Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
EducaçãoSociedade

E depois do 9º ano

Há vida após o 9º ano, sabiam?

Ensino Regular? Cursos Profissionais? 

Vivemos tempos de muita informação, mas quanta dela chega verdadeiramente aos nossos jovens, pelo menos sobre o seu percurso académico e todas as alternativas possíveis?

Há uns anos, deparei-me, enquanto mãe, com a preocupação sobre o futuro académico do meu filho. Ele nunca foi mau aluno, mas notava-se que procurava mais do que o saber empírico, queria experimentar, queria fazer.

Quando ainda frequentava o 8º ano, optámos por visitar a FUTURÁLIA e que bela decisão tomámos! Há de tudo, para todas as idades, para todas as áreas de formação, para Portugal e para Estrangeiro… que belas portas se abriram. Um verdadeiro MUST GO para todos os estudantes e encarregados de educação.

Jovens que estejam a concluir o 9º ano agora questionem-se sobre o que de facto gostariam de fazer? Qual o vosso objetivo profissional? Que metas pretendem atingir a nível académico? Sabem que no final do vosso 9º ano podem optar por Cursos Profissionais ou por Cursos do Sistema Aprendizagem?

Ambos vos possibilitam adquirir o 12º ano de escolaridade sem ser através do ensino regular.

Muitos dos nossos jovens não optam por estas vias ou por desconhecimento (até porque não são muito divulgadas no ensino regular) ou porque têm receio que os Pais pensem que este tipo de ensino é inferior ao ensino regular. Se for este o caso, eu ajudo-vos a conversarem com os vossos Pais.

Vamos, por exemplo, dar-te argumentos para seguires um Curso Técnico Profissional:

  • Um Curso Profissional é mais prático e voltado para o mundo do mercado de trabalho;
  • Ao escolher um Curso Profissional não excluis a hipótese de, após a sua conclusão, poderes aceder à Universidade;
  • Os Cursos Profissionais terminam com a apresentação da PAP (Prova de Aptidão Profissional);
  • Nos Cursos Profissionais, podes escolher entre cerca de 39 áreas de formação;
  • Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (o 12º ano confere apenas nível 3)

Certamente que na tua região encontrarás uma Escola, um Instituto ou um Centro de Formação devidamente certificado que tenha este tipo de formação e onde certamente vais encontrar o ter percurso académico de sonho.

O mundo necessita de todos e ninguém pode criticar a vossa escolha, desde que passe por estudar, por crescerem enquanto pessoas e cidadãos.

Quer seja no ensino regular ou em outro qualquer percurso académico que eles escolham de forma sustentada, a nós Pais apenas nos cabe orientá-los e deixá-los crescer.

Devemos dar-lhes todas as ferramentas, mas não «construir a casa por eles»… esse é um processo que devem fazer sozinhos.

Tags
Show More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: