Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

Partilhamos!…

Ora, pois bem… Significado de partilhar no dicionário:

verbo transitivo

  1. Fazer partilha de; dividir, repartir, distribuir.

verbo intransitivo

  1. Participar.

De acordo. Acrescento – dar e receber.

Existem aquelas partilhas mais corriqueiras. Aquelas divisões em muitas partes que fazemos no nosso dia a dia.  Diria que começamos o nosso dia a partilhar. A partilhar os nossos bons dias. A nossa disposição. A nossa vontade e predisposição. O nosso humor. No fundo, começamos o dia a partilhar a nossa energia.

E recebemos.

Recebemos – algumas vezes não, mas isso daria outra partilha de texto – os bons dias do outro. A disposição do outro. A vontade e predisposição do outro. O humor do outro. A energia do outro.

E só por aqui já ficaria bem acrescentado o meu dar e receber. Só por aqui ficamos já com uma boa noção da partilha, mas a partilha não é só isto. É muito mais.

Muitas vezes, mais profunda do que aquilo que podemos imaginar.

A partilha, recorda-me algumas histórias que fui ouvindo – de outros tempos – em que se partilhava a sardinha e que tinha que dar para todos! O pão – algumas vezes com bolor – mas que tinha que dar para todos! A sopa – feita com o que era possível – que tinha que dar para todos! E dava. E eles partilhavam. E juntavam se para comer o que tinha que dar para todos, e nos dias de hoje juntam-se para partilhar – também a comida que é mais farta nestes tempos – mas as emoções, as histórias, e as recordações de outros tempos.

Partilhar é enriquecer. É tornarmo-nos mais nobres e humildes. É cultura e estrutura emocional.

Quando nos expomos ao outro e quando permitimos que o outro se exponha, para dizermos, ou para que o outro nos diga, o que lhe vai na alma, é partilha. É sabermos que as nossas fragilidades podem ser as do outro também. É dar e receber. É nos colocarmos no lugar do outro.

É dividir o pão, a sardinha, a sopa em muitas partes. É dividir os nossos estados de alma em muitas partes. E partilhar. Com o outro. E permitir que o outro o faça também.

Tags

Carla Carvalho

Ler e escrever são a minha perdição :) Desenvolvimento pessoal, parentalidade consciente, alimentação saudável e consciente, a prática de exercício físico e tudo o que ajude a tornar a Vida mais simples e fluída são as minhas áreas de eleição :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: