Ciências e TecnologiaSaúde

Como a Linguagem Corporal Nos Influencia

Ao comunicarmos com alguém, parte do que é interpretado pela outra pessoa passa não só pelo que dizemos, mas também pela maneira como a nossa atitude fala, ou melhor, a maneira como a nossa comunicação nãoverbal expressa algo sobre nós.

A forma como nos apresentamos, os gestos e a atitude que tomamos falam mais por nós do que podemos imaginar. Fazem até parte do que mais passa para o outro lado. A comunicação não verbal representa cerca de 60% daquilo que é interpretado pelo interlocutor. Contudo, acaba muitas vezes por ser desprezada, ou, pelo menos, ser alvo de menor atenção. Isto não significa que podemos esquecer tudo o que dizemos e focar-nos apenas na nossa postura. A melhor forma será sempre a harmonia entre a linguagem verbal e não verbal, de maneira a expressarmos melhor aquilo que temos a dizer.

Apesar de tudo, muitas vezes damos conta de como estamos numa posição fechada, talvez de braços cruzados, costas arqueadas, quase com medo da situação ou de que alguém olhe para nós. É normal isso acontecer, sobretudo, em situações novas e com pessoas que nunca vimos antes. No entanto, prestar atenção à nossa linguagem corporal pode realmente fazer a diferença. Não só pela maneira como os outros nos percecionam, mas, acima de tudo, como nós próprios nos vemos.

A maneira como nos sentimos é bastante influenciada pela linguagem corporal que apresentamos. Quando estamos confiantes aparentamos sê-lo. A nossa linguagem corporal é aberta e confortável, sorrimos bastante e estamos mais à vontade. No entanto, o mais incrível ainda é que podemos experimentar o contrário e obter resultados extraordinários. Ou seja, mesmo quando nos sentimos pouco confiantes ou tristes numa situação, se mudarmos a nossa postura podemos acabar por transmitir a mensagem de tal forma ao nosso subconsciente que nos sentimos melhor mais rápido.

Não se trata de fingir ser o que não se é, mas sim de libertar o potencial que temos em nós, os sentimentos positivos, a confiança que certos momentos exigem. Sobretudo, para nos sentirmos melhor. E sentir-se bem consigo próprio é razão suficiente para experimentarmos ter atenção à postura em que nos mantemos. A nossa linguagem corporal pode realmente alterar toda a maneira como nos vemos e, consequentemente, influenciar tudo aquilo que fazemos, causando um impacto extraordinário nas nossas vidas.

Tags
Show More

Beatriz Guerra

Apaixonada por escrever, ler e viajar. Adoro ouvir histórias de vida e histórias de sucesso. Interesso-me, igualmente, por temas como: bem-estar e estilos de vida, desenvolvimento pessoal, viagens, cultura, idiomas e sociedade.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: