Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CiênciasCiências e Tecnologia

Ideias molhadas!

Tomar banho não significa apenas ficar bem cheirosos e asseadinhos, existe algo de maior complexidade no simples acto de tomar banho, seja de manhã ou à noite.

Quando tomamos banho provocamos várias reacções no nosso corpo que ajudam a nossa mente e não apenas pelo facto de nos sentir-mos mais limpinhos, ora vejamos. Em primeiro lugar, o banho deve ser tomado com a água morna ou de preferência até mesmo fria, sim, isso mesmo: FRIA e não é para pouparmos nos gás! O banho de água quente até pode saber bem, mas são poucos os benefícios se comparados com o banho de água morna ou fria e não me refiro apenas à pele como também a todos os aspectos, inclusive a maneira de funcionar do nosso cérebro. Além da temperatura da água, o banho matinal acaba por ser mais aconselhado pois proporciona aquele momento de isolamento quando acordamos em que as nossas engrenagens mentais ainda estão a começar a trabalhar. Shelley Carson, uma psicóloga de Harvard veio a confirmar isso: o banho matinal favorece a organização da agenda diária, ajuda a resolver questões e desperta a criatividade, mas isto acontece porquê?

O tempo que levamos para chegarmos à solução de alguma questão, é chamado de período de incubação das ideias e sendo o banho um momento solitário, é quando aproveitamos para fazer de maneira até inconsciente, uma espécie de meditação ou reflexão interna em que nos conseguimos focar apenas na resolução dos problemas e na criação de ideias, por isso é que as melhores ideias são muitas vezes concebidas quando tomamos banho, pois o banho tem um efeito relaxante, e engane-se quem pensa que é apenas o banho de água quente ou morna. O banho de água fria, embora possa não parecer tem precisamente o mesmo efeito até com mais benefícios. Um banho de água fria, aumenta a glutationa no sangue e aumenta também, os níveis de ácido úrico, estas duas juntas proporcionam um alívio do stresse. Para quem não sabe, a glutationa é uma proteína existente em todas as células do corpo humano, é um antioxidante e dexintoxicante que protege as células contra radicais livres e melhorar o sistema imunitário. Já o ácido úrico é uma substância formada pelo próprio organismo depois da digestão das proteínas. O ácido úrico não causa nenhum problema pois é eliminado pelos rins, no entanto se os seus níveis forem altos ou baixos, podem levar a problemas de saúde.

O banho frio é o mais indicado para estimular a nossa mente e a nossa criatividade, pois aumenta a energia, isto acontece porque o cérebro fica mais alerta, o que não é de admirar com aquele choque de temperatura! Acelera o ritmo cardíaco o que leva a um aumento da quantidade de oxigénio que respiramos. Desta maneira consegue ainda combater a depressão e a ansiedade, porque a única que vamos sentir é quando entrarmos para debaixo da água fria! Indirectamente o banho também aumenta a nossa auto estima e para quem o faz com água fria, mais uma vez é o maior beneficiário e não apenas pela coragem que tem, é que a água fria melhora o aspecto e a saúde tanto da pele como do cabelo!

Portanto o banho estimula realmente o nosso lado criativo provavelmente por ser relaxante e é por isso, que depois de tomarmos um belo de um banho, nos sentimos em forma de novo, tanto física como psicologicamente, pode não curar todos os males, mas de certeza que ajuda a maioria!

Mafalda Parreira

Sou a Mafalda e tenho 37 anos. Trabalho como repositora logística. Tenho o 12º ano e estou a tirar o curso de auxiliar de reabilitação e fisioterapia em horário pós-laboral, para exercer futuramente, pois é um dos meus sonhos e ainda não estou velha para o deixar escapar! Tenho um filhote lindo de 8 anos que me apoia muito e é o meu orgulho. Adoro ler, escrever, cozinhar, caminhar e experimentar coisas novas! Tenho 2 gatos maravilhosos (e um pouco loucos também!!) e um aquário cheio de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: