EducaçãoSociedade

Os pais (também) regressam às aulas

Toda a gente pensa que o Regresso às aulas, agora mesmo em Setembro, é o pior/melhor momento para as crianças e que elas são as estrelas do show…mas não é nada assim. Preparem-se pais, eu sei que este é o vosso maior pesadelo e aqui ficam 5 razões que vos dão razão:

Adeus férias, até para o ano!

Não é quando voltam das férias que a dor se sente mais. Não, essa ataca é quando está na altura de acordar mais cedo para preparar os filhotes; de preparar lancheiras; de aturar birras matinais; de ir buscar a criançada pelo meio de um trânsito infernal; de lidar com aquele humor peculiar que só os mais novos têm ao ouvir que já chega de televisão e está na hora de fazer os trabalhos de casa; de se deitarem tarde e a más horas, mesmo estando exaustos, porque depois de tratar da casa, dos filhos e da novela, ainda tem de haver paciência para tomar um banho.

Dinheiro? Foi bom sonhar com ele…

Entre aqueles preços exorbitantes dos manuais escolares, a borracha preferida da Rita, os novos cadernos do João e a mochila à prova de água do Miguel, sobram apenas os tostões que até poderiam dar jeito para aquele creme anti-rugas, certo? Pois, até daria se não precisassem os três de roupa nova, mesmo ao jeito de um regresso às aulas!

Pesadelos demasiado reais

Sim, sou irmã e também tenho pesadelos destes todos os anos, quando a criançada conhece novos professores e auxiliares. Bate aquele receio forte de que os coleguinhas ou os adultos que rodeiam os nossos pequenos, não o aceitem, não saibam cuidar dele e, sobretudo, não o tratem tão bem quanto nós, familiares galinhas, gostaríamos que eles fossem tratados!

“Não quero ir mais para a escola!”

É por causa da Matemática, da professora de Inglês, do colega de Educação Física, da vergonha e, com jeitinho, porque o Bicho Papão pode estar debaixo da secretária na sala de aula. Mil e uma desculpas, mil e uma reclamações. O drama diário de muitas crianças, jovens e – que sobre para quem? – para vocês, pais!

Estudar…tudo de novo!

Os manuais são novos, os professores tentam, a explicadora ajuda…e o vosso filho teima que não percebe. Pronto, lá vão vocês meter o olho a ver se podem ajudar o pirralho…e descobrem que já não percebem nada! Todos os anos, um novo programa escolar com novos métodos de ensino que leva a que milhares de pais, juntamente com os seus pupilos, passem pelo drama de perceber e estudar, tudo como se fosse a primeira vez!

Tags
Show More

Raquel Soares

Aluna de Direito na Universidade Do Minho com uma paixão por livros, filosofia, psicologia e o mundo. Não procuro um mundo melhor, mas esforço-me para construí-lo! Sou activista da Amnistia Internacional em Portugal e participante em projectos que visam a dinamização e a efectivação dos Direitos Humanos. Membro da Associação Universitária de debates nacional e colaboradora da ELSA UMinho.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: