CinemaCultura

LEFFEST’17

Lisbon & Sintra Film Festival - Programação Completa

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival está de regresso para a sua 11ª edição, que decorrerá entre os dias 17 e 26 de novembro. 

Mais uma semana do mundo do cinema está de regresso a Lisboa, talvez naquele que seja o mais popular dos festivais de cinema que passa pela capital do país. Se antes o Estoril fazia parte do festival, agora o LEFFEST mudou de cidade, nomeadamente para Sintra, onde trará garantidamente uma outra vida aos espaços culturais da região. Lisboa, como é óbvio, continua em destaque.

Isabelle Huppert é o maior destaque do LEFFEST’17

No LEFFEST deste ano destacam-se a exibição de quase 200 filmes, 13 deles na Selecção Oficial em Competição e cerca de 20 Fora de Competição, completamente inéditos em Portugal e alguns deles com antestreias de peso. Chegam à cidade importantes títulos depois de passarem por festivais internacionais de renome como o de Toronto, Berlim, o de Sundance e até o de Veneza. Os filmes que destacamos desta edição do LEFFEST podem ser conhecidos com mais atenção no final deste artigo.

Roda Gigante, o novo filme de Woody Allen, é um dos destaques do LEFFEST

De entre os quase 100 convidados destacam-se na edição do Lisbon & Sintra Film Festival a presença de Isabelle Huppert, David Cronenberg, Peter Brook, Robert Pattinson, Willem Dafoe, Julian Schabel, Mathieu Amalric, Abel Ferrara, Jean-Claude Carrière, Ildikó Enyedi, João Mário Grilo, José Vieira, Sara Driver, Gidon Kremer, Stephen Kovacevich, Don Delillo, Enrique Vila-Matas ou Rodrigo Rey Rosa.

No júri da Selecção Oficial – Em Competição contam-se o cineasta David Cronenberg como presidente do mesmo, a escritora grega Ersi Sotiropoulos, a escritora libanesa Hanan Al-Shaykh, a realizadora e argumentista húngara Ildikó Enyedi, a atriz e encenadora portuguesa Mónica Calle e a pianista japonesa Momo Kodama. “A Ciambra”; “A Liberdade do Diabo”; “A Man of Integrity”; “As Guardiãs”; “Chama-me pelo teu Nome”; “Closeness”; “Cocote”; “Frost”; “How to Talk to Girls At Parties”; “Lucky”; “O Dia Seguinte”; “Verão Danado”; “Western” são os filmes em competição. Mais informações sobre os filmes podem ser consultadas aqui.

O novo filme de Louis C.K. também está no festival apesar da sua estreia ter sido cancelado em Nova-Iorque devido aos escândalos sexuais que envolvem o comediante

Como anunciado há já algum tempo, o Lisbon & Sintra Film Festival servirá de homenagem a Isabelle Huppert, com a exibição de uma retrospectiva da sua obra cinematográfica completa e com a mostra fotográfica exclusiva titulada Woman of Many Faces no Museu das Artes de Sintra e que conta com mais de 100 fotografias e vários trabalhos em vídeo de artistas de renome internacional. João Mário Grilo, José Vieira, Abel Ferrara, Alain Tanner, Julian Schnavel e Peter Brook também são outros autores cuja obra terá direito a retrospetiva.

Não percas a oportunidade de assistir a Call me by your Name um dos mais fortes candidatos aos Óscares

Paralelamente ao LEFFEST, Peter Brook terminará a sua digressão mundial com o seu mais recente Battlefield, que acontecerá no Teatro D. Maria II. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui. Para além do teatro salientamos a aposta na música, como por exemplo, a presença do pianista Alain Planès para um recital relacionado com o filme “L’Infini Turbulent”.

Destaque igualmente ainda o Simpósio Internacional “Pode a Arte Ser Ainda Subversiva?” com curadoria de Marie-Laure Bernadac e Bernard Marcadé. Todas as informações e programação pode ser conhecida no site oficial do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival. Não percas mais uma oportunidade única e sensacional de contactar de perto com as melhores estrelas do mundo das artes.

Show More

Virgílio Jesus

Licenciado em Ciências da Comunicação e com Mestrado em Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sou um apaixonado por cinema desde os meus 10 anos. Todos me conhecem como o ‘viciado em filmes’ porque na realidade estou sempre interessado em ter a sétima arte como tema de conversa.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: