Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ArtesCultura

Pena.

O Nebrasca aboliu a Pena de Morte esta semana, como referido no site da Amnistia Internacional, e é partir de agora o 19º estado norte-americano a conseguir este feito da evolução da história humana. Relembremos que em Portugal esta conquista foi feita com uma reforma pioneira: a Carta de Lei pela qual D. Luís sanciona o Decreto das Cortes Gerais de 26 de Junho de 1867 e que aprovou a reforma penal e das prisões, com abolição da Pena de Morte.

Pela ordem da Rainha D. Maria I, foi o primeiro país na Europa a legislar e a aplicar este princípio, embora a última condenação deste tipo tivesse ocorrido muitas décadas antes. Esta carta encontra-se na Torre do Tombo, em Lisboa, e pode ser visionada aqui.

Há muitas coisas e dirigentes políticos que nos envergonham, mas este foi, sem dúvida, um dos muitos contributos de que os portugueses se devem orgulhar.

29_05

 

Tags

Ricardo Jorge

Lisboa, 1978. Licenciado e mestre em Arquitectura pela Universidade de Lisboa, estudou também Design e Ensino das Artes. Paralelamente a estas áreas desenvolve trabalho em Ilustração e Desenho com exposições regulares em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: