Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
PersonalidadesSociedade

Cristiano Ronaldo – Espírito de Guerreiro

«O vosso amor faz-me forte, o vosso ódio torna-me imparável.»

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo é, sem dúvida, um ícone de uma geração. Este futebolista português, de apenas 30 anos, é uma das enormes estrelas do desporto a nível mundial, conhecido nos quatro cantos do planeta, não só pelo seu talento como também pelo seu lado humano, de dádiva e ajuda. Mais do que um simples jogador de futebol, ele é um exemplo único de luta, persistência e foco, tornando-o um verdadeiro mago da bola e levando-o, sem dúvida nenhuma, a ser uma das pessoas mais influentes do século XXI, onde tem desenvolvido toda a sua carreira.

cristiano-ronaldo1Nascido a 5 de Fevereiro de 1985, às 10:20, segundo a sua mãe, no Funchal, na Ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo provém de uma família humilde, que tem ajudado com a ascensão da sua carreira. O seu pai, José Dinis Aveiro, faleceu em 2015 devido ao seu alcoolismo, algo que tem marcado a vida do jogador. Devido a esse percurso familiar, Ronaldo afastou-se de álcool, drogas, tabaco e todo o tipo de vícios, sendo também um homem de grande fé.

Aquariano, com o Sol na Casa 11, casa da projecção e reconhecimento social, dos sonhos e ambições, mas também da individuação, no sentido da procura por marcar a diferença e mostrar algo ao mundo, Cristiano Ronaldo tem Ascendente Carneiro, regido por Marte, que também está no mesmo signo, em conjunção com Vénus e o próprio Ascendente, trazendo-lhe o espírito de guerreiro que lhe é tão característico. Com muita energia de Aquário e de Escorpião, ambos signos de modo Fixo, associados a uma terceira energia, de Carneiro, o primeiro signo do Zodíaco, a sua resistência, persistência e resiliência tornaram-se o exemplo para tantos e tantos jovens pelo mundo inteiro, pela sua capacidade de transformar as condições que, aparentemente, o tornariam mais vulnerável e o impediriam de se desenvolver, em pontos de grande força e vitória, não pelas facilidades que a vida lhe traz, mas sim pela sua força de vontade.

Cristiano Ronaldo - mapa natal
Cristiano Ronaldo – Mapa Natal

O Sol, em Aquário, é disposto por Úrano, planeta da inovação e da diferença, em Sagitário, na Casa 9, casa da Fé, e por Saturno, em Escorpião, na Casa 8, casa da Morte e Renascimento, que lhe dá a estrutura necessária para ultrapassar qualquer processo de desafio e, consequentemente, renascer das cinzas, como se se alimentasse dessa mesma energia, tão simplesmente porque acredita plenamente nas suas capacidades. No entanto, é curioso compreender que o Sol, símbolo do seu brilho e personalidade, é alimentado por inúmeros desafios, até porque está muito marcado por aspectos difíceis com outros pontos e planetas, mas também por um sextil a Úrano, aspecto muito positivo, que lhe confere uma unicidade e uma necessidade de procurar ser sempre diferente, crescer e aprender mais.

Um dos aspectos mais interessantes ao seu Sol é, precisamente, uma oposição da Lua, em Leão, na Casa 5, reflectida numa constante necessidade de afirmação pessoal que se contrapõe a uma igualmente necessidade de preservação da sua identidade e da sua imagem. Para além disso, podemos também ligar este aspecto a uma conhecida vaidade do jogador, seja em termos de aspecto físico, seja em termos de visibilidade de riqueza, algo por que é bem conhecido.

«Eu praticamente não tenho vida privada. Já estou habituado e preparado para isso. Sim, às vezes é difícil, mas foi uma escolha que eu fiz.»

Cristiano Ronaldo

Esta oposição entre Lua e Sol são claramente demonstradas nesta sua frase. O Sol em Aquário reflecte alguém que sempre se sente fora do seu meio, como se pertencesse a outro planeta. Contudo, pelo facto de estar na Casa 11, casa natural do signo de Aquário, este Sol ganha um certo conforto, manifestado pela aceitação das condições. A sua reserva da vida pessoal, embora difícil, em determinados pontos é muito intensa, e a comprová-lo está o facto de pouco se saber de um suposto relacionamento que levou ao facto de ter um filho à sua guarda do qual ninguém sabe quem é a mãe. Algo também muito ligado a esta Lua é a importância e a dedicação que dá a crianças e às causas que envolvem crianças, reflexo de uma tentativa de trazer oportunidades e vivências de felicidade que ele próprio, enquanto criança, não teve, derivado ao ambiente pobre e conturbado em termos familiares.

O Ascendente Carneiro é representativo de um caminho de vida de exemplo, liderança e persistência. Este é o Ascendente do Guerreiro, que nos mostra que o seu propósito prende-se com o deixar um legado de exemplo, de luta por um ideal, por mostrar que, quando nos propomos a algo, persistimos e lutamos, conseguimos. Muito interessante e preponderante em relação ao seu Ascendente é o facto de ter Marte e Vénus, também em Carneiro, em conjunção. Marte é regente do Ascendente, mas Vénus está em exílio em Carneiro, signo que é demasiado masculino e agressivo para a suavidade do planeta do amor. No entanto, esta união de energia é explosiva, sendo responsável, por exemplo, pela sua resistência e capacidade física, tão conhecidas e demonstradas.

Igualmente importante é o facto de ter Plutão e Saturno em Escorpião, embora nas Casas 7 e 8, respectivamente. Plutão na Casa 7 é também representativo de forte energia, embora muitas vezes possa ser também manifestadora de poder e controlo. O facto de estar em sextil ao seu Meio do Céu e a Neptuno, ambos em Capricórnio, e em quincúncio ao Ascendente aos planetas que estão em conjunção com ele, confere-lhe a capacidade extraordinária de transformar-se e de se ultrapassar em cada momento, como se fosse um super-homem, com poderes sobre-humanos, que consegue feitos extraordinários. Tal também só é possível com o auxílio de Saturno na Casa 8, que lhe dá uma estrutura de resistência.

No fundo, Cristiano Ronaldo é um idealista, embora foque muito essa energia em si mesmo e no seu caminho de vida. Note-se que Neptuno está em quadratura ao Ascendente, Marte e Vénus, trazendo-lhe uma profunda humildade no seu percurso, mesmo que isso não seja sempre visível, conferindo-lhe a noção de que este caminho é dele, sim, mas tem um propósito profundo e maior. Neptuno em Capricórnio, conjunto ao Meio do Céu, é também, nomeadamente pelo facto de estar a formar quincúncio com Quíron em Gémeos, na Casa 2, representativo da enorme exigência que tem consigo mesmo, com o que consegue atingir e com a sua estrutura pessoal.

«Eu sei que sou um bom profissional, eu sei que não há ninguém mais exigente comigo do que eu próprio e isso é algo que nunca irá mudar, seja por que circunstâncias for.»

Cristiano Ronaldo

Embora possa parecer apenas um homem musculado e físico, é preciso compreender que é a sua mente um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso. Quíron na Casa 2, em Gémeos, em movimento retrógrado, permite-lhe desbloquear mentalmente uma série de questões de crença pessoal, fomentando-lhe uma luta pessoal profunda, que é vivida apenas dentro de si mesmo, a de procurar ser mais forte, mais estruturado, mais completo, e escondendo uma profunda insegurança. Este mesmo Quíron faz trígono a Mercúrio e a Júpiter, na Casa 11, fazendo com que esta energia de luta interior seja movimentada e trazida cá para fora em forma de dedicação e entrega ao que acredita, nomeadamente ao futebol.

O seu caminho evolutivo reforça estas questões, pois com o Nodo Norte em Touro, na Casa 2, em quadratura ao Sol, mostra que precisa de se libertar de uma zona de conforto de autodestruição e de anulação emocional para caminhar para uma compreensão e valorização do seu Eu total, corpo, mente e espírito, assumindo o seu poder pessoal e mostrando ao mundo que é possível ultrapassar todas as questões que a vida nos coloca, bastando para isso acreditar e lutar por tal. Mesmo em termos de energia kármica, compreende-se que o cumprimento deste propósito é um enorme feito de limpeza de vivências de maior isolamento, ostracização e incompreensão, de impossibilidade de mostrar as suas capacidades, algo que agora tem a capacidade de fazer, desde que preserve os seus valores mais profundos e pessoais, sendo um exemplo.

Toda a carreira de Cristiano Ronaldo é feita neste início de século, até porque em 2000 ele teria apenas 15 anos, altura em que, no Sporting, começa a ganhar a visibilidade que o leva, em 2003, para o Manchester United. No entanto, para compreender o que o torna uma das personalidades mais influentes destes primeiros 15 anos, temos de nos focar nos anos mais recentes, nomeadamente quando, em 2009, torna-se o jogador mais caro de sempre da história do futebol, com a contratação milionária pelo Real Madrid.

Cristiano Ronaldo - transitos contratacao
Cristiano Ronaldo – Mapa Natal vs Contratação pelo Real Madrid

Olhando para os trânsitos desse momento, remetendo-nos ao dia 26 de Junho de 2009, data da confirmação da contratação, podemos ver algo muito importante, o facto de Plutão, nesse momento, estar no início de Capricórnio, a fazer conjunção a Neptuno e ao Meio do Céu do mapa de Cristiano Ronaldo, e quadratura ao seu Ascendente, marcando uma oportunidade extraordinária, uma dádiva do Universo, manifestada pelo reconhecimento do seu valor e das suas capacidades, ao mesmo tempo que lhe começa a conferir a influência que viria a construir desde aí. Note-se também que Júpiter está a fazer quadratura a Saturno natal e a entrar na sua casa 12, reforçando todo o momento com uma limpeza kármica profunda, como um extraordinário presente que a sua vida lhe estaria a dar. Na verdade, este processo começou bem antes, logo com a entrada de Plutão em Capricórnio, em 2008, quando foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA.

A partir deste momento, com esta contratação que agora se torna novamente famosa pelos constantes rumores de uma suposta saída do Real Madrid, Ronaldo torna-se visível em todo o mundo, considerado um jogador galáctico, com capacidades para além das normais. Com isso também, Ronaldo ganhou uma prisão e um desafio, pois este contrato milionário é difícil de ser quebrado, pois tem uma cláusula de 1000 milhões de Euros, mas também o incentivo de continuar a ser melhor que si mesmo e a ultrapassar-se constantemente, algo que tem sido mote para muitos miúdos, onde Ronaldo tem uma fortíssima imagem.

O próprio Retorno Solar de 2009 é demonstrativo de um enorme crescimento e reconhecimento de Ronaldo, com o Ascendente do Retorno em conjunção ao seu Meio do Céu, e o Meio do Céu do Retorno na Casa 8, em Escorpião, conferindo-lhe uma energia de mudança profissional, associada em pleno ao reforço da sua imagem e do seu caminho de vida.

Cristiano Ronaldo - retorno solar 2009
Cristiano Ronaldo – Mapa Natal vs. Retorno Solar de 2009

Ao ter vivido recentemente o seu Retorno de Saturno, Cristiano Ronaldo deu mais um passo muito forte e intenso na sua carreira, com a consequente vitória da terceira Bola de Ouro da FIFA relativa ao ano de 2014. Em 2009, com a vitória da sua primeira Bola de Ouro, Ronaldo tornou-se o mais jovem jogador a atingir esse feito, algo que o motivou ainda para se ultrapassar mais. Este mesmo retorno de Saturno é o motivador de maior transformação pessoal, que veremos numa postura, acredito, mais madura e profunda deste jogador, e preconizando, provavelmente, mais uma mudança profissional que vai surpreender.

No entanto, a sua maior vitória é a de ser um ícone de um lutador, de um enorme guerreiro que se foca na constante superação de si mesmo, que se tem transformado num exemplo de luta e de conquista, ao mesmo tempo que tem dado espaço a um lado também muito conhecido seu, o lado da solidariedade e da ajuda ao próximo, nomeadamente a crianças. O seu desafio futuro será, sem dúvida, a de converter a sua riqueza financeira em riqueza pessoal, ajustando as suas capacidades ao mundo em que estamos a viver, pelo exemplo de que tudo é possível quando queremos, mas também de que a vida é uma conquista, não de bens e riqueza, mas sim de um propósito, e que essa é a verdadeira e maior vitória que podemos atingir.

Tags
Show More

Leonardo Mansinhos

Nasci em Lisboa em 1980 sob o signo de Virgem e com Ascendente Capricórnio. Quando era pequeno descobri uma paixão por música, livros e por escrever. Licenciei-me em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e trabalhei durante quase uma década nas áreas de comércio, gestão e, principalmente, Marketing, mas desde muito cedo interessei-me pelo desenvolvimento espiritual. Comecei como autodidacta há mais de uma década em diversos temas esotéricos, nomeadamente em Astrologia, e, mais tarde, descobri no Tarot uma verdadeira paixão. Hoje dedico-me a esta paixão através das consultas de Tarot e Astrologia, assim como de formação, palestras e artigos nas mesmas áreas. Em 2009 co-fundei a Sopro d'Alma, um espaço de terapias holísticas e complementares, dedicado ao ser humano e onde dou as minhas consultas, cursos e palestras. Procuro, acima de tudo, ser um Ser todos os dias melhor, pondo-me ao serviço da sociedade através de tudo o que sou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: