ArtesCultura

He For She

Esta semana fiquei muito satisfeito com uma notícia que convosco partilho. A iniciativa HeForShe, que pretende alertar para a discriminação de género. A apresentação foi feita por Emma Watson, que interpretou a personagem feminina  principal nos filmes de Harry Potter. Tendo sido convidada para embaixadora da boa vontade das Nações Unidas há seis meses, foi nesta semana que a actriz ganhou de novo protagonismo, com um discurso de grande qualidade e importância. Assim que vi o respectivo vídeo, entrei na plataforma e aderi.

Espero que, apesar do mapa contar com poucos aderentes (em Portugal havia algo como 1100), se atinja rapidamente o objectivo de 1 bilião de homens comprometidos com esta causa. Apesar dos pequenos números, alguns países têm, em percentagem, muitos mais homens inscritos que outros. Face à população portuguesa, não estamos mal na nossa prestação. Pensei por um momento que alguns desses países, com menos votantes, habitualmente passam a imagem de ter um estado, ou governo pouco democráticos e mesmo opressores dos direitos humanos. Pensamos muitas vezes que estamos a ser manipulados pelos meios de comunicação social. Está aqui a prova. Para quem quiser ir ver e já agora votar.

Não me venham dizer que somos todos iguais. Verifica-se que as mulheres são mais frequentemente vítimas de violência do que os homens. Recebem salários mais baixos. São proibidas de estudar, trabalhar, conduzir, falar, pensar, de ter filhos, ou de não os ter e mesmo ao nosso lado. É inaceitável qualquer forma de discriminação. Esta leva já muitos anos, talvez seja mais velha que o próprio paraíso.

RS Setembro 29_9_2

Tags
Show More

Ricardo Jorge

Lisboa, 1978. Licenciado e mestre em Arquitectura pela Universidade de Lisboa, estudou também Design e Ensino das Artes. Paralelamente a estas áreas desenvolve trabalho em Ilustração e Desenho com exposições regulares em Portugal.

Related Articles

1 thought on “He For She”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: