CulturaLiteratura

Os mistérios de Bishop’s Lacey

Flavia de Luce é das personagens mais deliciosas que já descobri num livro. Ou melhor, numa série de livros, pois há sempre mais um mistério, na pequena vila inglesa conhecida como Bishop’s Lacey, para ser desvendado por ela e por Gladys, a sua bicicleta e fiel companheira de aventuras e investigações.

A acção passa-se nos anos 50, Flavia é uma pequena investigadora de 11 anos, curiosa e com um grande amor por químicos (especialmente por venenos). Podemos vê-la como uma pequena cientista louca, adorável, infantil e extremamente inteligente. Vive com o pai e com as irmãs mais velhas em Buckshaw, a lendária mansão da sua família, e com a família de Luce vivem a Senhora Mullet, empregada e cozinheira, e Dogger, jardineiro e amigo pessoal do pai, que a adoram e ajudam-na, indirectamente, nas suas investigações. A mãe desapareceu há muito tempo, tendo sido dada como morta, tanto que Flavia nem sequer se lembra dela, algo que a perturba muito e que é tema recorrente nas partidas das irmãs.

“I remembered a piece of sisterly advice, which Feely once gave Daffy and me: “If ever you’re accosted by a man,” she’d said, “kick him in the Casanovas and run like blue blazes!”
Although it had sounded at the time like a useful bit of intelligence, the only problem was that I didn’t know where the Casanovas were located. I’d have to think of something else.”

a talentosa flavia de luceQuase que nos esquecemos da idade dela, até que as irmãs lhe pregam partidas e ela se deixa levar, acreditando, picando-se e chorando, relembrando-nos que, no fundo, é só uma menina. Porém, não se deixem enganar, porque ela pode chorar, ficar triste e perturbada, mas só momentaneamente, porque a vingança não tarda.

É uma personagem dicotómica. Por um lado, é extraordinária, capaz de tudo. Por outro, é um pouco solitária e abandonada, vivendo numa mansão com apenas dois empregados, um pai com uma depressão por ter perdido a mulher e duas irmãs que não lhe ligam nenhuma. Contudo, Flavia parece não se importar, pois tem o seu laboratório de química, os seus livros de venenos e, claro, os mistérios que vão surgindo na aldeia.

“Whenever I’m with other people, part of me shrinks a little. Only when I am alone can I fully enjoy my own company.”

Flavia de LuceNo primeiro livro, A talentosa Flavia de Luce, um homem aparece morto no jardim da mansão, dizendo umas palavras misteriosas que Flavia não compreende, mas que quer desesperadamente descobrir. Com Gladys e sempre com um passo à frente do Inspector Hewitt, vai conduzindo a sua própria investigação, ajudada pelos testemunhos das pessoas da vila que a conhecem e por provas que vai reunindo. Não pára, fazendo de tudo para exonerar o pai de um crime que ele não cometeu.

O segundo livro da série, Flavia de Luce e o mistério do Bosque de Gibbet, leva-a a descobrir outro antigo segredo, desta vez escondido no Bosque de Gibbet, e a razão pela qual um mestre de marionetas aparecer morto antes do espectáculo em Bishop’s Lacey.

Alan_BradleyAlan Bradley, o autor canadiano, cria histórias e personagens que nos enchem de vontade de devorar cada página. Quando acabamos o livro, ficamos com água na boca e queremos ler o próximo, para continuar naquela pequena vila, nos anos 50, a viver mais mistérios com a família de Luce. Queremos continuar a descobrir mais segredos com a Flavia. Pessoalmente, mal posso esperar por ler as próximas aventuras de Flavia!

 “You are unreliable, Flavia,’ he said. ‘Utterly unreliable.’
Of course I was! It was one of the things I loved most about myself.”

Tags
Show More

Rosa Machado

Por ser curiosa e fascinada pelo que não compreendo, considero-me uma devoradora de livros e uma criadora compulsiva, seja de contos no papel ou de histórias mirabolantes no dia-a-dia. Adoro animais, fotografia, música e filmes – arte em geral. Perco a noção do tempo com conversas filosóficas sobre nada, longas caminhadas para parte nenhuma, conversas exageradas com os amigos, e séries com ronha no sofá.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: