Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Cultura

Os limites do conhecimento e o poder da sabedoria

Conhecimento e sabedoria. Dois conceitos que podem parecer iguais, porém apresentam significados distintos. São conceitos que singularizam a natureza humana e que nos aproximam do que é fiável e verdadeiro. Duas palavras que canalizam o Homem para um caminho arbitrário regido pela mente e consciência, dignificando-se por consequência a sua realidade, liberdade e humanidade. Falemos assim da verdadeira essência de cada um destes conceitos.

Conhecimento é ter noção, ter uma ideia, um determinado saber que se obtém através de informação e experiência. Resulta de tudo aquilo que todos os dias molda o nosso cérebro à medida que vivenciamos situações ou exploramos o nosso redor. Isto deve-se à extrema continuidade do pensamento dentro de nós, a complexa característica que nos faz, mesmo que sem querer, chegar a conclusões que ampliam o nosso leque de factos e verdades que influenciam os nossos atos em determinadas circunstâncias. No que toca à sabedoria, pode considerar-se ter um significado mais profundo. É pegar no conhecimento e torná-lo mais extenso e coeso, seja em relação a uma determinada questão ou várias. Indica normalmente a verdadeira instrução e a derradeira consciência caracterizada pela solidez. É a invejável capacidade de utilizar os conhecimentos certos em prol de algo maior e garantir propósitos e finalidades.

Posto isto, verifica-se assim uma diferença significativa entre os dois. O conhecimento encontra-se até mesmo em situações simples e práticas do dia-a-dia, onde enriquecemos através de ações comuns como ver o noticiário, ler um livro, assistir a uma aula ou navegar na Internet. É, aliás, inquestionável, encontrarmo-nos na atualidade no mais alto cume de acesso à informação, estando assim a nossa existência em paralelo com o auge do acesso ao conhecimento. Nunca antes foi tão acessível a absorção de ideias, de forma tão ilimitada, principalmente devido à tecnologia.

Somos constantemente bombardeados com noções e ideias através dos inúmeros meios de comunicação, liberdade de expressão e acessibilidade. Já a sabedoria ultrapassa a superficialidade das ideias que obtemos e não exploramos, evitando-se a exclusão de determinados pensamentos por outros ao longo tempo. Implica o debruçar de um indivíduo num determinado assunto, aprofundando questões e analisando pormenorizadamente, obtendo-se assim a real competência em relação a algo. É um modo analítico que não se fica pela “ponta do iceberg” e que consegue até desvendar mistérios e quebrar limites, exaltando-se assim a evolução humana e marcando na história verdades absolutas. A sabedoria representa ter-se uma maior consciência das coisas e manifesta a escolha mais plena.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: