Ciências e TecnologiaTecnologia

Efeitos Inesperados do Facebook

Estão ligadas entre si pela rede social mais utilizada em todo o mundo. Um serviço lançado há quase uma década e que atingiu no ano passado 1 bilião de utilizadores activos. Num mundo repleto de Facebook’s será tudo negativo nesta rede? O Facebook não terá benefícios para os utilizadores? As relações na vida real não terão alguns benefícios da utilização do Facebook?

Com um nome coloquial – “livro” – o Facebook nasceu da necessidade de os estudantes da Universidade de Harvard se conhecerem. Mark Zuckerberg é o nome de quem, pelas mãos, fez com que esta rede fosse o sucesso que é em pleno século XXI. Inicialmente limitada aos estudantes desta universidade foi gradualmente permitido que outras faculdades tivessem acesso. Hoje, são mais de 300 mil pessoas que se registam todos os dias nesta rede.

Não é novidade – os utilizadores devem registar-se e criar um perfil pessoal, adicionar outros utilizadores (amigos, por exemplo) e, a partir daí, fazer desta rede um ponto de participação em grupos de interesse, trocas de mensagens, entre outras utilizações com os fins que mais desejarem. Desde que tenha 13 anos, pode ser utilizador da rede mais falada no mundo (ainda que esta regra constitua excepção).

Benefícios do FacebookEm média, os utilizadores das redes sociais gastam não muito mais do que 15 horas por mês no Facebook que, cerca de 30 minutos por dia. Estudos reflectem que este tempo despendido é prejudicial e justificam que o uso é excessivo, mas por outro lado existem estudos que comprovam exactamente o contrário – as redes sociais são benéficas sobretudo para a saúde, trabalho, vida sentimental e nos estudos. Para isso, são apontados alguns benefícios dessa rede:

– Melhoria significativa dos batimentos cardíacos – estudos revelam que o tempo gasto no Facebook permite que as pessoas relaxem reflectindo a diminuição dos batimentos cardíacos através da serenidade transmitida por algumas imagens.

– Pode ser um forte potenciador de emprego – as empresas, hoje em dia, usam o Facebook para procurar e avaliar possíveis e futuros funcionários. Por vezes não é necessário mais do que cinco minutos para fazer a avaliação do perfil de uma pessoa. Os livros, filmes, música e interesses rotulam as pessoas e permitem que as empresas façam uma rápida avaliação do perfil de determinada pessoa.

– Aumenta a auto-estima – faz com que os utilizadores exponham o que de melhor têm e recebam aprovação de amigos ou outros utilizadores. A auo-estima vai crescendo nesta medida.

– Aumenta a produtividade – estudos revelam que cerca de 10 minutos nesta rede social potenciam a felicidade e boa disposição dos funcionários.

A rede social mais falada do mundo tem, como todas as outras redes, benefícios e malefícios, mas a verdade é que o Facebook trouxe alguma da simplicidade e agilidade em processos que hoje em dia se pretendem práticos e rápidos.

Tags
Show More

Rita Nunes Ferreira

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Europeus nasci neste mundo onde tudo/quase tudo se traduz em formas de comunicar. Tenho uma paixão nata pela escrita e um soberbo gosto pelo jornalismo em áreas diversas – lifestyle, sociedade, direitos humanos, política, assuntos europeus. Tendo sido ou não talhada para esta azáfama constante não existe o que possa demover. Todos os dias se justifica acordar e escrever mais um “bocado”.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: