Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CinemaCultura

O caminho até “Vingadores: A Guerra do Infinito”

A maior batalha dos heróis está quase a começar

Já se passaram 10 anos desde que a Marvel Studios decidiu apostar em força em obras cinematográficas das suas personagens da banda desenhada. O primeiro filme surgiu em 2008, com o lançamento do “Homem de Ferro”. Com um total de 18 filmes no seu currículo está mais exigente e conseguiu fãs de todas as idades. Nunca desilude e mantém a sua fórmula de sucesso onde combina o fantástico, com acção, drama e comédia. As suas personagens são revigorantes e é fácil entrarmos numa discussão sobre o nosso favorito.

Durante estes anos, a Marvel criou histórias caprichosas de heróis e vilões. Seja por experiências científicas, forças do governo ou até tecnologia, cada um tem a sua exigência. Todos os filmes estão interligados. Batalhas entre o bem e o mal com uma chave de ligação, as Pedras do Infinito: Espaço, Tempo, Mente, Poder, Realidade e Alma. Essas poderosas armas são a peça que falta para a colisão da Guerra do Infinito.  Durante cada filme  são apresentadas pistas  para  a colisão da batalha final. Se  não tens tempo nem paciência para uma maratona de todos os filmes da Marvel, oferecemos-te uma ajuda  com as dicas de tudo o que precisas de saber para o filme do ano “Vingadores: Guerra do Infinito“.

Homem de Ferro

Comecemos pelo início, sim? “Homem de Ferro” foi o primeiro filme apresentado pelos estúdios. Tony Stark um engenheiro milionário e playboy, interpretado por Robert Downey Jr. é mantido em cativeiro numa caverna afegã. Após conseguir criar um gerador que o mantém vivo, constrói um super fato capaz de derrotar os mauzões. Nick fury (Samuel L. Jackson) aparece pela primeira vez neste filme, onde apresenta a Stark a Iniciativa Vingadores. Um projecto que abrange pessoas com habilidades especiais na luta contra o mal, a S.H.I.E.L.D.

Hulk

No segundo filme dos estúdios, em 2008, conhecemos um tipo com problemas de raiva. “O Incrível Hulk” é interpretado por Edward Norton num  filme completamente dedicado ao herói. Por motivos de agenda, Norton foi substituído por Mark Ruffalo nos filmes seguintes. 

Viúva Negra

Em 2010 voltam a apostar num novo filme de “Homem de Ferro”. Explorando o passado do herói que recentemente revelou a sua identidade, conhecemos Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) ou Viúva Negra. Uma espiã russa, seguindo as ordens de Nick Fury é uma forte aliada nos Vingadores e a única presença feminina durante algum tempo. 

Thor

Em “Thor” (2011), Chris Hemsworth interpreta o deus do trovão. Neste filme também conhecemos outra personagem importante. Loki (Tom Hiddleston), meio-irmão de Thor é um dos principais vilões da saga de filmes. Malicioso e manipulador, joga para o lado que mais benefícios lhe tragam. A primeira Pedra do Infinito aparece na cena prós-créditos quando Loki manipula um humano para conseguir a pedra da mente, que se encontra sob a protecção de Nick Fury. 

Capitão América

Capitão América – O Primeiro Vingador” chegou em 2011, mas devia ter sido o primeiro filme da Marvel. Em 1940 Steve Rogers (Chris Evans) é rejeitado várias vezes para se alistar ao exército, a sua motivação é forte e por esse motivo é escolhido para ser a cobaia da tomada um sérum especial para se tornar num super-soldado. A Tesseract que contém a Pedra do Espaço, a segunda a aparecer num filme da Marvel serve como a arma especial utilizada pela HYDRA, uma força terrorista nazi. Com a intervenção do Capitão América, o plano da terrível organização falha e a Tesseract cai no Oceano Pacífico, com ele. No final do filme e 70 anos após o incidente, o Capitão acorda. Nick Fury é o primeiro que lhe diz a verdade “Estamos a criar uma super equipa e precisámos de assistência”. 

Os Vingadores

O “Vingadores” em 2012 foi considerado dos filmes mais vistos e rentáveis do cinema. O primeiro que junta o grupo completo. O filme começa com Loki a fazer um acordo com uma misteriosa figura, que mais tarde percebemos que é Thanos para assim conseguir um exército. Loki pretende por a mão na Tesseract, para entregar a Thanos. Os Vingadores garantem a vitória, e a Pedra do Espaço é entregue ao planeta de Thor, Asgard, para segurança. 

Gavião Arqueiro

Hawkeye (Jeremy Renner) faz parte da equipa dos Vingadores. A sua técnica é eficaz e nunca falha um alvo. Devido à sua ausência no trailer do filme “Guerra do Infinito” muitos fãs questionam-se sobre o que terá acontecido a esta personagem. No filme anterior “Vingadores: A Era de Ultron” numa cena em especial que Hawkeye ajuda os seus colegas de batalha a repousar, percebemos que tem uma família, e tal pode por em causa a sua presença assídua no grupo. 

Homem de Ferro 3

Em 2013 foi lançado o filme “Homem de Ferro 3 “. Um filme calmo que se foca apenas em Tony Stark e sem pistas para o futuro. O protagonista é ameaçado por Mandarin que não resiste e retribui com uma luta de forças. 

Thor: O Mundo das Trevas

Em 2013, no filme “O Mundo das Trevas” Thor regressa à Terra para salvar Jane de uma maldição criada por uma entidade chamada de Aether. Descobre que os usuários são os Dark Elves, que pretendem destruir mundos. A força encontrada em Aether corresponde à Pedra da Realidade. Na cena pós-créditos é apresentado o paradeiro da Pedra. O “Colecionador” recolhe o objecto após dois guerreiros de Asgard lhe entregarem. Afinal lá no Planeta já se encontra em segurança máxima a Tesseract. Seria difícil manterem sob protecção duas pedras do infinito. 

Soldado de Inverno

Capitão América consegue um segundo filme em 2014 com “O Soldado de Inverno”. Enquanto Steve Rogers descobre que o seu amigo Bucky ainda se encontra vivo, tenta procurar respostas. Contudo este tem a missão de o matar. Enquanto luta contra Bucky, o Capitão descobre que a HYDRA tomou posse da S.H.I.E.L.D, e do ceptro de Loki, tem apenas a ajuda da Viúva Negra para terminar com o domínio dos vilões. Com o avançar dos filmes   o Soldado de Inverno começa a trabalhar a solo.  Em “Capitão América: Guerra Civil” é culpado pela morte do pai de  T’Challa ou Pantera Negra  e no passado assassinou os pais de Tony Stark. Apesar  de ter sido manipulado  e sem a sua própria consciência comete tais  fatalidades,. Tal vai criar um clima  de hostilidade no grupo, principalmente entre  Capitão América e Homem de Ferro. Especula-se que neste filme Buck adopte o nome de White Wolf, uma nova personagem da Marvel, para assim limpar o caminho do seu passado. 

Scarlet Witch e Quicksilver

A cena pós-créditos do filme “Capitão América: Soldado de Inverno” é bastante reveladora. Enquanto percebemos os planos da HYDRA, são apresentadas duas novas personagens. Os irmãos gémeos Maximoff, Scarlet Witch e Quicksilver. Cada um com as suas habilidades especiais, estão a ser controlados mentalmente pelo ceptro de Loki. Estas vão ser personagens fundamentais no próximo filme. Scarlet Witch mais tarde também se vai juntar aos Vingadores. 

Guardiões da Galáxia

Em “Guardiões da Galáxia” (2014) conhecemos a equipa de Star-Lord (Chris Pratt),  a Gamora (Zoe Saldana), o Drax  (Dave Bautista),  o Rocket  (Bradley Cooper) e o Groot (Vin Diesel).  Um grupo criminosos intergalácticos com um humor muito aguçado e sem nada a perder que se conhecem numa prisão. Juntos vão evitar que um guerreiro fanático controle o universo. A parte mais importante do filme é a Pedra do Poder. Os Guardiões da Galáxia terão de a proteger das mãos do inimigo Ronan e principalmente de Thanos. Na cena pós-créditos o “Colecionador” volta a aparecer. O seu espaço de relíquias está completamente destruído, só pode significar que a Pedra do Infinito foi roubada. 

Thanos

Apesar de não ter sido a primeira vez a marcar presença num filme da Marvel, foi em “Guardiões da Galáxia” que conseguiu mais destaque. Descobrimos que é esta personagem que ambiciona por todas as pedras do infinito. O seu motivo é muito claro: a salvação do Universo. Contudo ter  o poder das seis pedras do infinito  pode ser bastante perigoso e abusivo. Percebemos também que Thanos é o pai adoptivo de Gamora, elemento do grupo “Guardiões da Galáxia” e de Nebula.  Este vilão é considerado  como das personagens mais poderosas  do Universo Marvel  e por isso o mais temível.  Vai ser interessante vê-lo finalmente a lutar. 

Vision

Em 2015 surge o filme “A Era de Ultron”. Voltando à Terra os Vingadores encontram a Pedra da Mente enquanto combatem contra a HYDRA em Skovia. Tony Stark implanta um plano de defesa designado de Ultron. O plano apresenta alguns defeitos e Ultron consegue desenvolver consciência própria. Manipulando toda a tecnologia, Ultron decide destruir toda a Humanidade, e criar uma armadura de vibranium. Após muita destruição e conflito, Tony Stark consegue actualizar o J.A.R.V.I.S. e assim cria o Vision. Agora Vision mantém a Pedra da Mente no superior da sua cabeça. Na cena pós-créditos, Thanos volta a aparecer. Irritado pega na sua luva do poder e refere “Fine. I’ll do it myself”. Segundo o trailer do filme, a situação vai estar negra para o Vision, sem a pedra do infinito que lhe deu a vida, será que consegue sobreviver sem ela? No trailer Thanos tenta tirar-lhe. 

Homem-Formiga

Um novo herói é apresentado. “Homem-Formiga” (2015) interpretado por Paul Rudd é Scott Lang, escolhido para lutar com um fato alterado que lhe permite facilmente mudar de tamanho. Este é apenas um filme introdutório à personagem, já que a mesma aparece no próximo filme “Capitão América: Guerra Civil”. A ausência do Homem-Formiga também foi notada pelos fãs no trailer de “Guerra do Infinito”. Apesar de tudo podemos esperar por um segundo filme próprio desta personagem ainda este ano. 

Guerra Civil

O terceiro filme de “Capitão América: Guerra Civil” chegou em 2016. Surge uma grave discordância entre a equipa de heróis. Os vingadores terão de escolher o lado do Capitão América ou do Homem de Ferro. Após o incidente em Skovia, onde vários estragos foram causados e vidas perdidas, o governo decide controlar os super-heróis. Uma legislação que não é bem aceite por todos. Neste filme novas personagens aparecem para ajudar, é o caso de Black Panther e Homem-Aranha. 

Sr. Strange

Em 2016 “Dr. Strange” (Benedict Cumberbatch) conseguiu um filme próprio. Outra Pedra do Infinito é encontrada na Terra. O Olho de Agamotto, um amuleto que Dr. Strange usa ao peito, conserva as mesmas habilidades que a Pedra do Tempo. Inclusive o herói utilizou esse mesmo poder para conseguir derrotar o inimigo.  No final do filme Dr. Strange volta a colocar a relíquia no seu local de repouso. No terceiro filme de Thor, estas duas personagens encontram-se e pode ser o elo de ligação para Dr. Strange se juntar na luta contra Thanos. 

Guardiões da Galáxia 2

Em 2017 surge o segundo filme de “Guardiões da Galáxia”. O passado de Star-Lord é revelado. Descobrimos que é um semi-deus. Conseguiram novos aliados como Nebula que finalmente fez as pazes com a meia-irmã Gamora e Mantis, uma extraterrestre com poderes cinéticos.  A equipa  intergalática no final do  filme parte na sua nave para uma nova aventura. Com  o lançamento do trailer “Guerra do Infinito” percebemos que os Guardiões vão-se encontrar com Thor, no espaço. 

Homem-Aranha

Como Peter Parker (Tom Holland) já tinha sido apresentado em “Capitão América: Guerra Civil” mereceu destaque num filme próprio com “Homem-Aranha: Regresso a Casa”. Apesar das indicações de Tony Stark como típico adolescente não respeita as regras. Empolgado por ter conhecido os Vingadores, tenta lutar contra o mal disfarçado. No final do filme não aceita a proposta de Stark e decide continuar como o “amigo simpático da vizinhança”. 

Thor: Ragnarok

O Thor conseguiu  o seu terceiro filme com “Ragnarok”. A sua presença e a de Hulk foram sentidas em “Capitão América: Guerra Civil” isto porque estavam ambos ocupados com os seus próprios problemas. Explicado neste filme. Thor é capturado pelo planeta Sakaar e terá que sobreviver para salvar o seu planeta, Asgard da ira da sua irmã Hela. Na batalha final enquanto Thor luta contra a poderosa vilã e o seu planeta é destruído, entretanto Loki recupera o Tesseract da sala onde estava preservado. Quando termina o filme Loki tem a Pedra do Espaço. Já sabemos de que lado se encontra esta personagem. Será que vai lutar contra os Vingadores? 

Black Panther

No último filme lançado da Marvel, “Black Panther” conhecemos a história de T’Challa depois do encontro com os Vingadores. A última pedra do infinito que falta mencionar é a da Alma. Acredita-se que se encontra em Wakanda, já que é possível comunicar com os antepassados no mundo espiritual. T’Challa assim o fez com o pai. Contudo ainda não foi revelada nos filmes. Outro assunto que tem sido de enorme discussão é que a batalha final ocorrerá provavelmente em Wakanda, segundo as imagens do trailer, por isso  é  mais uma prova sobre essa teoria. 

    O culminar de toda a história e todas as linhas temporais vão juntar-se neste próximo filme que estreia mundialmente a 26 de abril. Com esta técnica os produtores da Marvel previnem possíveis spoilers. Este será o maior e provavelmente o mais longo filme da Marvel alguma vez feito. Esperam-se grandes surpresas (boas a más)  sobre o destino das nossas personagens favoritas. No entanto algumas perguntas prevalecem. Será que Thanos vai conseguir todas as Pedras do Infinito? Se sim, a que custo? Está tudo em aberto, e sem dúvida tudo pode acontecer.

    Tags
    Show More

    Célia Paula

    Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries de televisão, vejo tudo o que que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida, e ainda há tanto para descobrir.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Adblock Detected

    Please consider supporting us by disabling your ad blocker
    %d bloggers like this: