EstiloLifestyle

O que dizes tu sobre o futuro das cidades?

As chamadas cidades inteligentes estão agora à distância de um clique. O laboratório BMW Guggenheim Berlim lançou um glossário onde constam as “100 Tendências Urbanas” mais faladas actualmente. Aqui é possível ter uma ideia do rumo que as cidades estão a levar e até prever o futuro destas.

Depois da experiência em Nova Iorque no verão de 2011, o laboratório BMW viajou para Berlim, onde ficou aproximadamente um mês. Neste tempo, os mais curiosos e interessados pelas apelidadas cidades inteligentes puderam participar em workshops, rastreios, passeios e até implementar projetos urbanos na cidade de Berlim, através de uma plataforma on-line.

Há quem aposte em teorias antigas para sustentar a sua razão, mas há também quem argumente que a tecnologia é o futuro. O que falam as pessoas hoje, quando se discute o futuro das cidades? Muitas e diferentes coisas. A BMW sintetizou 100, muitas das quais já são visiveis nas maiores capitais do mundo.

  • Arquitetura da Necessidade: este é o projecto que dá voz às necessidades dos cidadãos comuns. Por restrições políticas, ou económicos, a arquitectura da necessidade engloba as alterações personalizadas e informais que moradores de cidades e bairros fazem nos seus espaços de vida. O resultado é inovador e caracteriza as novas tipologias para a arquitectura e o urbanismo.

  • Tecnologia experiencial: é um ambiente imersivo digital que permite aos cidadãos deslocar-se a um evento ou um lugar sem estar lá fisicamente. Aqui questiona-se os limites da realidade. É mesmo preciso ir a uma cidade para a viver?

  • Estacionamento: até agora o normal é estacionar os carros pelas ruas da cidade em blocos de pavimento reservados para o efeito. Mas, como nas cidades há cada vez mais pessoas e mais carros, o espaço torna-se insuficiente. Do glossário faz parte o “estacionamento do futuro 2.0”.
  • Consumo de alimentos: as cidades estão a trabalhar no sentido de erradicar a fome através de inovadoras iniciativas facilitadas pela tecnologia.

 

Tags
Show More

Raquel Loureiro

Sou uma amante incondicional do verbo comunicar licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. O gosto pelo jornalismo começou bem cedo. Escrever sempre foi um hobbie, hoje é a minha profissão. Actualmente estou a tirar mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Gosto de viajar, conhecer novas culturas, novas perspectivas,outros mundos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: