LifestyleViagens

Pequenos países e grandes encantos

Com as férias à porta, a lista de países a visitar começa a ser redigida. Entre os mais de 200 países do mundo a escolha é difícil e, olhando para o mapa, os pequenos países acabam por ficar escondidos entre os de maior dimensão, podendo ser esquecidos pelos mais distraídos.

Contudo, como diz o ditado, “grandes coisas vêm em pacotes pequenos”. Pouco terreno não é sinónimo de falta de atracões turísticas. Muita história, vegetação exuberante e vistas impressionantes encontram-se numa viagem pelos dez países mais pequenos da Europa.

Comecemos por Montenegro. Este pequeno país – com cerca de 14 mil quilómetros quadrados – tem lugar no top10 dos países com menor extensão territorial deste continente, ocupando a última posição. Na costa, destacam as pitorescas aldeias pesqueiras e praias desertas. No interior, os bosques, os lagos, os rios e as montanhas – que se cobrem de neve no Inverno – fazem as delícias dos turistas.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_montenegro

Um pouco mais pequeno é o Kosovo. O país “nascido” em 2008 tem menos de 11 mil quilómetros quadrados e quase dois milhões de habitantes. Na capital, Pristina, podem explorar-se as mesquitas históricas, os mercados e os cafés. E, para quem gosta de esquiar, na montanha, estão algumas das melhores pistas da península dos Balcãs.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_kosovo

Já nos cerca de nove mil quilómetros quadrados de território do Chipre encontram-se imensos lugares para mergulhar. Além disso, a festa até altas horas da madrugada e a diversão são as atracções desta pequena ilha do mediterrâneo.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_chipre

Num país com menos de três mil quilómetros quadrados, pode encontrar-se o famoso Castelo de Vianden, bem como Casamatas de Bock. Apesar da sua reduzida dimensão – menos de três quilómetros quadrados –, o Luxemburgo é um bonito lugar para visitar.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_luxemburgo

Para quem gosta da montanha, Andorra é uma excelente escolha. São menos de 500 quilómetros quadrados nos Pirenéus ideais para caminhadas por entre a natureza e para os desportos de Inverno.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_andorra

Um destino turístico também popular em qualquer altura do ano é Malta. São cerca de 300 quilómetros quadrados recheados de história, onde os festivais, as praias paradisíacas e os mergulhos nos recifes são as grandes atracções.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_malta

Os amantes do desporto de Inverno podem ainda visitar Liechtenstein, que não perde encanto, durante o Verão, já que se pode caminhar entre as aldeias rodeadas de bosques verdes. O país com 160 quilómetros quadrados é o último vestígio do Sacro Império Romano-Germânico e é o único país do mundo que tem o nome da família que o governa.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_liechtenstein

Contudo, apesar do seu encanto, Liechtenstein é um dos países menos visitados do mundo e não é o único. A beleza medieval e compras livres de impostos são dois bons motivos para visitar os 61 quilómetros quadrados de San Marino, mas não são muitos os turistas que têm aproveitado as suas férias neste país.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_sanmarino

Para visitar o segundo país mais pequeno do mundo – com menos de dois quilómetros quadrados –, as razões são diferentes: o clima agradável, os restaurantes, os clubes nocturnos e o grande prémio de Fórmula 1. A estas somam-se os casinos de luxo do Mónaco.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_monaco

E se dois quilómetros é pouco, quem embarca numa viagem até ao Vaticano tem ainda menos território para palmilhar. Porém, em menos de meio quilómetro quadrado encontra-se um rico legado cultural e histórico. A Basílica de São Pedro, a Capela Sistina, os museus, a biblioteca do Vaticano e a famosa Pietà de Miguel Ángel são algumas das atracções.

MM_pequenospaisesegrandesencantos_vaticano

Chegados ao Estado mais pequeno do mundo termina a viagem. E depois de uma volta pelos dez países mais pequenos da Europa, chegamos ao ponto de partida: qual é o seu destino? Vai uma viagem pelos dez países mais pequenos da Europa? Podem ser pequenos, mas têm encanto e muito para oferecer aos turistas. Montenegro, Kosovo, Chipre, Luxemburgo, Andorra, Malta, Liechtenstein, San Marino, Mónaco e o Vaticano são países que não se medem aos palmos.

Tags
Show More

Marisa Mourão

Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. É apaixonada por uma boa história. Ainda é das que acredita que os media podem ajudar na construção de uma cidadania ativa.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: