Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Lifestyle

Como Educar Cavalheiros do Futuro?

Todas as mães, quando têm filhos homens têm, entre vários objectivos, um em especial: criar um cavalheiro. Como educar um pequeno rapaz para se tornar um cavalheiro no futuro?

No meu dia a dia, observo a interacção entre mãe e filho, com alguma frequência, e dou por mim a observar aqueles que serão no futuro os “nossos homens”. Confesso que sinto algum receio como mãe, pois, a sociedade, na minha opinião, está a tornar-se cada vez mais competitiva e reactiva a nível comportamental. O que faz com que a educação que muitas vezes damos aos nossos filhos, tenha como base a manipulação emocional, jogos de poder, etc.

Depois de conversar com algumas mães, constatei que a maioria projecta nos filhos os seus medos, receios e até mesmo traumas ligados ao sexo masculino. No fundo, como educadores tentamos sempre dar o nosso melhor e o “melhor” passa por incutir bons valores, tendo   respeito pela individualidade dos nossos meninos. O que acontece muitas vezes é a imposição por parte da mãe e do pai sobre o que é certo e errado, não havendo o respeito ao livre arbítrio da criança. “Tens que fazer assim, porque é bom para ti” – oiço isto tantas vezes por aí… Quando o correcto seria sentar com os nossos meninos e perguntar “o que é importante para ti?”

Educar os nossos “pequenos rapazes” para serem cavalheiros não é tarefa fácil. Contudo, guardo em mim a esperança de que tudo flui melhor sempre que conseguimos passar a mensagem da honestidade e do respeito a nós mesmos e aos outros.

Com o passar do tempo, “os nossos meninos” vão começar a ter a acesso a outros valores e ideais que não são os nossos, mas sim aqueles que eles consideram importantes para si próprios. Cabe a nós aceitar que estes pequenos seres têm direito às suas escolhas e consequências das mesmas.

Após conversar com algumas mães, cheguei à conclusão que as mesmas não educam o “pequeno rapaz” com o objectivo de ele vir a ser o típico cavalheiro, que abre a porta para a mulher passar, ou que oferece o jantar. Educam para que ele respeite e acompanhe a mulher na sua individualidade, admirando a sua forma maravilhosa e diferente de ser.

Para estas mulheres, o mais importante não é ter alguém que lhes pague as contas ou puxe a cadeira, quando se vão sentar, mas sim alguém que as respeite e ame. Se junto a isto vierem as flores… Temos cavalheiros garantidos.

Tags
Show More

Mónica Monteiro

Olá o meu nome é Mónica e sou proprietária de um centro de estética e terapias alternativas. Uma das minhas paixões é a escrita, por isso para mim é um prazer enorme fazer parte desta equipa.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: