EstiloLifestyle

Desperta o arquitecto que há em ti com a LEGO

Sempre tiveste aquele bichinho especial pela arquitectura? Então, tenho boas notícias para ti. A famosa marca de brinquedos LEGO possui uma linha especial, com peças de montar, que recria, em detalhes, monumentos e prédios mundialmente famosos. Trata-se da série LEGO Architecture concebida, precisamente, com o objectivo de “inspirar mentes de todas as idades, enquanto aprendem sobre os edifícios e estruturas mais emblemáticos do mundo”, quem o diz é a própria marca.

A partir dos kits disponibilizados pela LEGO Architecture e com a ajuda preciosa do manual de instruções, podes construir réplicas, em miniatura, de monumentos fascinantes como são a Torre de Pisa, o Sidney Opera House, ou a Casa Branca. Além de te sentires na pele de um arquitecto, tens a possibilidade de alargar os teus conhecimentos graças ao manual, que traz consigo a história do edifício, imagens e exercícios práticos.

Estes “tijolos” monocromáticos foram assim pensados para te ajudar a aprenderes conceitos arquitectónicos. Um projecto que tem contado com a colaboração de importantes gabinetes de arquitectura contemporânea, como é exemplo do Sou Fujimoto Architects e do  Tham & Videgård Arkitekter. Segundo a marca, “o conceito dos produtos LEGO é o de usar a criatividade e o raciocínio lógico e, acima de tudo, construir e ter exposto os grandes ícones da arquitectura mundial”.

A ideia surgiu nos anos 60, quando a empresa Godtfred Kirk Christiansen começou a querer expandir a LEGO. Foi pedido na época aos designers que criassem peças que possibilitassem novas dimensões para as estruturas. A resposta dos designers fez-se chegar através de cinco elementos – peças semelhantes a placas com um terço da altura da dos “tijolos” já existentes. Todos combinados entre si permitiram construir modelos mais detalhados que os anteriores. Usados inicialmente para a LEGO Scale Mode (1962 a 1965), no final dos anos 90, acabariam por rejuvenescer pelas mãos do arquitecto Adam Reed Tucker, que se lembrou de construir modelos de monumentos famosos com peças LEGO. As suas obras de arte chamaram a atenção do Grupo LEGO, que logo quis formar uma parceria,  para depois criar a marca LEGO Architecture.

O mais recente lançamento é uma réplica do imponente Imperial Hotel, em Tóquio, criado por Frank Lloyd Wright, com 1.888 blocos. Só ainda não existe nenhum monumento, ou edifício português na colecção. Acreditamos que, num futuro bem próximo, irá acabar por acontecer. Aliás, qual é o arquitecto que não se rende à Torre de Belém, ou ao Castelo de Sintra? Prometemos ficar atentos. Para já, fica com algumas das mini-obras arquitectónicas.

Sidney Opera House
Sidney Opera House

 

Casa Branca
Casa Branca

 

 

Torre de Pisa
Torre de Pisa

Imperial Hotel

Imperial Hotel

 

 

Tags
Show More

Diana Rodrigues

Minhota de gema. Distraída. Aventureira. Gulosa. Crítica. Observadora. Anti rotina. Persistente. Sonhadora. Alguém que vê na evolução um objectivo. A escrita? É mais que uma fuga. É paixão. O jornalismo regional e a imprensa online são os intermediários.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: