Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
SociedadeSociedade

O sem-abrigo mais inteligente do mundo

Tem três doutoramentos em Harvard, mas vive na rua e carrega os pertences em sacos de plástico, ou guarda-os em casa da mãe como se fossem recordações de uma vida distante. Alfred Postell tem certificados, prémios e outros documentos que demonstram uma mente brilhante. Nasceu em 1948 e sempre conheceu o significado da palavra privação. Segundo o dicionário da Priberam, a palavra privação quer dizer a perda de uma vantagem, ou de direitos políticos. Este homem tinha tudo e perdeu tudo. Este homem nasceu negro e filho de país trabalhadores, mas acabou por licenciar-se em direito, contabilidade e economia. Foi aceite, em simultâneo, nas Universidades de Harvard e do Maryland. Os antigos colegas de curso descrevem-no como um homem charmoso, inteligente e dedicado.

Onde será que se perdeu? Este homem é natural da Columbia e, terá sido na sua terra natal, que teve o primeiro casoAR_osemabrigomaisinteligentedomundo_2 de esquizofrenia. Era advogado numa conhecida firma de advogados e, a que tudo indicava, teria um futuro brilhante, mas um ano depois foi para a “rua”. A separação da namorada foi o catalisador para o surto psicótico, o primeiro, que viveu. Nas palavras de Alfred Postel: “Entras numa empresa, tens prestígio”, mas, quando sais, “é o fim”. Para Richard Bebout, da clinica de saúde mental Green Door, o “declínio rápido não é invulgar”.

Esta história é muito semelhante ao filme Uma mente brilhante, sobre John Nash. Este matemático ganhou o prémio Nobel das Ciências Económicas, em 1994.

Deambula pelas ruas da capital dos Estados Unidos da América. Em Washington, tal como em Lisboa, existem milhares de sem-abrigos. Em Portugal, existe um total de 1.511 pessoas a dormirem na rua.

A sua história de vida singular ficou conhecida depois de ser preso e ouvido em tribunal. A acusação era de dormir em frente de um edifício público, mas, nos últimos 30 anos, também foi acusado de roubo e outros delitos menores. Para além das idas a tribunal, Postell era um “fantasma” para as instituições estatais. A última ida a tribunal foi em Junho deste ano, quando foi ilibado da acusação de entrada ilegal num edifício. Alfred passa os seus dias em frente do edifício Brawner.

AR_osemabrigomaisinteligentedomundo_1Aquele homem, o homem de cabelo comprido e barba grisalha surpreendeu tudo e todos, quando se apresentou como o seu próprio defensor publico. No início o juiz achou que aquela ideia demonstrava que o arguido era esquizofrénico, mas, mais à frente, descobriram que tinham tirado ambos o curso no mesmo ano e na mesma faculdade. O que não salvou o sem-abrigo Doutor de ir parar uns tempos à cadeia até se terem encontrado provas de como não foi cometido nenhum crime.

O gerente do edifício onde passa os dias ajuda-o e espera que alguém o ajude. O que acabou por acontecer. Após a história se ter tornado pública, Postell está a ser ajudado por uma equipa de saúde mental e por uma organização que tem como objectivo tirar os sem-abrigos das ruas. A mãe de Alfred Postell, com 85 anos, tentou juntar algum dinheiro para ajudar o filho. Postell tinha um barco e outros artigos de luxo, segundo a prima, mas agora senta-se nas cadeiras do MacDonalds com uma toalha branca na cabeça a servir de turbante.

Tags

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: