Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
HistóriaSociedade

Novo Mundo: o Presidente dos Estados Unidos da América

thomaswilson2Thomas Woodrow Wilson (1856-1924) foi o vigésimo oitavo presidente norte-americano, tendo cumprido o seu mandato, que na realidade foram dois, durante o período da Primeira Grande Guerra. Nasceu em Stauton, na Virgínia, em 1856, terceiro filho de quatro. Joseph Wilson foi um dos fundadores da Igreja Presbiteriana do Sul dos Estados Unidos da América, da qual foi Pastor. A infância e juventude de Thomas foi passada grande parte em Augusta, Georgia, onde entrou na escola apenas aos 10 anos, provavelmente pelo facto de sofrer de dislexia.

Na década de 70, a família muda-se para Colômbia (Carolina do Sul) e, a partir de 1874, quando o seu pai começa a leccionar na Universidade de Princeton, a família instala-se nessa cidade. Em 1879, obtém a graduação e começa-se a interessar por política, organizando debates políticos, frequentando aulas de Direito na Universidade da Virgínia e apoiando formalmente o Partido Democrático.

Embora tenha procurado prosseguir os estudos em Direito, percebe que prefere Ciência Política e História, entrando em 1883 na Universidade Johns Hopkins, para estudar essas matérias. Três anos depois, termina a sua dissertação de Doutoramento.

É numa viagem a Geórgia que conhece Ellen Louise Axson (1860-1914), filha de um pastor Presbíteriano, por quem se apaixona e de quem fica noivo. Todavia, apenas acabariam por casar em 1895, após o suicídio do pai de Ellen e da conclusão da sua formação artística. Casado, Thomas inicia o seu percurso académico, leccionando na Universidade de Cornel e no Colégio Bryn Maw, período em que nascem as duas filhas do casal, Margaret, a 1886, Jessie, no ano seguinte, e Eleanor, em 1889.

Em 1910, Thomas Wilson acaba por ser nomeado como o principal candidato do partido Democrático por Nova Jersey, acabando por vencer as eleições para o governo da cidade. O sucesso desta campanha e da sua actividade governativa permitiram-lhe candidatar-se à corrida presidencial de 1912, pelo mesmo partido, acabando por vencer as eleições e tornando-se presidente dos Estados Unidos da América. O seu mandato procurou reduzir os impostos e fazer uma reforma bancária, nomeadamente a nível da nacionalização da Banca. Procurou igualmente combater os monopólios económicos, de modo a encorajar a concorrência comercial. As reformas estenderam-se também à agricultura, que se procurou incrementar com maior especialização, através da instituição de colégios agrícolas. A nível internacional, interveio militarmente na América do Sul, mais concretamente no México, na Nicarágua, no Panamá e no Haiti.

Dois anos após a sua eleição, a sua mulher, que sofria de insuficiência renal, acaba por falecer. Em simultâneo, a guerra deflagra na Europa. Durante o início do conflito Europeu, o presidente norte-americano procurou manter-se à margem, num ambiente de neutralidade, embora esta mesma imparcialidade não livrasse os EUA de alguns incidentes com ambas as forças digladiadoras, ao nível de navegação e águas territoriais.

thomaswilson1Ao terminar o fim do seu mandato, o presidente recandidata-se, vencendo novamente as eleições, mas a neutralidade face à guerra na Europa é que se ia tornando, de dia para dia, mais incomportável. O Reino Unido ignorava a sua sugestão de uma liga de nações aliadas no pós-guerra e não concordava com o bloqueio daquela aos negociantes e companhias que mantinham relações comerciais com a Alemanha. Por outro lado, a Alemanha não cumpria algumas das suas promessas iniciais, para além de esta procurar aliar-se ao México, país com o qual os EUA fazem fronteira. Todavia, o abatimento de navios americanos pela armada germânica acabaria por mudar esta posição. O anúncio de guerra foi feito no Congresso a 4 de Abril e a 6 era assinado pelo presidente, apesar de não ter sido assinada uma aliança formal com o Reino Unido, ou a França, operando apenas como um poder associado. A partir desse momento, os Estados Unidos da América recrutaram uma extensa força naval, que foi decisiva para a vitória dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.

Thomas Wilson esteve presente nas Conferências de paz que se seguiram ao final da guerra, durante as quais foi proposta a criação de uma Liga de Nações. Por esforços despendidos para a paz, recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 1919. Nesse ano, o seu estado de saúde deteriorou-se bastante, tendo ficado paralisado do seu lado esquerdo e apenas com visão parcial do olho direito. Em 1921, abandona a Casa Branca e, três anos depois, Thomas Wilson morre, vitimado por um ataque cardíaco.

A História nas Estrelas

Quando Woodrow Wilson foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América, em 1912, o mundo estava a mudar e brevemente uma enorme Guerra iria mudar os contornos da geopolítica mundial. Não se tem a certeza absoluta do seu dia de nascimento, havendo dúvida entre o dia 28 e o dia 29, o que nos limita a análise. Capricorniano com Sol na Casa 3, oposto a Saturno, e Ascendente Balança, regido por uma Vénus na Casa 4 em Aquário, Woodrow Wilson foi um visionário e um pacifista, tendo procurado afastar-se da Guerra o maior tempo possível. Saturno em Caranguejo, na Casa 9, em exílio, dispositor do seu Sol, é representativo de uma vida pautada por uma necessidade de cuidar e de criar soluções para problemas que identificou. Contudo, por ter um Nodo Norte na Casa 6, em Carneiro, este homem não se ficou pelo idealismo, mas colocou na prática aquilo que acreditava, de forma determinada e directa.

Mapa Natal de Thomas Woodrow Wilson
Mapa Natal de Thomas Woodrow Wilson

Aos olhos menos atentos, Woodrow Wilson poderia parecer uma pessoa extremamente fria, nomeadamente pela enorme carência de elemento Água no seu mapa, mas a verdade é que existe uma densidade emocional muito profunda que é vivida em prol dos outros, nomeadamente através da sua dedicação à comunidade e à sociedade, onde está o seu propósito de vida. Por isso, durante os seus mandatos, fez profundas modificações num sentido mais social, em pleno início do século XX.

Mapa Entrada na Guerra - Thomas Woodrow Wilson
Mapa Entrada na Guerra – Thomas Woodrow Wilson

Quando decide entrar na Guerra, após 3 anos de neutralidade, Wilson entra com um propósito, o de alcançar a paz. No momento em que declara Guerra e se junta aos aliados, Vénus, a regente do seu Ascendente, estava a fazer conjunção com o Nodo Norte Natal, dando-lhe uma tarefa difícil, mas muito importante, a de no meio dos conflitos, criar os mecanismos para encontrar a paz. Com Plutão a transitar na sua Casa 9 e Saturno e Neptuno na 10, Wilson teve o poder para ser uma peça decisiva para o fim da guerra e desenvolver todos os esforços que levaram à criação de instituições com vista à paz e à reconstrução da Europa. Por isso, também foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1919, um reconhecimento da sua entrega a algo em que profundamente acreditava.

Tags
Show More

Pedro Urbano

Nasceu em Lisboa em 1979, tendo frequentado o antigo Liceu de Setúbal. Licenciou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é actualmente doutorado em História pela mesma Universidade, onde também concluiu o mestrado em História Contemporânea.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: