Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Desporto

Os primeiros jogos europeus

Os jogos europeus são um evento multidesportivo para todos os atletas e vão ser realizados de quatro em quatro anos. Os primeiros foram realizados em Baku, na capital do Azerbaijão. A primeira edição decorreu de 12 a 28 de Junho de 2015. Participaram um total de 50 países com 6000 atletas competindo em 20 desportos. 16 São desportos olímpicos, dois não são como é o caso do Karaté e Sambo. Esta última é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como uma prática desportiva pela URSS desde 1938. Em 1986 a FILA aceitou o Sambo como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas que já consagradas como olímpicas. Outros continentes já tinham competições regionais, como os Jogos Asiáticos ou os Jogos Pan-Americanos. Na Europa, o grande obstáculo tem sido o facto de os dois principais desportos olímpicos – natação e atletismo – terem já competições continentais.

12000 Voluntários estiveram destacados para o evento.

O Kosovo, Gibraltar e as ilhas Faroé participaram pela primeira vez num evento desportivo desta dimensão. A Alemanha foi o país com mais atletas, 266 e o Mónaco só contou com seis participantes.

Tal como nos jogos olímpicos, várias personalidades ilustres carregaram a tocha. A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, a origem desta lenda reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A cerimónia de inauguração foi algo conturbada devido à presença do presidente Ilham Alivye, que muitos consideram antidemocrático. O comité olímpico internacional chegou a pedir que os chefes de estado não comparecessem à cerimónia que teve lugar no estádio olímpico de Baku. A cerimónia foi dirigida pelo grego Dimitris Papaioannou, que foi muito elogiado pelo seu trabalho nos Jogos Olímpicos de Verão em 2004. A cantora Lady Gaga fez uma participação especial cantando um cover de Jonh Lenon,”Imagine“. Foram feitas representações gráficas de dois monumentos bastante importantes do país: Yanar Dag e o Parque Nacional do Gombustão. Dois atores fizeram a dança tradicional do país, o Yalli.

A sua responsável é a primeira-dama do país que também é embaixadora da UNESCO para a boa vontade.

Baku foi escolhida para sediar os Jogos durante a 41ª Assembleia Geral do COE (Comité Olímpico Europeu), em Roma. A decisão foi tomada recorrendo ao voto secreto, onde, de 48 votos, 38 foram a favor do único concorrente para o evento. Esta capital tinha apresentado a sua candidatura para a realização dos Jogos Olímpicos de 2020.

A Arménia decidiu não votar devido a declarações polémicas do presidente do Azerbaijão que afirmou que o canato de Erevan faz parte do seu país e não da Arménia.

Portugal ganhou várias medalhas destacando-se as duas de prata de Emanuel Costa na canoagem e a de João costa. Este foi medalhado com a prata na prova de pistola com ar comprimido a 10 metros.

 

Tags

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: