PersonalidadesSociedade

Dilma Rousseff – Idealista e Guerreira

«O difícil não é meu temperamento, mas minha função. Eu tenho de resolver problemas e conflitos. Não tenho descanso. Não sou criticada porque sou dura, mas porque sou mulher. Sou uma mulher dura, cercada de homens meigos.»

Dilma Rousseff 

O século XXI ficará marcado, sem dúvida, pela ascensão das mulheres nas mais diversas áreas das sociedades, na grande maioria dos países do mundo. Nestes últimos quinze anos, temos visto as mulheres ganharem poder e influência sobre áreas fulcrais, o que, acredito, criará uma mudança de paradigma social nas próximas décadas, embora muito trabalho ainda haja pela frente. Independentemente disso e de todo um conjunto de polémicas, uma mulher que ficará na história mundial será Dilma Rousseff, Presidente do Brasil, uma mulher combativa e determinada que, apesar de todas as contrariedades, tem conseguido orientar o quinto maior país do mundo, em território e população.

Antes ainda de iniciar a análise e compreensão do mapa astral de Dilma Rousseff, é importante fazer uma ressalva no levantamento do mesmo. Não existe certeza da hora de nascimento de Dilma Rousseff, até porque a mesma não está referida na certidão de nascimento, o que torna a análise mais difícil, dada a impossibilidade de termos um cálculo apurado do Ascendente. Face a algumas alternativas encontradas e propostas por outros astrólogos, optei por basear a minha análise num mapa levantado sob o pressuposto da hora de nascimento ter sido às 2h30. Este pressuposto não tem nenhuma prova física, sendo fruto de uma análise de acontecimentos da sua vida, assim como em traços de personalidade. Nesta mesma base, a análise do Ascendente ou de questões relacionadas com ele serão relativizadas.

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, no Brasil, no dia 14 de Dezembro de 1947, filha de Pedro Rousseff, um advogado búlgaro, naturalizado brasileiro, e de Dilma Jane Coimbra Silva, professora. Oriunda de uma família de classe média alta, Dilma interessou-se cedo pela política, nomeadamente com o golpe militar de 1964 no Brasil, ligando-se ao socialismo e ingressando na luta armada de esquerda brasileira. O pai de Dilma, na Bulgária, já tinha sido militante do Partido Comunista Búlgaro, antes de ter emigrado, pelo que os ideais de esquerda já eram presentes na sua vida desde o nascimento.

Dilma Rousseff - Mapa Natal
Mapa Natal de Dilma Rousseff

Com o Sol em Sagitário, em oposição a Úrano, Dilma tem uma personalidade idealista e disruptiva, que procura quebrar com o instituído e dar voz ao que acredita. Essa característica, associada a uma personalidade forte e dura, é uma das coisas que mais a caracteriza, sendo conhecidos alguns episódios das suas explosões de temperamento. Este é um dos mais fortes argumentos a um Ascendente Escorpião, regido por um Marte em Virgem e por um Plutão em Leão, reveladores de um caminho de vida marcado por luta e serviço, muito focados na sua própria figura, mas também no que ela acredita que pode dar ao mundo, nomeadamente à luta pela liberdade. Note-se que os dispositores de Marte e Plutão são, respectivamente, Mercúrio e o Sol, ambos em Sagitário, signo da fé e da liberdade.

Dilma é, sem dúvida, uma mulher dura e determinada, onde as emoções são contidas e direccionadas para uma luta constante. Lua e Vénus em Capricórnio, signo frio e duro, que condiciona a expressão emocional destes dois planetas. Lua em Capricórnio está em exílio, mostrando-nos que mostrar emoções não é, sem dúvida, o ponto forte desta mulher. De facto, ao olharmos para o que esta Lua revela em termos da personalidade de Dilma, podemos compreender que é este planeta que dá grande força à capacidade de luta que a actual Presidente do Brasil sempre precisou ao longo da sua vida. Lua tem Vénus em conjunção, motivando e alimentando a sua dinâmica emocional, ao mesmo tempo que faz um trígono a Marte, que amplifica a sua força e é representativo das explosões que lhe são características. Esta mesma Lua faz uma forte quadratura a Neptuno, em Balança, o que reforça a sua sensibilidade em relação às desigualdades, sua luta desde muito nova, e muito espelhada nos seus discursos, onde frequentemente fala do papel das mulheres.

«Já registro, portanto, o meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis e nas entidades representativas de toda a nossa sociedade. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia.». Excerto do discurso de eleição para o primeiro mandato presidencial, conforme original.

Dilma1
Dilma Rousseff, quando detida

A sua vida de luta é bastante conhecida. Com 17 anos, na sequência do golpe militar, iniciou a sua militância, defendendo a luta armada contra o regime. É nas acções de luta que começa a revelar a sua força política, sendo reconhecida pela sua actuação e força de confronto com as forças instituídas, nomeadamente masculinas. Na sequência do seu envolvimento na luta contra o regime, é presa aos 23 anos, tendo sido torturada por 22 dias, algo que até hoje cria controvérsia, nomeadamente pelo seu relato dos métodos de tortura, que se pensam algo amplificados.

Este facto da sua prisão é um dos pontos que mais reforça a minha ideia da sua hora de nascimento ser por volta das 2:30, o que nos leva a um ascendente Escorpião. Note-se que, por direcção simbólica, Saturno e o Meio do Céu ficam conjuntos, mostrando um momento de suprema importância para Dilma. Estando Saturno em Leão, onde está em exílio, este é um momento de supressão da sua liberdade e identidade, que a limitou, nomeadamente, na sua progressão académica, por ficar registada como subversiva. Note-se também que Saturno está no 22º de Leão, representativo dos 22 dias de tortura.

Dilma-Rousseff-na-ONU
Dilma Rousseff, discursando na ONU

Saturno e Plutão, ambos em Leão e em conjunção, estão também em movimento retrógrado. Karmicamente, Dilma Rousseff traz uma bagagem que lhe pede a correcção de acções relacionadas com poder nesta vida. Embora seja uma constante sobrevivente e lutadora incessante pelo que acredita, a sua primeira luta é pela igualdade e pela liberdade. Júpiter é o único planeta que Dilma tem em domicílio, apenas com aspectos, tendencialmente, positivos, sendo também o planeta mais forte do seu mapa, revelando o seu idealismo, a sua necessidade de expansão e de fazer chegar aos outros as suas ideias. Talvez seja esta a força que a tem mantido no topo, apesar de todos os obstáculos que lhe têm sido interpostos, nomeadamente através da fortíssima contestação aos seus mandatos que, apesar de tudo, ela tem conseguido gerir e ultrapassar, reforçando a sua posição a cada situação, algo também muito clássico a indicador de um Ascendente Escorpião.

Observando os Nodos Lunares no seu mapa podemos também perceber que o caminho evolutivo de Dilma está na dádiva aos outros. Em Escorpião e na Casa 1, o Nodo Sul leva-nos para hábitos, padrões e vivências de muito foco no Eu, luta e transformação constante. No entanto, o Nodo Norte, para onde deverá seguir em termos evolutivos, em Touro, na Casa 7, pede-lhe contacto e ligação com o próximo, trazendo-lhe força e estabilidade, ao mesmo tempo que lhe pede uma atitude mais emocional, de maior cuidado e nutrição para com os outros.

Apenas uma nota de curiosidade. Dilma Rousseff é também muito conhecida pelas suas intervenções caricaturais, com frases, muitas vezes, imperceptíveis e cómicas. Tal é devido ao facto de Mercúrio e Júpiter estarem em conjunção, em Sagitário. Mercúrio está em exílio neste signo, trazendo uma mente mais rápida do que a comunicação e revelando-se, muitas vezes, muito trapalhona em termos de comunicação. Em conjunção com Júpiter, em domicílio, tal facto é amplificado duma forma única, levando a momentos de pura desconexão.

Independentemente de tudo, e gostando-se ou não da sua figura e personalidade, Dilma Rousseff fica para a história como a primeira Presidente do Brasil, entre outros cargos em que foi a primeira mulher a ocupar, algo que a marca como uma das personalidades mais importantes destes primeiros quinze anos do século XXI.

Dilma Rousseff - Mapa Natal vs Eleicao 1o mandato
Mapa Natal vs. Eleição para o 1º Mandato

O momento da eleição, à segunda volta, para Presidente do Brasil, em 2010 é, a meu ver, o momento que marca Dilma Rousseff como uma das figuras mais importantes, a nível político, da actualidade. Se considerarmos o mapa da hora aproximada da divulgação dos dados da eleição de 31 de Outubro de 2010, 20h, podemos tirar algumas conclusões interessantes.

Nesse momento, e considerando o pressuposto sobre a hora de nascimento de Dilma que acima referi, o Sol, em trânsito, fazia conjunção ao Ascendente de Dilma (sendo que este é mais um dos factores que reforça esse mesmo pressuposto), dando um brilho especial e uma projecção única e determinantes para o resultado do acto eleitoral. A luta de Dilma é reconhecida e há mais uma transformação na sua vida, desligando-se do legado do presidente Lula da Silva, seu antecessor, do qual tinha sido ministra da Casa Civil. Plutão e o Nodo Norte do momento, em conjunção nos primeiros graus do signo de Capricórnio, faziam trígono ao Marte natal de Dilma, conferindo-lhe um poder e a oportunidade de fazer cumprir o que acredita.

Ao mesmo tempo, Júpiter em trânsito fazia ligações muito positivas aos seus Nodos Lunares, dando-lhe força e estabilidade para poder cumprir o seu caminho. No entanto, a Lua em trânsito, oposta a Neptuno, representativa, em astrologia mundial, do povo, fazia conjunção com o Saturno natal de Dilma e quadratura a esses mesmos nodos, mostrando que, embora lhe tenha sido dada uma confiança pelo povo brasileiro, essa confiança foi baseada num caminho que estava a ser feito, pedindo-lhe que mantivesse a estabilidade que tinha sido criada e o caminho de crescimento económico e social que estava a ser feito.

Saturno em trânsito pelo signo de Balança fazia também uma conjunção com o Neptuno natal de Dilma, demonstrando, mais uma vez, uma espécie de colocação dos pés na terra para a futura presidente, pedindo-lhe que cumprisse o seu propósito e corrigisse karmicamente o seu percurso.

Dilma Rousseff - Mapa Natal vs Retorno 2009
Dilma Rousseff – Mapa Natal vs. Retorno Solar de 2009

Curiosamente, no ano anterior, Dilma vive uma luta contra um linfoma, tendo-se submetido a tratamentos de quimioterapia e usado peruca durante largos meses. A vitória sobre a doença e a transformação da sua vida são muito fortes, nomeadamente, no seu retorno solar de 2009, calculado sobre o pressuposto da hora de nascimento da minha análise, onde a Lua se coloca na Casa 12 do retorno, em conjunção com um Ascendente Escorpião. Note-se também que esse mesmo Ascendente do retorno faz conjunção ao Quíron natal de Dilma, trazendo-lhe um ano de profunda cura pessoal, libertando-a de feridas kármicas ligadas ao reconhecimento do seu próprio Eu, vividos por uma luta em prol da sua afirmação pessoal, provavelmente a maior luta da sua vida.

Dilma Rousseff - Mapa Natal vs Eleicao 2o mandato
Dilma Rousseff – Mapa Natal vs. Eleição para o 2º Mandato

Se a eleição para o primeiro mandato é um momento forte, intenso e determinante da luta de Dilma, a eleição para o segundo mandato é um prenúncio de uma forte batalha, que se está a ver pela enorme contestação que está a ser alvo há meses. O mapa da segunda eleição é bastante curioso, sendo que a hora que considerei foi a do anúncio dos resultados, às 20:27 do dia 26 de Outubro de 2014. Neste mapa, podemos referir que Júpiter em trânsito fazia conjunção a Plutão e Saturno natais de Dilma, dando-lhe a força necessária para enfrentar uma luta que se antevia mais intensa, nomeadamente perante um Brasil mais desequilibrado e com uma trajectória económica já não tão ascendente como nos anos anteriores. Também Plutão em trânsito fazia conjunção à Lua de Dilma, mostrando que a velha guerreira é acordada para suportar os ataques. Como se não bastasse, Saturno em trânsito fazia conjunção com o Nodo Sul, que, por um lado, ajudou na reeleição, mas por outro traz uma aprendizagem que Dilma não poderá desperdiçar.

Antevendo momentos duros e de combate político para os quais, sem dúvida, Dilma está preparada, para muitos, inclusive dentro do próprio partido, a sua saída teria sido a melhor solução. Recordo uma carta aberta de António Rosa, astrólogo português falecido há quase um ano, confesso admirador de Dilma, que apelava, mesmo sabendo da quase impossibilidade da presidente vir a ler o seu comunicado, que não avançasse para o segundo mandato, mas que aproveitasse, em contrapartida, a visibilidade que tinha conquistado, para ocupar cargos diferentes e mais projectados em termos mundiais, por exemplo na ONU, onde o que acredita poderia ter um impacto mais global. Hoje, olhando para estes mapas, acredito que talvez fosse uma das melhores opções, até mesmo porque, ao entrar numa fase de vida de maior maturidade, regida por Saturno, em Leão, a sua imagem ficará mais exposta e vulnerável. Se conseguir sobreviver politicamente a toda a contestação que lhe está a ser colocada, Dilma poderá seguir esse caminho e, quem sabe, até marcar a diferença num mundo que necessita de mais igualdade. Contudo, se o seu ego e a sua postura de guerrilheira ganharem mais força, provavelmente viverá um desgaste político, físico e emocional do qual terá dificuldade em se recuperar e que poderá comprometer o cumprimento de um propósito maior.

Tags
Show More

Leonardo Mansinhos

Nasci em Lisboa em 1980 sob o signo de Virgem e com Ascendente Capricórnio. Quando era pequeno descobri uma paixão por música, livros e por escrever. Licenciei-me em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e trabalhei durante quase uma década nas áreas de comércio, gestão e, principalmente, Marketing, mas desde muito cedo interessei-me pelo desenvolvimento espiritual. Comecei como autodidacta há mais de uma década em diversos temas esotéricos, nomeadamente em Astrologia, e, mais tarde, descobri no Tarot uma verdadeira paixão. Hoje dedico-me a esta paixão através das consultas de Tarot e Astrologia, assim como de formação, palestras e artigos nas mesmas áreas. Em 2009 co-fundei a Sopro d'Alma, um espaço de terapias holísticas e complementares, dedicado ao ser humano e onde dou as minhas consultas, cursos e palestras. Procuro, acima de tudo, ser um Ser todos os dias melhor, pondo-me ao serviço da sociedade através de tudo o que sou.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: