Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
HistóriaSociedade

Marco Aurélio – O Imperador Filósofo

O antigo império romano deixou-nos um extraordinário legado no território Europeu, onde a sua influência se fez sentir, como podemos constatar no nosso país, desde escritos, costumes, aldeias e construções memoráveis para a época. Contudo, um nome, “CAESAR MARCUS AURELIUS ANTONINUS AUGUSTOS”, vulgo Imperador Marco Aurélio, foi conotado como o último imperador que elevou o nome de Roma, antes do declínio.

Marco Aurélio deixou-nos uma vasta herança que perpetuará para sempre na história. Com os seus pensamentos e meditações, elevou a psicologia estóica ao mais alto expoente.

Marco Aurélio nasceu a 26 de Abril de 121, ficando órfão de pais ainda muito jovem. Foi adoptado pelo tio, Antonino Pio, que posteriormente se tornaria imperador romano.

A 25 de Fevereiro de 138, pouco depois de Antonino Pio ter sucedido ao imperador Adriano, nomeou Marco Aurélio e Lúcio Vero como seus sucessores, mas ressalvando sempre que a posição de Marco Aurélio seria sempre superior.

O casamento deste com a filha de Antonino Pio, Faustina, que durou 30 anos e gerou 13 filhos, ainda veio fortalecer mais a pretensão do tio em oferecer mais poder a Marco Aurélio.

Com a morte de Antonino Pio a 161, Marco e Lúcio foram nomeados co-imperadores até ao ano de 169, altura da morte de Lúcio, passando Marco Aurélio a imperador único até à sua morte a 17 de Março de 180, em Vindobona (Áustria), sucedendo-lhe o filho Cômodo.

Foi edificado uma estátua equestre de Marco Aurélio em bronze dourado, erigida em frente ao Palácio de Latrão, restaurada posteriormente por Michelangelo e transferida para a Praça do Capitólio em Roma, em 1538, tornando-se no protótipo de todas as estátuas equestres da época do Renascimento. Estátua esta que no momento actual se encontra nos museus capitolinos, existindo uma réplica em bronze na Praça do Capitólio.

Uma imagem desta estátua figura na moeda de 50 cêntimos de euro italiana, desenhada por Roberto Mauri, tal a importância deste grande imperador.

Marco Aurélio foi um imperador respeitado, citado várias vezes como um excelente administrador, um homem misericordioso com os seus adversários e justo, quando tomava decisões, escutando sempre a opinião dos conselheiros, antes de tomar a decisão definitiva.

Frequentemente relacionado à filosofia, por se ter dedicado ao estudo da mesma e à reflexão, escrevendo pensamentos que interiorizava para ele próprio em campanhas militares, que tentava colocar em prática durante a sua vida.

Desses pensamentos, foram publicados vários livros designados Meditações, com citações do imperador, onde exercia a sua orientação pessoal e a maneira de melhorar como individuo, as suas ideias estóicas frequentemente giravam em torno do controle de emoções, de respeito, as quais, segundo o autor, libertava o homem do sofrimento e dos prazeres do mundo material.

Apesar de não ter uma fé religiosa definida, parecia acreditar que existia uma força, que mesmo nos momentos maus nos transportava para o bem final.

Da sua colecção Meditações deixo uma citação em particular, onde descreve o seu Pai (tio) e a sua forma de estar.

Em meu pai, observei suavidade de temperamento e resolução imutável nas coisas que ele determinava após a devida deliberação. Não possuía nenhuma vaidade nas coisas que os homens chamavam de honras. Ele era dedicado e perseverante no trabalho. Estava sempre disposto a ouvir aqueles que tinham qualquer coisa a propor para o bem comum. Ele possuía firmeza inabalável, atribuído a cada pessoa conforme os seus méritos. Observei que ele havia superado todas as paixões infantis. Observei, também, o seu hábito de investigação cuidadosa em todos os assuntos que requeriam a sua deliberação. Além disso, ele possuía uma persistência inabalável e nunca interrompia a sua análise e pesquisa até estar satisfeito com os factos, não se deixando enganar pelas aparências que primeiros se apresentavam. Ele era capaz de prever coisas muito antecipadamente e procurava não se exibir e nem se deixava afectar com elogios, lisonjas e aplausos populares. Ele estava sempre atento às coisas necessárias para a administração dos negócios e era um bom gestor das despesas, suportando com paciência a responsabilidade pelos imprevistos. Ele sempre demonstrou sobriedade e firmeza nas decisões tomadas em todas as coisas públicas ou particulares. Nunca demonstrou quaisquer pensamentos ou acções ruins. Ele estava preparado para ceder sem inveja aos que possuíam alguma habilidade particular e valorizava os profissionais para que desfrutassem da sua reputação de acordo com os méritos e conhecimentos. Ele sempre agiu de acordo com as instituições do país, sem demostrar qualquer afectação por cumprir com o seu dever. Além disso, ele era metódico na sua rotina e disciplinado nas obrigações.

Uma homenagem justa ao tio e o seguimento dos ensinamentos que o mesmo lhe proporcionou e que marcou o imperador como um lema de vida a seguir.

Aconselho todos a pelo menos uma vez lerem os manuscritos de Marco Aurélio Meditações, pois este deixou um legado enorme para a humanidade, que devemos seguir e ensinar aos nossos, para termos um mundo muito melhor, sem guerras, quezílias, invejas e ódios e podermos espalhar o bem e o amor por toda a humanidade.

Marco Aurélio era meio cristão, meio estóico e necessitava tanto da paciência cristã como da indiferença estoica, porque as inquietações estavam todas sobre os seus ombros. Marco Aurélio, conclui a história, foi coroado o maior dos romanos, não foi, porém, o maior dos homens, porque Marco Aurélio, o filósofo, foi prejudicado na sua ambição por Marco Aurélio, o imperador.

Marco Aurélio é um imperador imortal, como imortal será a sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: