EntrevistasSociedadeSociedade

Margarida Lucas: “Fomos feitos para ser felizes”

Formada em Turismo, Medicina Natural, Massoterapia e Coaching, Margarida Lucas percebeu, aos 37 anos, que a sua vocação é ajudar os outros a encontrarem o caminho para a felicidade. Na TEDx FigueiroDosVinhos, vai falar-nos da Felicidade, um tema muito debatido na sociedade contemporânea.

Aos 37 anos descobriu que a sua vocação estava ligada ao bem-estar físico e mental do ser humano. Como é que descobriu essa vocação?

Estudei Turismo, trabalhei em agências de viagens e fui recepcionista de hotéis… Fazia muitas amizades, era sempre a “Psicóloga” de todos. Os clientes eram muito importantes para mim, queria que a sua viagem ou estadia fosse a melhor experiência da sua vida. Mas mais tarde percebi que as pessoas tinham pouca autoestima e que isso limitava a sua felicidade… Por essa razão formei-me em estética para dar uma ajuda na beleza e na autoestima dos meus clientes. Depois de dirigir Workshops de automaquilhagem e ensinar os meus clientes a realçarem o melhor de cada um deles, melhorar a sua postura, saber usar a sua linguagem corporal… entendi que a beleza física não era suficiente para alguém ter autoestima e ser feliz. Foi nessa altura, aos 37 anos, que decidi estudar Neurociência, entender o cérebro humano. Li centenas de livros de Neurocientistas, Psicólogos e Coaches. Formei-me em Medicina Natural, Massoterapia e Coaching. Foi então que compreendi qual era o verdadeiro segredo da felicidade.

Tem formação em Massoterapia, Coaching e Naturopatia. Pode falar sucintamente de cada uma dessas áreas, de modo a percebermos do que se trata?

A Naturopatia é medicina natural. Com a Naturopatia entendemos as doenças físicas através das emoções e ajudamos o corpo a autocurar-se apenas com métodos naturais. Quanto à Massoterapia, é uma mistura de técnicas utilizadas para tratar os nossos músculos, tendões e articulações. A Massagem Terapêutica, técnicas de Osteopatia e Fisioterapia são algumas delas. No meu ponto de vista, a Massoterapia faz milagres e devia ser obrigatória, mais ou menos como o pequeno-almoço! O Coaching são ferramentas emocionais que nos permitem saber quem somos, o que nos faz felizes e como chegar lá.

O que é, para si, a Felicidade?

A felicidade é um estado de paz e satisfação, que nos permite viver sem conflitos emocionais primeiro connosco próprios e depois com os outros.

Porque é que procuramos incessantemente a Felicidade?

Não há outra maneira de viver, fomos feitos para ser felizes, tal como fomos feitos para comer, dormir, amar, compartilhar… Sem felicidade não há “vida”, pode haver outra coisa, mas não é vida!

“Arte de ser feliz” é o nome do programa que transmite, atualmente, num programa de rádio. Ser feliz é, realmente, uma arte?

Sem duvida! Quando escrevi o meu livro A Arte de Ser Feliz, achei que estava a compartilhar algumas ideias simples de felicidade que já todos conheciam, mas não foi assim. Recebi muitas mensagens de pessoas que me dizem que este manual de felicidade alterou muito a sua visão sobre a vida. Foi por essa razão que fui convidada a falar sobre estas ideias num programa de rádio que chega a muitas pessoas em todo o país, que reagem da mesma forma que os leitores do livro. Depois disso fiquei com a certeza que Ser Feliz é uma Arte!

Acredita que a Felicidade é relativa, ou seja, aquilo que nos faz felizes varia consoante os indivíduos? Ou, pelo contrário, existem certas coisas que causam felicidade em qualquer ser humano?

Há muitos estudos sobre a felicidade, a maioria mostra que existem algumas coisas que são determinantes para qualquer indivíduo no que toca a ser feliz, uma delas é o amor, ninguém pode ser feliz sem amar, e não se trata de estar casado ou ter namorado, trata-se de amar. Mas obviamente a felicidade é diferente para cada pessoa, aquilo que faz alguns felizes pode ser a infelicidade de outros. Cada pessoa precisa conhecer-se bem a fim de entender o que a faz feliz. Entender isto pode evitar muitos conflitos consigo mesmo e com quem se relaciona.

Na sua opinião, porque é que a Felicidade é um dos temas mais abordados pelos seres humanos e porque é que suscita tanta discussão?

Isto depende de muitas coisas, em Portugal por exemplo existe a cultura do “vitimismo”, de que a minha dor é maior do que a tua. Procuramos atenção e amor através do sofrimento, mas isto é uma prática comum, quem não vive assim é considerado “extraterrestre”. A herança deixada pelos nossos antepassados é de luta e sofrimento, fomos programados para sofrer, apesar de termos uma natureza feliz. Por essa razão passamos toda a nossa vida a lutar contra esta programação. Felizmente o Coaching e outras técnicas vieram dar uma ajuda para quem quer mudar esta programação. A felicidade é um direito de todos os seres humanos e não depende daquilo que se possui mas daquilo que somos! Ser Feliz é Simples, quando se aprende a Arte!

Tags
Show More

Joana Veríssimo

Licenciada em Jornalismo e Comunicação e com uma paixão enorme pela escrita.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: