LifestyleViagens

Os Passeios Podem ser Divertidos

“Todos os caminhos fazem-se andando” pode ser a ideia que mais honra o novo conceito Walkability. Uma nova forma de ver os bairros, de fazer emergir os bons hábitos culturais e de saúde e de incentivar o espírito de sociabilidade. É Scout Camp quem lança o desafio de ver cada vez mais pessoas a optar pelas caminhadas para as mais diversas actividades, fomentando um espírito de bairro sustentável. A ideia é criar um conceito que seja bem aceite pelas populações locais e que as incentive a caminhar ao mesmo tempo que se divertem, contribuindo para uma melhoria da saúde pública, maiores e melhores acessibilidades e uma redução de custos.

Walkability é um conceito desenhado para incentivar a sustentabilidade urbana. É um local onde as pessoas desfrutam de um ambiente saudável, onde as condições pedestres são favoráveis. A Walkability é mensurável, através do Walk Score, pelo número de pessoas que estão e fazem uso de um bairro. Lisboa, por exemplo, aproxima-se a passos curtos de uma boa performance em Walkability e é classificada como very walkable.

Sob o ímpeto do espírito de aventura, este projecto inovador pretende trazer a criatividade simples às ruas. Mostrar que até o mais pequeno bairro pode estar cheio de ínfimos lugares à espera dos seus habitantes. Reaviver o espírito saudosista daqueles tempos de infância, onde se caminhava sem olhar para trás. Ver aquela caixa grande e verde que há uns anos serviu de carrinho de transporte de brinquedos e que agora nos parece ser apenas um caixote do lixo ou aquela árvore que tem a marca das nossas mãos, quando se brincava às escondidas. Fomentar o espírito de comunidade como parte integrante da consciência cívica dos moradores é o mote para esta campanha de solidariedade para com o próximo.

A ideia é que os passeios sejam feitos e vividos como se os moradores fossem ainda crianças a reviver outros tempos. Na realidade, os passeios são conduzidos por crianças que alimentam as caminhadas com a descoberta de lugares preferidos. O desafio pode fortalecer os laços no seio das comunidades dos bairros, para além de incentivar a um maior cuidado com a saúde, diminuindo o risco de doenças. São inúmeras as vantagens de todas as pessoas andarem a pé sobretudo porque “aumenta o conceito de autonomia e amor-próprio ou auto-estima, em comparação com aqueles que não praticam desporto.”

Walkability tem provado ser um ponto de partida para a ideia de que as boas ideias, aliadas às boas práticas, fazem os bons bairros.

Tags
Show More

Rita Nunes Ferreira

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Europeus nasci neste mundo onde tudo/quase tudo se traduz em formas de comunicar. Tenho uma paixão nata pela escrita e um soberbo gosto pelo jornalismo em áreas diversas – lifestyle, sociedade, direitos humanos, política, assuntos europeus. Tendo sido ou não talhada para esta azáfama constante não existe o que possa demover. Todos os dias se justifica acordar e escrever mais um “bocado”.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: