica (0-0), na fase de grupos e depois de uma vitória por cinco golos sem resposta contra a formação da casa.

Na fase a eliminar, os jovens craques ‘atropelaram’ a Áustria (5-0) e bateram a Holanda (2-0). José Gomes foi o melhor marcador da competição, com sete golos.

Tags
Show More

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: