Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ArtesCultura

Em Setembro…

Ai Setembro, Setembro, o eterno mês do regresso à escola. Relembro que em Setembro ainda de férias já pensava em voltar para as aulas. Imaginava-me perto dos amigos, a correr e a brincar depois da escola. Levava quase três meses de férias e, por muito boas que fossem e eram, já fartavam. As minhas férias na serra, ou lá de vez em quando em Espanha, acabavam neste mês com esplendorosos fim de tarde de águas quentes, na praia, ou no rio. Mas as saudades da cidade começavam a fazer-se sentir. Nem sequer me passava pela cabeça que era um privilegiado, nesse então.
Estes três meses de férias, que já não se usam, eram na verdade uma boa oportunidade para o contacto com ambos os lados da família, com o estrangeiro, com a natureza. Eram  umas férias grandes, em grande. A minha realidade era, na província, completamente diferente da do resto do ano. Enxotar galinhas, ou ver o que tinham crescido as plantas na horta eram coisas próprias dessa altura. Não havia ainda as quintas pedagógicas, ou coisa que o valha… hoje em dia quer-se fazer crer que cultivar salsa num vaso, ou ter uma horta urbana é muito moderno, mas na verdade é muito deprimente. Era ali, diante dos olhos, que estava a natureza com toda a sua beleza, mas também o trabalho do homem para com ela subsistir, e aqueles três meses, além de serem diferentes, eram marcados por esse ritmo lento e consistente, pesado, mas feliz, das estações e da preparação do restante ano.
Antes de voltar ao buliço da cidade e de me acomodar no carro, para uma longa viagem de mais de quatro horas, depois de uma nota para uns doces metida no bolso por uma, ou outra tia, lá me dava a minha avó um conselho, aberto, simples e genuíno: “planta, colhe e cava, que é mês para tudo”.
Bom regresso de férias!
RS Setembro 12_9_1
Tags
Show More

Ricardo Jorge

Lisboa, 1978. Licenciado e mestre em Arquitectura pela Universidade de Lisboa, estudou também Design e Ensino das Artes. Paralelamente a estas áreas desenvolve trabalho em Ilustração e Desenho com exposições regulares em Portugal.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: