CrónicasGastronomiaLifestyle

Eu, Corpo Danone me confesso

“Depois disto, tenho de manter a boca fechada durante 15 dias”

Cláudia Margarida Martins

Brownies

Já ouvi esta expressão vezes sem conta e, ultimamente, muito à terça-feira. Passo a explicar: Estou a terminar uma formação e, quanto mais nos aproximamos do fim, mais bolinhos vão aparecendo no final de cada sessão :D. Felizmente (ou infelizmente, pois há quem diga que se deve à ruindade), nunca fiz uma única dieta. Já tive mais peso, já tive menos, mas de há uns anos para cá mantenho-me abaixo dos 50, quer queira, quer não, mas adiante… Tudo isto para vos explicar que todas as minhas amigas não acham muita piada aos meus petiscos, grande parte com calorias a mais que aquilo que se permitem consumir.

Comecei, por isso, à procura de alternativas mais saudáveis, para que continuasse a ter cobaias. Sim, porque deixem-me dizer-vos que, durante muito tempo, fui uma nódoa a confeccionar doçaria. As receitas têm medidas certas e perde a graça toda.

Um certo dia, combinei com duas amigas, jantar em casa de uma delas. Meados de Agosto, um calor abrasador e uma delas resolve no dia antes: não sei cozinhar, nem me apetece, compram-se frangos, batatas fritas de pacote e está feito. A outra começou a entrar em parafuso. Adivinhem porquê? Pois é, meus amigos, por causa da dieta. Com esta situação, assumi que faria o jantar na casa da Maria e levaria a sobremesa. Ensinava-lhes a confeccionar uma refeição mais saudável, fresca e rápida. Em contrapartida, a Ana levaria duas Loiras Espampanantes (o nome carinhoso que dou às garrafas de Lambrusco Rosê) e a Maria em troca, ofereceu-se para me fazer uma massagem ayurvédica (naquela altura, bem que estava a precisar)

Assim foi. Comprei os ingredientes, fiz a sobremesa, apanhei a Ana em casa e dirigimo-nos para casa da Maria. A Ana já tinha experimentado o prato que ia fazer uma vez na minha casa e quando percebeu o que ia fazer, ficou toda entusiasmada, mas quando viu a sobremesa, ia perdendo o ar.

Eu não vou comer “Isso”!

Isso” é uma bomba calórica, que vai fazer muitos estragos!

Porque trouxeste tu “Isso”??

Felizmente o caminho é curto e, portanto, rapidamente se calou.

Chegámos, pusemos as novidades em dia, a Maria fez-me a massagem (se nunca fizeram experimentem, não se vão arrepender) e de seguida fui mostrar-lhe como se fazia o jantar, numa pequena e curtíssima viagem por dois países da América do Sul: Guacamole (México) e Ceviche de Salmão (Venezuela). Tortilhas de milho para acompanhar (tenham paciência, eu sou magra e precisava de hidratos de carbono), mas disse-lhes que, caso quisessem, quando fizessem em casa, podiam fazê-lo com folhas de alface, ou folhas de endívias.

Jantámos e por fim tirei a sobremesa do frigorífico. Tinha feito Brownies. Porém, estes eram uns Brownies muito especiais. A Ana lá voltou às lamúrias, mas obviamente que quis provar, quando lhe expliquei que eram à prova de dieta. Adoraram. A Maria, sempre curiosa com tudo, em certo momento, perguntou-me: “Mas o que têm os Brownies para serem à prova de dieta? A mim sabem-me a chocolate.” Foi quando finalmente lhe expliquei, com ar mordaz: “É que estes, minhas amigas, foram feitos com farinha integral e Courgettes.

Juro que a reação daquelas duas alminhas ficou gravada na minha cabeça durante uns meses. Primeiro, o ar incrédulo a olhar para o prato, como se eu tivesse dito o maior disparate do mundo. Quando finalmente assimilaram e lhes expliquei como se fazia, ficaram felizes da vida e só me diziam que tinha de lhes dar a receita.

Dos Brownies, ao final da noite, pouco restou para contar a história…

Vamos às compras?

Ceviche de Salmão

2 filetes de Salmão fresco

Sal e pimenta q.b.

Sumos de duas limas

Preparação: Corte os filetes em pedaços, tempere com sal, alho e pimenta. Misture o sumo de lime e coloque no frigorífico, durante meia hora. O ácido da lima coze o peixe o suficiente, para ser consumido ao fim desse tempo. Tenha, porém, em conta, que o que se pretende, é o sabor acentuado a mar.

Guacamole

1 abacate maduro

2 tomate frescos

1 cebola pequena

1 pepino pequeno

1 malagueta vermelha grande com as sementes

Meio ramo de coentros

Sal, pimenta e alho em pó q.b.

Azeite e sumo de lima para temperar

Preparação: Retire a polpa do abacate e esmague com um grafo até se transformar em puré. Pique o tomate, a cebola, o pepino e os coentros e misture, juntamente com a abacate. Junte sal e alho a gosto e tempere com o azeite e a lima.

Quer utilize as tortilhas de milho, ou as folhas de alface, é um prato fácil, rápido, mas, principalmente, divertido de consumir, pois cada um junta à tortilha, ou à folha de alface a quantidade que quiser.

E agora o Rei da Festa!

Brownies de Chocolate com Courgette

150 grs. de farinha de trigo

120 grs de farinha integral

35 grs. de farinha de alfarroba

35 grs. de cacau em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

160 grs. de açucar

70 grs. de manteiga

80 ml. de buttermilk(*)

2 Ovos

100 grs. amêndoa palitada tostada

2 Courgettes médias

Cobertura:

200 grs. de chocolate negro (mínimo 70 % de cacau)

50 grs. de açucar

1 Colher de sopa de manteiga

100 ml. de leite

Pré-Aqueça o forno a 180º. Coloque as courgettes na picadora, mas deixe em pedaços pequenos. Reserve. De seguida, misture os ovos inteiros, a manteiga derretida e o açúcar, até ficar homogéneo. Junte a courgette e o buttermilk. Coloque as farinhas, o cacau, o bicarbonato de sódio e mexa bem, para depois juntar as amêndoas previamente tostadas, e envolva.

Deite a mistura num tabuleiro rectangular previamente preparado com manteiga e farinha, ou utilize uma forma antiaderente. Leve ao forno, durante aproximadamente 30 minutos, ou até o palito sair apenas levemente húmido.

Entretanto faça a cobertura, enquanto o bolo arrefece: Coloque no copo o chocolate partido em quadrados e os restantes ingredientes e ponha-os 30 segundos no microondas, na temperatura máxima. Provavelmente, necessitará de repetir este processo cerca de 4 vezes e deverá mexer de cada vez que o fizer, até ficar um creme homogéneo.

Corte o bolo em quadrados ainda dentro do tabuleiro (15 sensivelmente) até meio, para que a a cobertura tape apenas a parte de cima dos Brownies e espalhe-a ainda quente sobre os bolinhos.

Deixe arrefecer  por completo, para que depois seja mais fácil para acabar de cortar e retirá-los do tabuleiro.

* Buttermilk , ou “leitelho” é um resíduo da  produção da manteiga.  O que se vende nos supermercados é feito através da adição de uma cultura de bactérias ao leite desnatado. O tradicional, ou “caseiro” é  mais líquido e levemente ácido, enquanto o industrializado é espesso e azedo. Confere uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles e é usado como base para sopas e molhos para salada.

Receita caseira para Buttermilk – Para 80 ml de buttermilk que a receita pede, coloque 1 colher (sopa) de sumo de limão, ou vinagre branco num recipiente graduado e acrescente leite até completar a medida pedida. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

As Simple as That!

Tags
Show More

Marisa Coelho

Eu, curiosa aprendiz de tachos e letras, inspiro-me nas referências do digníssimo trabalho de outros e dou-lhe o meu cunho pessoal. Conto estórias com personagens, tempos e espaços, condimentadas q.b.
E sempre em busca do ingrediente perfeito que muitas vezes se encontra na Dita paixão do que se faz.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: