LifestyleViagens

Os Edifícios mais belos do Mundo

“Fazer arquitectura é idealizar a obra visando a resolver, com intenção plástica, o problema proposto, de acordo com a época, os materiais e as possibilidades técnicas: analisando e considerando os factores externos que nela influem; respeitando imposições e hábitos do meio.” É assim que Jorge Machado Moreira, arquitecto brasileiro, descreveu a arquitetura.

A arquitectura pode ser vista com uma ciência exacta, linear, no entanto, é uma área onde a criatividade e a imaginação têm cada vez mais valor. Além disso, a arquitectura tem também influência em cada vez mais campos na vida quotidiana.

Wellington Cançado, arquitecto e professor de design e arquitectura, diz que “a arquitetura é o invólucro que nos protege das intempéries naturais e nos abriga”, mas que “para o artista (…) a arquitectura é um objectivo a ser atingido e uma novidade (não tão nova) a ser encarada”. Diz que “para os engenheiros e os pragmáticos de plantão, a arquitectura é uma palavra que causa arrepios. Sinónimo de frescura, desperdício, complicação, subjectividade, supérfluo e outros palavrões aos ouvidos da racionalidade técnica. Para os políticos, a arquitectura é cosmética eleitoral. Para os corretores de imóveis, a arquitectura é oportunidade”. E “para as crianças, a arquitectura é grande e colorida”.

Não é algo estanque, não é vista por todos da mesma forma. Pode impressionar, mas também pode causar sentimentos negativos. Porém, não podemos negar que é uma área que acompanha a humanidade desde os seus primórdios, deixando obras que até hoje podem ser contempladas, continuando-se, no entanto, a construir coisas novas todos os dias.

Não é fácil escolher quais são as melhores obras nesta área. E, apesar de serem muitas ainda que poderiam estar nesta lista, eis algumas obras (desde mais antigas até às actuais) consideradas como as mais belas construções.

Hagia Sophia-  Istambul, Turquia (537)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_12

Hagia Sophia (ou Basílica de Santa Sofia) foi uma igreja ortodoxa, islâmica e agora é um museu. Este edifício foi construído ainda no seculo VI (532 – 537) pelo Império Bizantino, sendo considerado hoje um dos maiores e mais importantes projectos da arquitetura bizantina. É considerado também como o projecto que mudou a história da arquitectura. Foi a maior catedral do mundo por quase mil anos.

Situada no actual território de Istanbul (Turquia), a Basílica foi projectada pelo cientista grego Isidoro de Mileto, por um médico e por Antémio de Trales, um matemático.

 

Taj Mahal (Índia) 1653

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_15

Taj Mahal, construído entre 1632 e 1653, por 20 mil homens, é considerado a maior prova de amor do mundo, já que foi construído pelo imperador Shah Jahan, em memória da sua falecida mulher, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”).

É um mausoléu situado em Agra, na Índia, e que tem inscrições retiradas do Corão. Para além de ser uma das obras mais conhecidas no país, foi também considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

 

Casa da Cascata – Pensilvânia, EUA (1936)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_7

Casa da Cascata, originalmente uma estrutura residencial, hoje museu, está situada no estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América. É considerada uma das mais famosas casas do mundo. Foi desenhada pelo arquitecto Frank Lloyd Wright, em 1934, e foi construída em 1936. Erguida sobre uma pequena cascata, os elementos naturais fazem parte da sua composição arquitectónica.

Opera House – Sydney, Austrália (1973)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_14

A Opera House, localizada em Sydney, é um dos símbolos da Austrália, para além de ser um dos edifícios mais conhecidos a nível mundial. O edifício começou a ser desenhado em 1959, por Jorn Utzon. E apesar deste abandonar o projecto sete anos mais tarde, a construção continuou e a Ópera de Sydney foi inaugurada em 1973. Tem aproximadamente 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.

 

Casa de Pedra – Guimarães, Portugal (1974)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_6

Situando-se na Serra de Fafe (entre Fafe e Celorico de Basto), esta casa começou a ser construída em 1972, pela mão do Vítor Rodrigues, ficando pronta dois anos depois. Trata-se de um local utilizado pela família como local de férias, com um interior do mesmo estilo rural. Apesar disso, ultimamente atraiu a atenção dos fãs de arquitectura e design de todas as partes do mundo.

Estádio Olímpico – Montreal, Canadá (1976)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_10

O Estádio Olímpico, localizado em Montreal, Canadá, foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, mas, durante os anos seguintes, tornou-se a casa da equipa de basebol MLB Montreal Expos (actual Washington Nationals).

Templo de Lótus – Nova Deli, Índia (1986)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_2

O Templo de Lótus, construído no final do século passado, é um templo na Índia, nomeadamente em Nova Deli. A construção do edifício acabou em 1986 e foi supervisionada pelo arquitecto iraniano Fariborz Sahba, que a desenhou. Este edifício tem elementos arquitectónicos em comum com todas as Casas de Adoração Bahá’ís, que são especificados nas escrituras de Bahá’í’s, especialmente ter uma forma circular com nove lados. Assim, o edifico, inspirado na flor de lótus, é constituído por 27 pétalas em nove lados.

 

Igreja de Hallgrimur – Reykjavik, Islândia (1986)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_3

A igreja de Hallgrímur, localizada em Reykjavík, capital da Islândia, foi inaugurada em 1986. Tem 74,5 metros de altura, sendo a maior igreja no país. O desenho desta igreja luterana foi inspirado no movimento da lava de um vulcão. O nome é uma homenagem a um poeta e clérigo islandês: Hallgrímur Pétursson (1614-1674).

 

Casa Dançante – Praga, República Tcheca (1996)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_16

Um prédio de escritórios, situado no centro de Praga, na República Checa. Foi desenhado pelo arquitecto Vlado Milunić, juntamente com Frank Gehry. A construção começou em 1994 e terminou em 1996. Diz-se que o edifício reflecte um homem e uma mulher (Ginger Rogers e Fred Astair) a dançar. Daí o nome.

O então presidente checo, Václav Havel, apoiou o projecto com o objectivo deste se tornar um centro cultural na capital do país. Apesar disso, hoje, o edifício é um prédio comercial.

 

Estação Oriente – Lisboa, Portugal (1998)SB_osedificiosmaisbelosdomundo_11

A Gare do Oriente, situada em Lisboa, foi projectada, em 1995, por Santiago Calatrava, arquitecto e engenheiro espanhol. A sua construção acabou em 1998 para ficar pronta para a Expo´98. Recebeu, em 7 de Outubro de 1998, o Prémio Brunel na categoria de Estações Grandes Construídas de Origem.

Burj Al Arab – Dubai (1999)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_5

Situado no Dubai, Emirados Árabes Unidos, o edifico do Burj Al Arab começou a ser construído em 1994 sobre uma ilha artificial que está ligada com a ilha principal por uma ponte. Com 321 metros de altura, o design do prédio assemelha-se a uma vela de barco ao vento.

O hotel de sete estrelas projectado por Tom Wright da WS Atkins PLC é hoje um dos ícones do Dubai, tal como o primeiro-ministro do país queria. O arquitecto disse que o seu cliente queria “um edifício que se tornasse um ícone ou símbolo declarado do Dubai, que seja espantosamente lindo e semelhante à Ópera de Sydney, ou como a parisiense Torre Eiffel. Tinha de ser um edifício que se iria tornar sinónimo do nome daquele país”. Para além de ícone do Dubai, simboliza também a transformação urbana daquela região, a riqueza e a modernidade.

 

Casa da Música – Porto, Portugal (2005)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_4

O edifício conhecido como a Casa da Música foi projectado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, em 2001, quando a cidade de Porto foi a Capital Europeia da Cultura. No entanto, só ficou concluído quatro anos depois. Hoje, é a principal sala de concertos da cidade, mas não só: é vista também como um ícone desta.

 

Museu de Arte Islâmica – Doha, Qatar (2008)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_13

O Museu de Arte Islâmica está situado numa ilha artificial em Doha, Qatar. Foi desenhado pelo arquitecto Ieoh Ming Pei (mais conhecido como o autor da pirâmide de vidro do Louvre de Paris). O arquitecto inspirou-se na Mesquita Ibn Tulun, no Cairo, para fazer este edifício, afirmando que as formas geométricas são a essência da arquitectura islâmica. Assim, o museu, inaugurado a 1 de Dezembro de 2008, tem uma grande influência, não só da arquitectura, mas também na cultura e arte islâmica.

SHELL villa – Nagano, Japão (2008)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_8

Desenhada por Kotaro Ide (ARTechnic Architects), esta casa foi construída entre 2006 e 2008. Foi feita para ser uma “vila privada”, encomendada por Mr. Kunimoto. Localizada no meio da floresta, no Japão, tem uma forma oval sobressai. Esta forma curvilínea não está só no exterior, já que o interior segue a mesma linha de design.

Atlantis – Dubai, Emirados Árabes Unidos (2008)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_9

O Hotel Atlantis foi inaugurado em 2008, na ilha Palmeira Jumeirah, no Dubai, Emirados Árabes Unidos. O projecto é baseado no Atlantis Paradise Island, das Bahamas.

 

Interlace – Singapura (2013)

SB_osedificiosmaisbelosdomundo_1

Um dos maiores e mais ambiciosos projectos de edifícios residenciais que existem. Situa-se em Singapura e foi desenhado por Ole Scheeren. Com uma área de 170.000 m², tem 1040 apartamentos. O prédio é diferente daquilo que estamos habituados no que toca a edifícios residenciais, não tendo aquela estrutura vertical. O seu arranjo hexagonal permite uma maior iluminação.

Tags
Show More

Silvia Burlacu

"Escrever é uma maneira de pensar que não se consegue pelo pensamento apenas. Todos os constrangimentos sintácticos e gramaticais da escrita, em vez de nos reprimirem, levam-nos a encontrar frases que não existiam antes de serem escritas, que não podiam existir de outra forma." Miguel Esteves Cardoso

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: