Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Ciências e TecnologiaPersonalidadesTecnologia

Musk – Um visionário, ao seu serviço

Elon Musk, um sul-africano residente em Los Angeles, é uma espécie de humanista da inovação, uma vez que a sua visão tem sempre como finalidade o desenvolvimento do planeta, em prol das necessidades das pessoas. É sem dúvida uma figura ímpar na inovação, neste início de século, talvez a maior referência. Um verdadeiro Cristiano Ronaldo, sem qualquer Messi capaz de ombrear ao seu nível.

Que útil seria para o mundo termos hoje alguém capaz de competir com a visão extravagante de Musk. À imagem do que aconteceu no passado, com a rivalidade elétrica entre Thomas Edison e Nikola Tesla. Inicialmente a função de Tesla, era redesenhar as máquinas inventadas por Edison e produzidas pela companhia dele. O principal motivo da rivalidade entre estes dois monstros da inovação foi a patente das aplicações de corrente contínua e corrente alternada, que veio a mudar a forma como a eletricidade é usada.

No final do século XIX, as invenções do norte-americano Thomas Edison mudaram a vida quotidiana do ser humano. Um autodidata que se tornou num dos maiores inventores de sempre, pois foi ele quem criou a lâmpada incandescente, o fonógrafo, a câmara de vídeo. Chegou a fundar 14 empresas, incluindo a General Electric, que existe até hoje, e registou 1.093 patentes, quase quatro vezes mais do que seu rival.

Nikola Tesla estudou Engenharia Elétrica na Universidade de Graz, na Áustria. Foi o responsável pela criação do motor elétrico de indução, pelo transformador de alta voltagem e pela corrente alternada. As invenções de Tesla foram tão importantes, que é por causa delas que a primeira central hidroelétrica moderna foi construída, nas cataratas do Niágara. É com essa tecnologia que ainda hoje as hidroelétricas funcionam no mundo todo.

Embora nada tenha a ver com Nikola Tesla, é apenas uma feliz coincidência da marca, Musk ter adquirido e comprado a marca com o nome Tesla. Talvez seja o projeto que deu mais projeção a Elon Musk, mas é possível destacar 5 proeminentes projetos de Musk:

Tesla Motors

Carros elétricos – Rumo à energia limpa. Foi com o TESLA Model S que se tornou sobejamente conhecido, com milhares de veículos vendidos, apesar do preço não ser de todo convidativo. Todas as atenções estão agora voltadas para o recente lançamento do Model 3, um elétrico para “o povo”.

SpaceX

ITS – O Sistema de Transporte Interplanetário. Um dos grandes sonhos de Musk é levar o homem a Marte, para ficar lá a viver. Para Musk, é uma questão de sobrevivência. Ou nos tornamos uma espécie multi-planetária, ou estamos fadados à extinção. Está prevista já para 2025 a chegada a Marte da primeira missão tripulada. Depois de, em fevereiro de 2018, a SpaceX ter lançado um Tesla Roadster no espaço, no ‘superfoguete’ Falcon Heavy, onde, após 6 meses, chegará à órbita de Marte e ficará no espaço por ‘milhões de anos’. Épico!

Neuralink

Quem quer viver para sempre? Segundo Musk, num futuro próximo, estaremos em condições de fundir o cérebro humano com um computador. Uma espécie de versão digital de nós próprios… De um modo simplificado, sempre que tivéssemos uma doença degenerativa, a cura passará por um update. A ideia será criar uma interligação das redes neurológicas com micros sensores, capazes de descodificar as atividades cerebrais e até, noutra fase, permitir a inserção de conhecimento. Ao bom estilo do Matrix!

Solar Roof & PowerWalls

Casas ecoeficientes. O conceito passa pela implementação de telhas de vidro, que funcionam de forma individual como um painel solar. Com um design atrativo, convertem os raios solares em eletricidade, para posteriormente ser armazenada nas baterias PowerWalls. Isto permitir-nos-á ter uma reserva de energia, para eventuais quebras, e diminuir significativamente a conta da eletricidade mensal.

Hyperloop

Um sistema de transporte de alta velocidade, baseado em tubos subterrâneos de grande diâmetro, com baixa pressão interna. O Hyperloop flutua sobre um fluxo constante de ar pressurizado e poderá atingir velocidades na ordem de 1200 km/h. Mais rápidos que os Jatos comerciais (900km/h). A expectativa é de, em 2020, estar pronto em Los Angeles o primeiro sistema experimental, com 3km. Seguir-se-á Los Angeles a San Francisco em 30 minutos!

Elon Musk considera que na revolução dos transportes ninguém olha para carros voadores como uma verdadeira solução, uma vez que ninguém nunca se sentirá seguro o suficiente com veículos a sobrevoar sobre a nossa cabeça. Com esta ideia, Musk pretende revolucionar o sistema mundial de transportes, minimizando distâncias de forma drástica. Inicialmente prevê-se que este sistema seja usado para transporte de cargas, até existir uma garantia de segurança para os passageiros. Uma das objeções deste fantástico projeto passa pelos altos custos de escavação de túneis subterrâneos, algo que Musk também considera que poderá ser mitigado.

De espírito audaz e ambicioso. Excêntrico. Confiante nas suas ideias, Elon Musk não hesita em arriscar! No fantástico mundo de Musk, viveremos numa eterna jovialidade e com total liberdade de tempo e espaço, viajaremos confortavelmente para qualquer destino no mundo, de forma célere. Deixaremos de consumir recursos esgotáveis do planeta.

Numa nova era, mais limpa e inovadora. Quem não gostaria de viver nesse mundo? E além do mais, teremos sempre Marte…

Tags

Ricardo Dos Santos

Mais que um profissional IT, sou um colecionador de experiências e viagens. Atento à relação entre o progresso tecnológico e inerente evolução social. Critico e opinativo por natureza, procuro sair da minha zona de conforto para evoluir, acredito que a única constante da vida é a mudança. De caligrafia torta e ideias rasuradas vou continuando a escrever o meu próprio destino! Visto-me de paixão e faço o hoje valer a pena, pois tudo é viver. Simples assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: