+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Partilhamos!…

Ora, pois bem… Significado de partilhar no dicionário:

verbo transitivo

  1. Fazer partilha de; dividir, repartir, distribuir.

verbo intransitivo

  1. Participar.

De acordo. Acrescento – dar e receber.

Existem aquelas partilhas mais corriqueiras. Aquelas divisões em muitas partes que fazemos no nosso dia a dia.  Diria que começamos o nosso dia a partilhar. A partilhar os nossos bons dias. A nossa disposição. A nossa vontade e predisposição. O nosso humor. No fundo, começamos o dia a partilhar a nossa energia.

E recebemos.

Recebemos – algumas vezes não, mas isso daria outra partilha de texto – os bons dias do outro. A disposição do outro. A vontade e predisposição do outro. O humor do outro. A energia do outro.

E só por aqui já ficaria bem acrescentado o meu dar e receber. Só por aqui ficamos já com uma boa noção da partilha, mas a partilha não é só isto. É muito mais.

Muitas vezes, mais profunda do que aquilo que podemos imaginar.

A partilha, recorda-me algumas histórias que fui ouvindo – de outros tempos – em que se partilhava a sardinha e que tinha que dar para todos! O pão – algumas vezes com bolor – mas que tinha que dar para todos! A sopa – feita com o que era possível – que tinha que dar para todos! E dava. E eles partilhavam. E juntavam se para comer o que tinha que dar para todos, e nos dias de hoje juntam-se para partilhar – também a comida que é mais farta nestes tempos – mas as emoções, as histórias, e as recordações de outros tempos.

Partilhar é enriquecer. É tornarmo-nos mais nobres e humildes. É cultura e estrutura emocional.

Quando nos expomos ao outro e quando permitimos que o outro se exponha, para dizermos, ou para que o outro nos diga, o que lhe vai na alma, é partilha. É sabermos que as nossas fragilidades podem ser as do outro também. É dar e receber. É nos colocarmos no lugar do outro.

É dividir o pão, a sardinha, a sopa em muitas partes. É dividir os nossos estados de alma em muitas partes. E partilhar. Com o outro. E permitir que o outro o faça também.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Conheces quem te rodeia?

Next Post

Deixa-me ser, que eu… deixo-te estar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

As mulheres…

É bem verdade, que as mulheres continuam de um modo geral a ser educadas para estudar, para ter comportamentos…