Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Crónicas

Como ser um cretino em apenas 5 passos

São inúmeros e diários os casos em que nos deparamos com atitudes de pessoas absolutamente cretinas, capazes de contornar quer o outro, quer as mais elementares regras de convívio em sociedade.

E estas pessoas são dignas de uma observação mais detalhada, já que a sua presença na sociedade não passa despercebida e são, inclusivamente, motivo de enormes discussões filosóficas junto dos grandes pensadores populares.

Não temos, todavia, o desiderato de hierarquizar o nível de cretinice ao longo da presente crónica, pelo que a sua identificação é meramente aleatória.

É importante também que o caro/a Leitor/a perceba que não nos foi possível elencar todos os grandes cretinos presentes na nossa sociedade, mas acreditamos que as vossas posteriores sugestões enriquecerão, de forma positiva, a lista ora apresentada.

O usurpador

Se você é o tipo de pessoa que está na fila para beber um café ou para almoçar e tem a sagacidade de reparar que, embora estejam cinco pessoas à sua frente, há apenas uma mesa livre, Parabéns!

Demonstra que é uma pessoa atenta. Se a juntar a isso, envia para lá o seu companheiro de fila para que este ocupe o lugar que deveria ser ocupado por qualquer uma das pessoas que chegou primeiro do que você, ou se vai lá pôr o casaquinho e a mala, para que o desgraçado que procura uma mesa não tenha onde se sentar e seja obrigado a consumir de pé, então, você é um cretino à séria e deve orgulhar-se disso!

Provavelmente é também o tipo de cretino que, durante as férias de verão, vai pela manhã, bem cedo, colocar a sua toalhinha numa das poucas espreguiçadeiras existentes na piscina do hotel e só aparece por lá junto da hora do almoço, deixando sentados no chão todos aqueles que passaram, efetivamente, a manhã na piscina, mas que não tiveram a sua destreza mental para lá deixar a toalha na véspera.

Se assim for, você é um cretino completo e, por isso, já merecia o seu nome numa avenida!

O Chico Esperto

Quando você é o tipo de condutor que acha que todos os outros são burros, porque estão, ordeiramente, parados numa fila de trânsito. E você, enquanto Ser mega-desenvolvido, vindo de outra galáxia, passa ao lado – e a grande velocidade – de todos esses condutores retardados.

Chegado lá à frente, ao ponto nevrálgico onde precisa de sair, tenta enfiar-se literalmente “à má fila”, afunilando o trânsito e ignorando que a fila existente, está formada porque existem inúmeros iluminados vindos do seu planeta e de outros planetas vizinhos.

Se está neste patamar, deverá sentir-se orgulhoso, uma vez que existem uma série de otários que por sua causa demoram uma hora e meia a chegar a casa, quando você demorou apenas vinte e cinco minutos.

Olhe-se ao espelho todas as manhãs e beije-se, você merece!

O Perguntador

Este é o tipo de cretino que sempre que entra num espaço comercial – cuja fila de pessoas é enorme – tem a destreza de dizer aos demais que vai passar à frente para fazer apenas uma pergunta. Em alguns casos, a pergunta é de tal modo complexa que a resposta, por parte do funcionário, chega a demorar mais de meia hora.

No entanto, há uma série de idiotas que tiram senha e esperam pela sua vez, mesmo que estejam trinta pessoas à sua frente.

Caro cretino, vou contar-lhe um segredo que o vai deixar felicíssimo. Estes tolos muitas vezes esperam horas na fila para, tal como você, fazerem apenas uma pergunta!

Ame-se loucamente, pois você é o suprassumo da inteligência no nosso planeta!

O libertador

Este é um tipo de cretino que deve ser valorizado já que tem enraizado em si os mais elevados valores sobre a liberdade.

Por norma, é o tipo de cretino que gosta de libertar para a berma da estrada a sua beata acesa. Este gesto é ainda mais mágico, quando é feito à noite e o condutor que segue atrás tem a oportunidade única de ver aquele pequeno ponto de luz incandescente, voar pela janela rumo à liberdade eterna.

Outra característica bela deste tipo de cretino é a sua capacidade para, com relativa frequência, despejar o cinzeiro da sua viatura, abrindo a janela em andamento e dando oportunidade ao condutor que segue atrás de ver a formação de uma bela nuvem de beatas e cinza que se desfaz num ápice.

Provavelmente, você também enterra as beatas na areia da praia e permite que esass sintam o beijo salgado do mar.

Você é um cretino altruísta e está sempre a pensar no bem comum.

Orgulhe-se disso, já não há pessoas assim!

O conquistador

Se você é o tipo de cretino que estaciona em lugares reservados a pessoas com deficiência, mulheres grávidas ou idosos, os meus Parabéns.

Você é um cretino de mão cheia, capaz de conquistar aquele lugar de estacionamento que está à vista de todos, mas que poucos têm coragem de ocupar.

Existem, inclusivamente, idiotas que, ao invés de deixarem os carros estacionados nesses lugares – que ficam junto às portas dos mais variados edifícios -, acabam por estacionar as suas viaturas a quinhentos ou mais metros da porta.

E estes idiotas são-no ainda mais, quando o fazem em dias de chuva e/ou de frio!

Se a juntar a isto você é o tipo de cretino que estaciona o carro em cima do passeio, deixando entre o seu veículo e a parede uma pequena nesga, então, o nossa admiração é imensa, pois como todos nós sabemos, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com carrinhos de bebé não precisam de passeios para se deslocarem nas ruas, já que, como é do conhecimento geral, elas não passam de mitos urbanos.

Se gostou desta nossa viagem pelo mundo dos cretinos, some 5 pontos por cada item com o qual se tenha identificado.

Se tiver somado no mínimo 5 pontos, então congratule-se, pois você é um autêntico CRETINO!

Balthasar Sete-Sóis

Balthasar Sete-Sóis, sociólogo, escritor, cronista, radialista e crítico literário encontra nas letras e na comunicação a realização e o sentido para aquilo que o rodeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: