SociedadeSociedade

Os 10 maiores acidentes aéreos da história

O avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo mas, mesmo assim, os acidentes acontecem e quando estes decorrem fazem capas de jornais em todo o mundo. O último grande acidente envolveu a queda de um avião militar na Rússia. Neste texto são apresentados 10 casos que chocaram e emocionaram o mundo. Os envolvidos nas quedas destes aviões eram militares, desportistas ou estudantes que se tinham deslocado até à cidade de Barcelona e estavam prontos para voltar à escola, na Alemanha. Todos estes homens e mulheres encontraram o fim das suas vidas nos céus azuis do mundo.

1. Vôo Boeing-707 da Independent Air

O primeiro dos casos acontece aqui mesmo em Portugal mas não é muito conhecido dos mais jovens. Este caso aconteceu nos Açores. A 8 de Fevereiro de 1989, o Boeing-707 da companhia norte-americana Independent Air descolou de Bérgamo, Itália, com 137 turistas e sete tripulantes. Punta Cana, na República Dominicana, era o destino, mas o voo IDN1851 embateu no Pico Alto (547 metros), quando estava em aproximação ao aeroporto de Santa Maria para uma escala técnica. Na altura 144 pessoas morreram mas Pedro Santa Bárbara, presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), acredita que hoje em dia, 25 anos depois, isto já não aconteceria porque a ilha já tem um radar aéreo.

2. Tragédia de Superga

Este avião levava a equipa do Torino de volta a Itália depois do jogo com o Benfica. Já perto do destino final, o comandante Pierluigi Meroni avisou a torre de Turim quando estava a proceder aos procedimentos de aproximação visual para realizar a aterragem. Durante a manobra de aproximação, a aeronave desceu perigosamente e às 17:05 horas, embateu em cheio contra o muro posterior do terrapleno da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos a bordo.

3. Airbus A320 (partida de Barcelona)

Um grupo de estudantes alemães voltava a casa depois de uns dias em Barcelona quando o co-piloto, Andreas Lubitz, da companhia aérea alemã Germanwings, iniciou descidas anormais, o que levou à morte dos 150 passageiros que seguiam no avião.

4. Vôo da Air France (caiu a meio do Atlântico quando viajava até França)

A 31 de Maio de 2009, o voo 447 da Air France, que seguia do Rio para Paris, caiu no Oceano Atlântico, a cerca de 600 quilómetros da ilha de Fernando de Noronha. Esta queda matou as 228 pessoas que seguiam a bordo. O Airbus A330 desapareceu dos radares cerca de quatro horas depois de ter levantado vôo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio de Janeiro). De entre os 228 mortos estavam executivos de grupos internacionais como a Michelin e a Thyssenkrupp CCSA. Neste voo perdeu a vida o herdeiro do trono do Império brasileiro, o príncipe Pedro Luís de Orleans e Bragança, descendente de Dom Pedro II.

5. Malaysia Airlines MH370

Na madrugada de 8 de Março de 2014, no horário local (tarde de 7 de Março, horário UTC), esta aeronave que tinha como destino o aeroporto de Kuala Lumpur (Malásia) e que levava a bordo 227 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu dos radares após aproximadamente uma hora de voo enquanto sobrevoava o Golfo da Tailândia, no Mar da China. A tripulação do avião em nenhum momento relatou alguma anomalia técnica, o que leva à queda deste avião estar envolta em mistério.

A 24 de Março, o governo malaio comunicou oficialmente que o voo caiu no mar no Oceano Índico sem deixar sobreviventes. Segundo registos feitos por satélites, o avião voou por várias horas após desaparecer dos radares, até esgotar o combustível, com todos os seus sistemas de comunicação desactivados.

6. Avião Militar Russo (destino Síria)

Este é o acidente mais recente e envolveu um avião militar russo que seguia para a Síria. Este avião trazia 92 pessoas e despenhou-se ao largo de Sochi, no Mar Negro.

7. Vôo da Lamia

A companhia boliviana Lamia, que já transportou a selecção argentina de futebol, viu o seu avião, que transportava a equipa brasileira da chapecoense para um jogo na Colômbia, despenhou-se numa zona montanhosa a poucos quilómetros da zona de destino. De todos os passageiros apenas sobreviveram 6 (3 futebolistas, 2 membros da tripulação e um jornalista que já voltou a casa).

8. Desastre aéreo de Munique

Este desastre vitimou a equipa do Manchester United. Este desastre aconteceu em 1958. O Manchester estava a regressar de Belgrado onde tinha jogado com o Estrela Vermelha de Belgrado para a Liga dos Campeões da UEFA e tinha parado em Munique para reabastecer. A camada de gelo na pista fez com que o avião perde-se ritmo e provocou o acidente que vitimou jogadores, jornalistas e o restante staff técnico.

9. Nigeria Airways Flight 2120

Este acidente ocorreu a 11 de Julho de 1991, quando o Nigeria Airways Flight 2120, avião fretado, explodiu no caminho de Jeddah, na Arábia Saudita, para Sokoto, Nigéria, pouco depois de ter levantado voo do Aeroporto Internacional King Abdulaziz.

A explosão matou todas as 261 pessoas a bordo, sendo 247 passageiros e 14 tripulantes. A razão para o incidente foi um pneu que aqueceu em demasia e que levou a um incêndio. Quando a aeronave estava numa altitude de 671 m, uma grande quantidade de corpos foi vista a cair.

10. China Airlines Flight 140

A 26 de Abril de 1994, o China Airlines Flight 140, explodiu devido a um erro do piloto. A explosão matou as 264 pessoas, passageiros e tripulação, que seguiam a bordo. Apenas 7 pessoas, 3 delas crianças, sobreviveram aos ferimentos.

Tags
Show More

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: