Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Bem-EstarLifestyle

O sonho e a vida

A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.

– Paulo Coelho

Porque o sonho comanda a vida, o que seria de nós se não fossem os nossos sonhos? Afinal, não é o sonho o grande responsável pelo sorriso nos nossos lábios e o brilho no nosso olhar?

Tudo na vida só é impossível até acontecer, se nos deixarmos conduzir pelo caminho mágico que os sonhos delineiam na nossa vida, então, o céu será o limite…

Todos os dias ouvimos alguém dizer, eu sempre acreditei que seria capaz, eu sempre achei que o meu dia iria chegar, eu lutei tanto por este dia… Aqueles que acreditam nos seus sonhos e que lutam por aquilo em que acreditam são os que veem os seus sonhos nascer e transformar-se em realidade e, quando isto acontece, aquilo que era um ideal deixa de ser um sonho, para ser algo adquirido e concretizado. Consequentemente, deixou de ser objetivo e é, portanto, mais uma meta alcançada.

No entanto, se me é permitido, importa e muito, valorizar os objetivos concretizados, porque estes não são, nem mais nem menos, do que um sonho que um dia estava muito longe de se materializar e que hoje faz parte do que é a nossa realidade quotidiana.

É aquilo a que chamo ir atrás do prejuízo, lutar para que aconteça. Em suma, transformar a nossa vida na realização de todos os nossos sonhos, sem medos, e, sobretudo, que consigamos perceber ao olhar para trás no nosso percurso de vida, que valeu a pena. Valeram a pena todas as quedas, todos os percalços por que tivemos que passar, todas as armadilhas que a vida nos preparou ao longo do caminho e que não nos tendo matado, com certeza nos fizeram mais fortes.

É fácil pensar que o sonho nos tornará mais capazes e até mais audazes, apenas porque acreditamos que amanhã será melhor, mas acreditar nisto significa que eu sou capaz de o fazer, porque permito que se realize em mim esta mudança, porque a transformação do mundo está em mim. Acreditar que o mundo pode ser melhor é um sonho que pode ser possível, se eu acreditar, mas, sobretudo, tenho que ser o primeiro a promover esta mudança dentro de mim.

Se entendermos a educação como um meio fundamental para que hábitos, costumes e comportamentos de uma sociedade sejam passados de geração em geração, de acordo com a evolução da sociedade como um todo, é muito importante que consigamos passar estes valores e convicções em que acreditamos a quem vem atrás de nós. A vida é uma passagem, não apenas para nós enquanto seres, mas é também uma passagem de conhecimentos e experiências de vida para os nossos descendentes, ou até mesmo para quem está ao nosso lado.

Importa perceber e mantermos com as nossas crianças alguns dos costumes saudáveis que nos passaram a nós. Sendo a vida feita de correrias e de stresses, que nos enchem a vida e os dias, temos que parar um pouco e brincar, olhar cara a cara, falar de viva voz e, sobretudo, abraçar. O toque é cada vez mais esquecido e é tão importante perceber que alguém se preocupa connosco, ainda que ao de leve nos toque no braço, num gesto de conforto e de carinho.

Honestamente, por vezes acho que a vida passa tão rápido por nós, ou nós pela vida que nos esquecemos de que é muito importante não deixar ao acaso esta passagem de testemunho para a próximas gerações. Mais do que tradições e costumes, importa contar estórias, rabulas, passar o que nos foi doado por quem veio antes de nós, mas passá-la olhos nos olhos e não nos deixarmos envolver neste universo tecnologicamente tão avançado em que o que ontem estava no auge, hoje já foi ultrapassado por uma outra inovação tecnológica que o mundo descobriu. E, sobretudo, passar às crianças deste século XXI a importância do sonho, do estar presente, não esquecer que somos humanos e não máquinas, que temos emoções e sentimentos e que nos preocupamos, especialmente é importante não deixar que as tecnologias tomem conta de nós e das nossas vidas.

Difícil? Com certeza, mas a vida não é fácil, nem é feita apenas de felizes acontecimentos e de bons momentos. Por isso é que se chama vida, é uma dádiva que nos permite ser felizes por opção e arrancar deste universo apenas o que nos faz bem à alma, o que nos torna o respirar mais doce, o olhar mais brilhante, o andar mais ligeiro e a voz mais feliz!

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: