Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ArtesCultura

Lashes.

O vocábulo ‘Lashes’ significa tanto chicotadas como pestanas, em inglês. Aparentemente estão muito distantes um do outro, mas talvez não. Se o primeiro reporta a uma prática de castigo físico e tortura repudiada nos dias de hoje, o segundo leva-nos para a beleza de umas belas pestanas e maquilhagem, tendencialmente associada ao universo feminino.

O culto da beleza, mais especificamente da moda, é o tema d’ O Império do Efémero (1987), de Gilles Lipovetsky. A moda, fenómeno que surge na Europa, reflecte o rompimento com a tradição e o abraço ao futuro e à mudança. O culto do novo, mesmo que desconhecido, é o diferencial entre as sociedades tradicionais e as sociedades modernas. Esta dicotomia ajuda a explicar as 1.000 chicotadas e 10 anos de prisão a que foi condenado esta semana Raif Badawi, bloguer da Arábia Saudita, que incentivava a liberdade de expressão neste país (ler aqui). Resta-nos recusar estas situações e exercer a nossa liberdade todos os dias.

E pintar as pestanas, se quisermos.

12_06

 

 

 

 

Tags

Ricardo Jorge

Lisboa, 1978. Licenciado e mestre em Arquitectura pela Universidade de Lisboa, estudou também Design e Ensino das Artes. Paralelamente a estas áreas desenvolve trabalho em Ilustração e Desenho com exposições regulares em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: