Desporto

Euro 2016, a festa do futebol vai começar no país de Zidane.

Será que é desta?

Esta vai ser a pergunta que vai ecoar na cabeça de todos os amantes de futebol durante um mês. De 10 de Junho a 10 de Julho todas as atenções vão estar centradas em França e desta vez será por um bom motivo, pelo menos é o que todos esperamos. O Campeonato da Europa de Futebol será disputado por 24 selecções. Junto a estas selecções, estão a então bicampeã Espanha e, pela primeira vez desde a sua afiliação à UEFA, Gibraltar. A França foi escolhida como sede a 28 de Maio de 2010, quando a sua candidatura venceu a da Itália e a da Turquia.

As partidas serão jogadas em dez estádios entre nove cidades: Bordéus, Lens, Villeneuve-d’Ascq, Lyon, Marselha, Nice, Paris, Saint-Étienne e Toulouse. Será a terceira vez que a França organizará o torneio, em que duas foram em 1960 e em 1984. A seleção francesa ganhou o torneio duas vezes: em 1984 e em 2000. O vencedor ganhará o direito de jogar no Campeonato das Confederações FIFA de 2017 organizada pela Rússia. Se Alemanha ou Rússia vencerem, o 2.º colocado irá participar nesta competição.

O logótipo do Euro 2016 foi apresentado a 26 de Junho de 2013 por Michel Platini, presidente da UEFA no pavilhão Cambon Capucines em Paris. Num comunicado, a UEFA explica que “o objectivo é de associar a criatividade que caracteriza a cultura francesa assim como a beleza do futebol e de dar à UEFA Euro 2016 a sua identidade própria.” O logótipo foi criado pela agência de comunicação portuguesa Brandia Central.

O slogan desta competição é “Le Rendez-Vous” (O Encontro). Os organizadores querem dar ao torneio do Euro 2016 um espírito unificado dos espectadores e dos actores que vão celebrar a arte do futebol durante um mês.

A mascote do Euro 2016 foi apresentada na Internet a 30 de Novembro de 2014 e chama-se Super Vítor. Este nome é baseado na palavra Vitória”. O rapaz retratado na figura ganhou os seus poderes após encontrar uma capa mágica, chuteiras e ainda uma bola oficial do Euro 2016. As primeiras horas deste europeu ficaram marcadas pelo caos. Em Marselha as forças de segurança francesas dispararam gás lacrimogéneo para dispersar os adeptos ingleses que pelo terceiro dia consecutivo provocaram distúrbios graves na cidade do sul de França (é de relembrar que no Euro 2004, em Portugal, os adeptos ingleses também provocaram vários desacatos). De acordo com o chefe da polícia local, as forças de segurança foram obrigadas a dispersar os adeptos de futebol com gás lacrimogéneo devido a cenas de violência entre ingleses e russos no distrito de Vieux-Port. Segundo os relatos no local, vários adeptos ingleses apresentando sinais de embriaguez provocaram cenas de violência contra adeptos russos, o que obrigou a polícia francesa a intervir perante uma autêntica ‘batalha campal’. Os desordeiros serão apresentados às autoridades competentes.

O primeiro jogo deste Europeu opôs a anfitriã França contra a Roménia e aconteceu a 10 de Junho às 20 horas portuguesas.

A França sofreu e muito para bater a Roménia por 2-1, em jogo de abertura do Euro2016. A jogar em casa, os gauleses só descansaram aos 89 minutos, quando Payet fez o tento da vitória, depois de Giroud ter dado vantagem aos ´Bleus` e Stancu ter empatado de grande penalidade. As estrelas, Pogba e Griezmann estiveram desaparecidos em combate e acabaram substituídos. A equipa de Deschamps venceu mas não convenceu.

Já a Suíça, que está no mesmo grupo da França, também venceu o jogo. O golo foi marcado pelo defesa Fabian Schär, aos cinco minutos, e igualou a anfitriã França na liderança do Grupo A do Campeonato da Europa de Futebol de 2016. Em Lens, a selecção suíça marcou o golo da vitória logo aos cinco minutos, beneficiando ainda de superioridade numérica a partir do minuto 37, devido à expulsão por acumulação de cartões amarelos do capitão albanês Lorik Cana.

França e Suíça, que se defrontam na terceira jornada, a 19 de Junho, dividem a liderança, com três pontos, enquanto Roménia e Suíça não pontuaram na primeira jornada.

Só que este tipo de competições não fica só marcada pelo futebol. O Euro só agora começou mas já há histórias para contar.

A selecção italiana, que é considerada uma das favoritas à vitória final, pode não ganhar mas já festejou o nascimento de mais uma transalpina. O médio Alessandro Florenzi, pai da jovem criança, foi recebido com aplausos dos restantes jogadores transalpinos quando subiu ao relvado do centro desportivo de Montpellier, onde a comitiva da Itália está a preparar a participação no torneio. A equipa treinada por Antonio Conte iniciou o Campeonato da Europa na segunda-feira passada, frente à Bélgica, em jogo da primeira jornada do Grupo E, que integra também a República da Irlanda e a Suécia. A Itália ganhou por 2-0 aos Belgas.

Passamos de um nascimento para a história de dois irmãos. Os irmãos Xhaka, Taulant pela Albânia e Granit pela Suíça, foram hoje titulares no jogo entre as duas selecções, da primeira jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de Futebol de 2016, em Lens. Taulant e Granit são filhos de pais kosovares-albaneses, nasceram ambos em Basileia, na Suíça, e ambos representaram a seleção helvética nos escalões de formação, tendo Taulant, o mais velho, de 25 anos, optado pela nacionalidade albanesa, enquanto Granit, de 23, permaneceu suíço. Granit Xhaka, que já foi contratado pelos ingleses do Arsenal, alinhou na última temporada nos alemães do Borussia Mönchengladbach, depois de ter jogado no Basileia, clube de sempre de Taulant Xhaka, que esteve apenas duas temporadas no Grasshoppers, por empréstimo.

Histórias portuguesas ainda não existe pois a selecção Portuguesa só entra a serviço no dia 14 de Junho frente à Islândia.

Tags
Show More

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: